6 conselhos acerca de como usar tecnologia em seu evento

Para você que gosta de saber sobre inovação em eventos veja como usar a tecnologia em seu favor na realização de eventos de diversos tipos, sempre considerando o melhor resultado que se deseja alcançar.

Publicado em 22/10/2021

Avalie este Artigo

Ninguém deve ter dúvida de que a tecnologia tem sido um elemento de modificação de tendências de comportamento e maiores possibilidades de facilitar a rotina e os controles de pessoas e de empresas.

Muito comum ocorrer o interesse em acompanhar as inovações e os recursos que a cada dia são oferecidos por desenvolvedores de plataformas e de sistemas.

E o mercado de eventos foi totalmente impactado por inovações, para manter algum funcionamento durante a pandemia de Covid-19 e, certamente, os recursos tecnológicos serão, a cada dia, mais utilizados nesse segmento, inclusive em eventos presenciais.

Vamos apresentar, nesse artigo, 6 conselhos de como usar tecnologia em seu evento e obter os melhores resultados possíveis.

1.     A tecnologia como parte importante do evento

6 conselhos acerca de como usar tecnologia em seu evento

PHOTO BY ANDRAS VAS ON UNSPLASH

Avaiar como usar tecnologia em seu evento é uma ótima oportunidade que está relacionada à capacidade de encantar e de atrair mais participantes, que possam se surpreender com as possibilidades que o evento irá propiciar.

Um evento que não utilize a tecnologia estará certamente sendo comprometido por processos manuais inseguros e com bastante impacto negativo, em sua avaliação geral.

O uso da tecnologia tem de ser adotado em todas as atividades de apoio administrativo e de controle, assim como para aperfeiçoar a divulgação e a realização do evento.

Importante investir em boas estruturas que usem os recursos tecnológicos, mais adequados e inovadores, para que possa ajudar a não só encantar o cliente, mas que se torne um elemento importante para o sucesso do evento.

2.     Defina o objetivo do evento

Para ter como usar tecnologia em seu evento da melhor forma possível é necessário que seja definido com exatidão o objetivo e o tipo de evento que será realizado.

Adaptar os recursos de som e imagem que melhor se aplicam ao tipo de evento é necessário para usar os recursos adequados a conseguir os melhores resultados.

Usar com efetividade a tecnologia, sem excessos ou de forma incorreta, não ajudará no resultado do evento; poderá inclusive gerar uma certa agitação, com excesso de informações aos presentes, que podem se sentir incomodados em seu momento de lazer.  

3.     Trabalhe a inovação com apoio da tecnologia

6 conselhos acerca de como usar tecnologia em seu evento

PHOTO BY MOHAMMADREZA allidosti ON UNSPLASH

Inovação se tornou uma questão de sucesso e de diferenciação em relação à concorrência e assim ter esse conceito para definir como usar tecnologia em seu evento é algo fundamental.

Todos convivem diariamente com a tecnologia e com a demanda por inovação. Mesmo em aspectos já conhecidos, é uma condição que causa impacto.

Importante conhecer os recursos que a tecnologia oferece e escolher investir naqueles que possam provocar uma sensação nova nos participantes do evento, assim como promover agilidade em seus processos internos de preparação do evento.

4.     Provoque maior interação

6 conselhos acerca de como usar tecnologia em seu evento

PHOTO BY SAM MOQADAM ON UNSPLASH

Uma boa maneira de como usar tecnologia em seu evento é recorrer à diversão e à interação mais intensa através de comunicação com dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Desenvolver jogos e desafios que possam agregar mais participantes e que visem às interações e à ampliação da rede de relacionamentos, permite que os participantes se sintam parte do evento de forma mais inclusiva.

Assim as avaliações serão muito mais positivas e seu evento um sucesso total.

5.     Utilize as redes sociais

Uma das maneiras mais básicas de como usar tecnologia em seu evento é a relacionada à forma de comunicação com o grupo que participará do evento.

Recorrer aos recursos de comunicação pelas redes sociais é um fator imprescindível para divulgar e para ganhar autoridade, além de transmitir um sentimento de pertencimento importante da parte dos participantes.

Porém é importante tratar com bastante cautela conteúdos e posicionamentos nesse ambiente, para evitar discussões, de maneira que a atuação possa representar um risco ao evento.

Ser despojado, mas tratar esse relacionamento profissionalmente é um caminho adequado para o sucesso de sua iniciativa.

Defina bem sua estratégia nas redes sociais e comemore os resultados alcançados.

6.     Recursos que podem ser usados

Uma boa maneira de entender como usar tecnologia em seu evento é apresentando exemplos práticos de como podem ser empregados os diversos recursos disponíveis.

Apresentaremos alguns exemplos de uso da tecnologia, ressaltando, entretanto, que essas indicações devem ser constantemente revistas, para que possam ser incluídas as inovações que a tecnologia disponibiliza com frequência.

  • A comunicação na realização do evento é fundamental e assim é importante que seja disponibilizado acesso a wi-fi no espaço onde se realizará o evento, posto que terá mais possibilidade de ser visualizado em tempo real pelos contatos dos participantes;
  • Use recursos para facilitar o acesso de forma segura e organizada, assim é preciso investir em formatos de acesso por QR Code ou alguma tecnologia de acesso seguro;
  • Inclua áreas de carregamento de celulares em quantidades compatíveis com os totais de participantes, trazendo maior conforto e tranquilidade a todos;
  • Invista em monitoramento de segurança inteligente e remoto, pois isso provoca uma sensação de bem-estar e mais liberdade na participação de todos;
  • Adote diversões eletrônicas por toda a área do evento, mas não se esqueça de disponibilizar os brinquedos lúdicos e criativos, tradicionais nos eventos presenciais, pois assim trará mais diversão àqueles que desejarem se divertir à moda antiga;
  • Use uma plataforma de venda de ingressos ou de distribuição de convites on-line, pois isso lhe trará um benefício de maior controle, além de introduzir uma expectativa positiva nos participantes;
  • Invista em realidade virtual e em painéis interativos em toda a área do evento e assim as pessoas se sentirão inseridas num mundo com a tecnologia sendo um aliado importante;
  • Caso o espaço possua uma área ampla e que possa disponibilizar áreas externas sem coberturas, é importante usar o recurso de show de drones e até mesmo disponibilizar áreas para experimentos com os participantes;
  • Invista em filmagens com drones em ângulos diferenciados, que possam causar impacto em todos.

 

Agora você sabe como usar tecnologia em seu evento

Apresentamos algumas dicas de como usar tecnologia em seu evento e o ideal é que as empresas de organização de eventos contem com assessoria  especializada em uso de recursos tecnológicos.

Isso auxiliará a identificar as melhores possibilidades e a aumentar o interesse na participação nos seus eventos, que serão mais inovadores e interessantes.

Deixe um comentário com sua opinião sobre como usar tecnologia em seu evento.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39742 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...