Por que usar vídeo mapping em seu evento

Você quer usar vídeo mapping em seu evento, mas não sabe como funciona? Confira nesse artigo tudo sobre essa tecnologia que é utilizada em diversos tipos de eventos e o porquê você deve utilizar a projeção mapeada em seu evento.

Publicado em 17/10/2018

Avalie este Artigo
5

Você sabe o que é vídeo mapping? Como essa técnica funciona? Onde pode ser utilizada? Sabe como fazer isso em seu evento? Neste artigo, falaremos tudo sobre por que usar vídeo mapping em seu evento e como fazer.  Portanto, esteja com a máxima atenção voltada para este texto, o qual vai trazer informações importantes para que você utilize os avanços tecnológicos para alavancar eventos. Não perca!

O que é vídeo mapping?

 Por que usar vídeo mapping em seu evento

Conhecida também como projeção mapeada, o vídeo mapping é uma ferramenta que projeta vídeos com profundidade em 3D em superfícies ou objetos irregulares, assim como em estátuas, fachadas de edifícios e salões de festas.

Essa técnica surgiu no início do século XXI e recentemente ficou mais popular por conta do seu uso em campanhas publicitárias e entre os adeptos da música eletrônica. O vídeo mapping é também uma técnica utilizada em eventos, ações promocionais, entre outras ocasiões das empresas.

Por mais que essa técnica tenha ganhado força aqui no Brasil, um dos pioneiros no uso foi o belga Étienne-Gaspard Robert, que projetava as imagens em fumaça, igual ao filme O Mágico de Oz. Tal procedimento fez bastante sucesso na época e foi o que deu o ponto de partida para o movimento Fantasmagoria, que se tornou uma forma de teatro popular na época, porém perdeu espaço por conta do advento da arte cinematográfica do século XX.

A projeção de imagens voltou a ficar popular somente nos anos 2000, quando foi redescoberta por VJs que animavam as pistas de dança de música eletrônica ao lado dos colegas DJs.

Atualmente não é preciso que a projeção seja feita em uma superfície lisa para evitar distorção. O vídeo mapping consegue ser feito em qualquer objeto e desconstruir, destacar, redefinir o contexto, rodar e até mesmo manipular a geometria de um edifício, por exemplo. A introdução da perspectiva na projeção mapeada permite que a imagem encaixe no objeto que a recebe.

Um projeto de vídeo mapping é, por fim, mais complexo do que um trabalho tradicional de um VJ que consiste em projetar imagens sincronizadas com a música que está tocando no momento. A estrutura do vídeo mapping é complexa e requer envolvimento de arquitetos, fotógrafos, engenheiros e até mesmo diretores de arte, caso queira um projeto de alta qualidade.

Por que usar vídeo mapping em seu evento?

 

Por que usar vídeo mapping em seu evento

O por que usar vídeo mapping em seu evento é definido pelo seguinte: a tecnologia, definitivamente deve ser uma aliada de quem trabalha organizando eventos  

Mas, também há outros motivos assim como o vídeo mapping possui um nível de adaptação que nenhum outro tipo de equipamento de iluminação consegue alcançar e ainda cria efeito visual surreal e surpreendente que é capaz de criar uma experiência única para o seu público.

Além disso, o uso desse tipo de tecnologia faz com que uma empresa passe a imagem de estar sempre atualizada e constantemente ligada nas tendências tecnológicas. E outro por que usar vídeo mapping em seu evento deve-se ao de que ele serve para divulgar produtos e serviços de uma empresa e até mesmo imagens com mensagens inspiradoras.

Seguindo com mais um por que usar vídeo mapping em seu evento, tal tecnologia proporciona uma experiência incrível. Vivemos em uma época em que a experiência é um dos principais valores agregados para qualquer tipo de produto ou serviço. É por esse motivo que o vídeo mapping vem migrando da esfera artística para a esfera comercial.

Outro ponto que exemplifica o por que usar vídeo mapping em seu evento deve-se ao fato de que ele possui uma gama ampla de combinações com outras tecnologias. A mais recorrente são os gadgets voltados para a interatividade de combinar gestos, reações, temperatura e até mesmo movimentos que são uma ótima forma de transformar a sua projeção ainda mais especial.

A imersão é outro por que usar vídeo mapping em seu evento. Pois, imagine você vendo uma projeção estimulante, interativa e envolvente, é como se você estivesse em outro lugar sem sair da onde está! É essa capacidade de imersão do vídeo mapping que também faz dele uma atração a parte. Holografias e ilusões de ótica são elementos visuais extremamente importantes para brincar com a realidade e as características físicas do ambiente.

Por fim, outro por que usar vídeo mapping em seu evento refere-se a inovação e ao fato de que essa técnica vem sendo estudada e explorada por várias empresas de tecnologia e entretenimento, como a Disney e Microsoft, por exemplo.

Como fazer?

 

Por que usar vídeo mapping em seu evento

A ferramenta mais importante para fazer vídeo mapping é o projetor de vídeo cuja potência deve depender da área a cobrir. Por exemplo, quando se trata de uma projeção feita em objetos ou em uma sala, chegam a 5.600 lúmens. Já em superfícies maiores ou a longa distância é preciso por volta de 20.000 lúmens. O tipo de lente do projetor também é um dos fatores importantes, recomenda-se que seja menos ampla possível e com a resolução de 1024 x 768 pixels.

Após escolher ou criar o objeto para suporte é produzida a sua réplica virtual. Logo, forma-se um modelo da superfície de projeção posicionando em um ambiente virtual. A colocação do projetor em relação ao objeto é caracterizada por coordenadas e, por fim, o ambiente virtual é complementado com a orientação xyz, a especificação da lente e a posição do projetor. Para melhores resultados pode ser necessário alguns ajustes manuais.

Para fazer uma projeção de qualidade deve-se escolher bem o local (dê preferência a fachadas ricas, bem detalhadas e com diversas janelas), superfícies brancas ou que sejam mais próximas disso (caso os tons sejam mais escuros, algumas distorções podem ser criadas) e contrate uma equipe com profissionais qualificados em várias áreas. Além de uma equipe qualificada para operar os equipamentos, é preciso contar com especialistas em vídeo, artistas digitais, desenhistas em CAD e até mesmo profissionais de marketing.

Gostou do artigo sobre o porquê você deve usar o vídeo mapping em seu evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Aqui, você sempre encontra o melhor em eventos e as grandes dicas para profissionais da área!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39615 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...