O que são eventos híbridos e por que você precisa adaptar o seu já

Tem interesse em ficar por dentro de tudo que está relacionado ao segmento de organização de eventos? Conheça tudo que está relacionado à realização de eventos híbridos. Boa leitura!

Publicado em 15/03/2021

Avalie este Artigo
3

A área de eventos sofreu muito com a pandemia, porém o setor teve grande resiliência e criatividade para tentar superar os desafios e manter as atividades sendo realizadas de forma inovadora.

Foi daí que surgiram os eventos híbridos. Mas você sabe o que são eventos híbridos? Quais necessidades de adaptação de planejamento e viabilidade de realização esses eventos precisam? Que tipos de providências devem ser adotadas para um evento híbrido de sucesso?

Essas são algumas perguntas que devem ser recorrentes a muitos empresários e clientes e que precisam ser esclarecidas para que todos possam usufruir e desenvolver oportunidades. E, para isso, somente entendendo exatamente o que são eventos híbridos.

Neste artigo, abordamos todos os pontos para você entender o que são eventos híbridos e quais as estratégias de planejamento e realização devem ser adotadas para o sucesso de um evento desse tipo.

O que são eventos híbridos?

O que são eventos híbridos e por que você precisa adaptar o seu já

Photo by Sigmund on Unsplash

Importante entender o que são eventos híbridos, considerando duas interpretações existentes por profissionais ligados ao mercado de eventos e que consideram a realização de eventos sob dois formatos.

Para alguns, os eventos híbridos são aqueles que consideram eventos gravados e transmissões ao vivo.

Entretanto, a definição mais adotada pelos profissionais desse segmento estabelece que os eventos híbridos são aqueles transmitidos ao vivo, que recebem no mesmo momento a presença de público ou que sejam realizados por transmissões ao vivo e posteriormente, como complemento, que permitam a realização presencial.

É um evento que de qualquer forma veio para reduzir a presença das pessoas em locais de realização e que, por esse motivo, usam a tecnologia como ponto central para viabilizar sua realização.

Uso de plataformas de qualidade, equipamentos de transmissão e outros cuidados são elementos que devem ser considerados para que os eventos híbridos possam ser realizados com sucesso e que possibilitem a interação entre participantes e palestrantes/atrações do evento.

Onde podem ser aplicados os eventos híbridos?

O que são eventos híbridos e por que você precisa adaptar o seu já

Photo by Sigmund on Unsplash

Após às definições para entender o que são eventos híbridos, é importante destacar que os eventos desse tipo podem ser aplicados a diversas modalidades.

As empresas já haviam adotado esse modelo em treinamentos e reuniões de equipes, e isso foi devido a muitas empresas multinacionais terem a necessidade de uniformizar seus processos e melhorias de gestão entre equipes e gestores em âmbito nacional e internacional.

A viabilidade de uso de computadores e aparelhos móveis, como celulares e tablets, foi assumida como instrumento de comunicação eficiente, rápido e com custos reduzidos, auxiliando na melhoria dos resultados e na uniformidade e qualidade de processos.

A partir daí, muitas pessoas já puderam ter contato com essa nova forma de participação e interação, e ocorreu maior facilidade para que a área de eventos pudesse expandir essa forma de comunicação para eventos, principalmente durante a pandemia.

Assim, é possível realizar diversos tipos de eventos híbridos, os quais trataremos em artigo futuro, específico sobre o tema.

Cuidados a adotar para realizar eventos híbridos

Chamamos a atenção sobre o que são eventos híbridos, como sendo realizações que usam a tecnologia de comunicação de maneira mais segura e que busque a qualidade para atingir o interesse dos participantes e possa assegurar o sucesso da sua realização.

Então, alguns passos devem ser seguidos, da mesma forma que seriam adotados para um evento presencial, porém acrescentando alguns tópicos de uso de tecnologia e inovação.

Assim, apresentamos os itens mais importantes para um evento híbrido de sucesso:

  • Planeje seu evento, definindo objetivos, público-alvo, orçamento, necessidades de infraestrutura e temas;
  • Defina a programação e todo o conteúdo que irá ser apresentado;
  • Trace as estratégias de divulgação do evento;
  • Defina a melhor plataforma de transmissão e venda de ingressos;
  • Estabeleça as formas de inscrição e pagamento;
  • Escolha os fornecedores mais adequados para o evento;
  • Verifique a possibilidade de contar com parcerias para obter recursos financeiros de patrocínios;
  • Acompanhe o andamento do evento e as avaliações posteriores;
  • Trabalhe com checklist.

Quais medidas a adotadar para transmissão de qualidade?

O que são eventos híbridos e por que você precisa adaptar o seu já

Photo by Sigmund on Unsplash

Além de toda a ação de planejamento e acompanhamento, é importante destacar para o caso de entender o que são eventos híbridos de sucesso, quais as medidas relacionadas a permitir uma transmissão de qualidade.

São necessários alguns cuidados na escolha dos equipamentos  de transmissão para viabilizar a melhor recepção possível aos participantes. Assim, manter uma estrutura de banda larga de alta velocidade, que minimize a ocorrência de delay, e som e imagem de qualidade, são fatores que fazem um evento híbrido obter alto grau de avaliação positiva.

Escolher espaços adequados e de qualidade que possam atender às regras sanitárias e preservar a segurança,  tanto física como transmissão do evento, são fundamentais para o sucesso da realização.

Além disso, é necessária a atuação em redes sociais para convidaros participantes e conseguir o maior número de pessoas que queiram prestigiar seu evento.

Considerando a complexidade de detalhes e a necessidade de efetuar ações e escolhas adequadas para garantir um evento de qualidade e sem riscos, é importante contar com o apoio de uma assessoria com experiência na realização e no dimensionamento de eventos híbridos, e com amplo uso da tecnologia, para permitir que o evento tenha sucesso.

Vantagens de eventos híbridos

Além de saber o que são eventos híbridos, é importante conhecer também suas vantagens a saber:

  • Maior alcance de público, sem limites geográficos;
  • Menor custo;
  • Maior controle;
  • Visa ser mais sustentável e seguro;
  • Atende a orientações de cuidados sanitários;
  • Permite maior interatividade entre participantes;
  • Ganha em autoridade da marca como empresa inovadora.

 

Conclusão: o que são eventos híbridos de fato

Você conheceu o que são eventos híbridos e também quais as atitudes devem ser tomadas para garantir o resultado de sucesso para esse tipo de evento, que certamente será amplamente realizado mesmo após a passagem desse período de pandemia que necessitou adotar medidas de afastamento social.

Esperamos que você tenha aproveitado a leitura e possa ter conhecido várias informações importantes para esclarecer dúvidas sobre o que são eventos híbridos.

Pedimos que você deixe seu comentário sobre o que achou deste artigo com o tema ‘o que são eventos híbridos’. Até a próxima!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39750 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...