10 dicas para organizar lista de convidados de casamento

Organizar um casamento não é tão fácil assim, não é mesmo? Precisa ter paciência e saber direitinho quem vai convidar Neste artigo, você pode conferir dicas que vão ajudar você a construir a lista de convidados para o seu casamento!

Publicado em 04/05/2018

Avalie este Artigo
5

Está organizando um casamento e não sabe por onde começar? Sabe quem irá convidar para a cerimônia e a festa de seu casamento? Não sabe como organizar a sua lista de convidados? Neste artigo falaremos tudo sobre a organização de um casamento e daremos dicas para organizar lista de convidados de casamento para você não esquecer nenhum detalhe. Vamos lá?

A organização de um casamento

 

10 dicas para organizar lista de convidados de casamento

O planejamento de um casamento é realizado um ano antes da data oficial, pois assim você evita problemas, imprevistos e estresse. Esse planejamento pode ser feito em uma planilha com todos os detalhes para assim ter tudo em mãos.

Fazer o planejamento bem antes da data do casamento também serve para assinar o contrato com cada fornecedor contratado para o dia, pois, por exemplo, você não vai querer ficar sem flores na decoração de seu casamento, não é mesmo? Ou que sobre alimentos e bebidas ou até mesmo que faltem convidados.

Nesse momento de planejamento e organização também é recomendado procurar ajuda profissional, como a assessoria, profissional com experiência que facilita todas as etapas da organização, bem como definir o estilo, reservar o local que ocorrerá o casamento (salão de festa, fazenda, igreja etc.), preparar a lista de convidados, convites, vestimentas, transporte, DJ ou banda para a festa etc.

Convidados de casamento

 

10 dicas para organizar lista de convidados de casamento

A lista de convidados é a primeira etapa quando se está organizando um casamento, uma vez que a quantidade de convidados pode influenciar diretamente em diversos fatores, como o tamanho do local da recepção e a quantidade de comida, bebida e o bolo. Os convidados são essenciais para uma cerimônia e eles ainda irão testemunhar esse momento inesquecível!

Dicas para organizar lista de convidados de casamento

Abaixo, listamos as melhores dicas para organizar lista de convidados de casamento. Confira:

1.       Comece a lista pelas pessoas mais próximas

Essa é uma das principais dicas para organizar lista de convidados de casamento, pois é muito importante listar primeiro aquelas pessoas que você tem mais intimidade, aquelas que participam mais da vida do casal. Depois de listar todas as pessoas mais próximas, aí sim você pode listar aqueles parentes mais distantes, amigos do trabalho e amigos dos pais. Você também pode seguir uma das principais dicas para organizar lista de convidados de casamento que é começar por ordem alfabética, assim fica mais fácil evitar nomes repetidos e de conferir se faltou alguém.

2.       Lista de convidados e orçamento

A lista de convidados precisa ser elaborada levando em consideração o orçamento. Por isso, uma das dicas para organizar lista de convidados de casamento é definir logo no planejamento e, na dúvida, o melhor é partir de uma quantidade modesta de convidados. Caso o casal perceba que há uma sobra no orçamento,  pode aumentar a lista.

3.       Evite listas separadas

Esse é um dos erros mais comuns cometidos em planejamento e organização de casamento. Isso pode fazer com que a lista fique mais extensa e fora do orçamento. Evite fazer listas separadas, essa é mais uma das dicas para organizar lista de convidados de casamento.

4.       Elabore lista de contatos com antecedência

Como já foi citado acima, uma das dicas para organizar lista de convidados de casamento é elaborar a lista assim que começar o planejamento, pois é com ela que se define o buffet e a escolha do local e espaço da festa. Mesmo que a cerimônia seja realizada em uma igreja é preciso saber a quantidade de pessoas para acomodar todos.

5.       Corte nomes da lista

Uma das dicas para organizar lista de convidados de casamento é cortar nomes da lista, aqueles com quem você tem menos intimidade, como as pessoas do trabalho, por exemplo.

6.       Utilize palavras-chave

 

10 dicas para organizar lista de convidados de casamento

Uma das dicas para organizar lista de convidados de casamento é procurar utilizar palavras-chave ou até perguntas como: "Com que frequência eu vejo essa pessoa?", "Nos falamos ao telefone ou trocamos mensagens regularmente?", "Eu frequento a casa dela e ela frequenta a minha?" etc. Assim, você conseguirá definir qual é o nível de intimidade que você tem com a pessoa.

7.       Estilos de lista

Além das outras dicas dadas aqui nesse artigo, você também pode criar estilos de lista, como: lista com convidados essenciais, lista de espera com aqueles que vocês não são tão próximos e lista contendo pessoas que vocês não têm nenhum tipo de relação, como um colega do trabalho.

8.       Nada de desconhecidos!

A festa de casamento é algo intimo e pessoal, onde os noivos apenas convidam aqueles que eles têm mais proximidade. Normalmente, os pais se oferecem para pagar a festa, mas ainda assim acabam, algumas vezes, querendo interferir em quem convidar e acabam chamando pessoas que nem conhecem os seus filhos. Por isso, é muito importante sentar e conversar com os pais sobre isso.

E, sobretudo, convidar os conhecidos é uma boa forma de se planejar, pois você terá melhor noção sobre quanto consome cada convidado e, dessa maneira, pode melhorar aspectos como organização do buffet e orçamento total para a festa.

9.       Faça uma relação dos nomes por grupos

Você também pode relacionar os nomes por grupos, como: família nuclear (os pais e irmãos), restante da família, amigos da noiva e amigos do noivo, amigos em comum, amigos dos filhos, caso tenha, colegas de trabalho, enfim, todos na primeira lista.

10.    Lidando com afetos e desafetos entre convidados

Uma separação, muito trabalho, correria do dia a dia leva pessoas a se afastarem, ou até romperem umas com as outras. Portanto, ficar atento a que tipo de relação existe entre os convidados ajudará na distribuição desses entre as mesas. Se as pessoas não se dão, coloque-as em mesas diferentes, se possível, distantes entre si. Assim, você evita problemas e nada ofusca o brilho da ocasião e tampouco atrapalha o serviço de garçons e do buffet. Que tudo transcorra na mais santa paz. Esse deve ser o foco, sempre!

 

Gostou do artigo com dicas para organizar lista de convidados de casamento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog, sempre com novos conteúdos relacionados ao universo da organização de eventos, dos mais variados tipos. Até a próxima!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39503 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...