4 razões para você ter formação na área de eventos

A área de eventos requer muita atenção a diversos detalhes e aspectos, entre os quais, que o profissional seja criativo e saiba lidar com o público. Mas como atuar nessa área? Por que trabalhar com eventos? Confira aqui algumas razões para você ter formação nessa área.

Publicado em 22/04/2019

Avalie este Artigo

Você já pensou em trabalhar na área de eventos? Quer saber mais sobre como se profissionalizar neste mercado? Neste artigo, falaremos tudo sobre a área de eventos e listaremos quatro razões para você ter formação na área de eventos.

Área de eventos

4 razões para você ter formação na área de eventos

A área de eventos é um grande mercado que vem crescendo cada vez mais e tem diversas atribuições; a principal delas é a de produtor de eventos.

Planejar, organizar, acompanhar, orientar e gerenciar são as tarefas principais que fazem parte do dia a dia de um produtor de eventos. E elas devem ser realizadas com o máximo de excelência.

Um profissional responsável pela produção de eventos deve saber e lidar como todas as etapas, assim como artistas e atrações, estrutura, staff, buffet, contratação de equipes de segurança, programação, aluguel de mesas e cadeiras, brinquedos infláveis para as crianças, decoração, escolha do local, entre outras, e colocá-las e mantê-las em movimento. O produtor de eventos precisa garantir qualidade, satisfação e segurança para o público e/ou cliente.

Para se ter formação na área de eventos é preciso ser um profissional ágil, responsável, comunicativo, detalhista, flexível, criativo, disciplinado e ter espírito de liderança, pois ele estará sempre à frente de uma equipe. O produtor de eventos é o mecanismo indispensável em uma organização, seja em questões operacionais ou na gestão.

Além dessas características essenciais, o produtor de eventos precisa entender bem sobre as ramificações da área em que está atuando. Ele precisa conhecer pessoas influentes nesta área e o público-alvo de cada tipo de evento.

Para ter uma formação na área de eventos é preciso buscar faculdades que disponibilizem um curso dessa área, ler a base curricular, conversar com pessoas que já fizeram esse tipo de curso e verificar a remuneração. Caso a dúvida persista, procure começar por cursos profissionalizantes e/ou de curta duração.

A seguir, citaremos os motivos para você ter formação na área de eventos.

4 razões para você ter formação na área de eventos

Abaixo, listamos quatro razões para você ter formação na área de eventos. Confira:

1.       A rotina não será cansativa

Um dos motivos para a formação na área de eventos é ter a rotina bem estabelecida, pois abre margens para o movimento de atividades e dá liberdade para as alterações, além de incentivar a criatividade do profissional. A falta de rotina pode causar problemas, assim como horários de trabalhos indefinidos e a demanda de pedidos de última hora.

Por isso que, se você deseja ser um profissional que trabalha na área de eventos, é preciso ser uma pessoa preparada para lidar com desafios. Planejamento e organização são tarefas consideradas uma grande aventura.

Sempre pode ocorrer algo fora do planejamento, e o profissional deve estar preparado para resolver o mais rápido possível. O ponto positivo disso é que cada evento acaba se tornando uma nova experiência e isso faz com que o profissional fique mais criativo.

2.       É possível desenvolver várias tarefas

O planejador e organizador de eventos é um profissional focado no dinamismo, e desenvolver várias tarefas é uma das razões para você ter formação na área de eventos. Ao contrário dos trabalhos voltados a rotinas e a profissões em que o indivíduo é responsável por tarefa, o organizador de eventos precisa estar preparado para ter um pouco de conhecimento sobre tudo.

Tarefas como produção, gestão e planejamento, estratégias de divulgação, comunicação e vendas e elaboração de briefings, cotações e contratações, elaboração de roteiros de palco e operacionais, controle de budget, distribuição de tarefas e coordenação de evento.

Claro que nem todos os profissionais e empresas atuam da mesma maneira. Empresas que realizam diversos eventos costumam ter uma equipe de profissionais associada a cada tipo de tarefa. Já outras preferem optar pela contratação de um serviço terceirizado para ser responsável por tarefa e que possa suprir as suas necessidades.

3.       Possibilidade de trabalhar com projetos inovadores

4 razões para você ter formação na área de eventos

Embora trabalhar com eventos envolva formatos comuns como simpósios, feiras, entre outros, o objetivo é sempre o mesmo: fornecer conhecimento e soluções inovadoras aos participantes. e esse é mais um dos pontos sobre os quais se sustenta o argumento sobre a importância de se conquistar formação na área de eventos.

Você não iria a uma palestra e pagaria para assistir a algo que já tem conhecimento e não iria a uma feira de produtos buscando aquilo sobre o que já se tem conhecimento – exceto, claro, quando tais ocasiões acrescentam informação, ou algum dado novo . Os eventos provocam a curiosidade justamente por fornecerem soluções que possam acrescentar valor aos participantes.

Os eventos também se destacam por trazer uma experiência inovadora ao público. Para inovar é preciso estar sempre atento às grandes novidades e ao que as pessoas estão ligadas hoje em dia.

4.       O mercado de eventos está sempre crescendo

4 razões para você ter formação na área de eventos

Alguns profissionais que trabalham com eventos acreditam no surgimento de novas oportunidades e no crescimento do mercado de eventos, principalmente com a tecnologia. E esse é uma das razões para você ter formação na área de eventos.

Segundo a Abeoc (Associação Brasileira de Empresas e Eventos), o crescimento do mercado de eventos, em média, é de 14% anualmente, com um giro financeiro de R$ 209,2 bilhões. Embora a produção de eventos, regularmente, não seja vista com grande importância pelas empresas, trazer uma boa experiência ao público tem sido o foco do momento em áreas de vendas e marketing. Assim sendo, trabalhar com eventos pode ser uma das melhores maneiras de fazer isso, já que o sucesso deles está associado diretamente a uma experiência única e afetiva do público.

Trabalhar na área de eventos pode ser um grande desafio para muitas pessoas. É preciso bastante determinação e empenho para provar o real valor de um grande evento e de cada detalhe a ser trabalhado. Mesmo com tantos imprevistos e correria, ver que o cliente e o público estão satisfeitos com o evento realizado que você planejou e fez acontecer é gratificante!

 

Gostou do artigo sobre o porquê você deve ter formação na área de eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39532 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...