6 Dicas de Cursos de Formação para Organização de Eventos

Se você tem interesse em saber dicas de cursos de formação para organização de eventos, como os sociais, os científicos, os corporativos, os culturais, entre outros, com certeza vai gostar de ler sobre as 6 dicas de cursos de formação para organização de eventos. Confira!

Publicado em 21/09/2021

Avalie este Artigo

Você sabia que o setor de eventos corresponde a 13% do PIB brasileiro e emprega mais de 7 milhões de pessoas no país, todos os anos? É verdade que a pandemia da Covid-19 prejudicou, e muito, o setor, que ficou quase estagnado em 2020 e em 2021, mas a expectativa é que o crescimento retorne e seja ainda mais forte nos próximos anos, com a vacinação em massa da população e a volta dos eventos presenciais.

O setor de eventos irá apresentar uma demanda elevada e há, entretanto, uma falta de mão de obra qualificada que possa atender a toda a demanda reprimida para a produção de eventos. Este é o momento ideal para você que quer se preparar para entrar neste mercado, com muito estudo e com planejamento. Saiba como escolher o curso ideal, além de 6 dicas que iremos trazer de cursos de formação para organização de eventos.

Como Escolher o Curso Ideal

Antes de saber como escolher o curso de formação para organização de eventos ideal para você, é preciso saber o que se espera de um organizador de eventos. Além da energia e da paixão em ver todo o planejamento feito realizado na prática, é essencial ser muito organizado, gostar de entrar em contato com pessoas, ter postura ousada e inovadora e estar disposto a trabalhar em finais de semana e em feriados.

Além disso, para escolher um curso de formação para organização de eventos, é importante que você tenha em mente o formato do curso que pretende fazer, pois há desde cursos livres e técnicos até graduações, cursos pós-graduação, como a especialização . Também é importante que você tenha uma ideia básica do nicho em que deseja atuar, pois há vários tipos de eventos, que vão de eventos sociais, como festas de casamento, até eventos corporativos, como confraternizações.

Agora que você sabe como escolher o curso ideal, vamos ver a seguir as 6 dicas de cursos de formação para organização de eventos.


Senac

 

 6 Dicas de Cursos de Formação para Organização de Eventos

 

O Senac é uma das mais tradicionais instituições da área e tem uma grande variedade de cursos de formação para organização de eventos. Destacamos alguns a seguir:

  1.     Organizador de Eventos

Este curso livre possui 180 horas de duração e abrange todas as etapas que um organizador de eventos precisa lidar, desde o significado do que é um evento e quais os diferentes tipos, até as escolhas que o organizador deve fazer, como a escolha da decoração, das estruturas e dos equipamentos para eventos, a seleção da equipe de segurança e vigilância para eventos e o aluguel do espaço para eventos.

2.      Marketing de Eventos

Com apenas 24 horas de duração, este curso de formação para organização de eventos tem como objetivo central fazer os alunos identificarem as diversas tendências e necessidades específicas do mercado consumidor de eventos, para que possam elaborar e melhorar as suas estratégias de marketing. 

 

3.      Planejamento e Organização de Eventos Sociais

Este curso é no formato EAD e tem apenas 20 horas de duração. Ele se concentra apenas na organização de eventos sociais e trabalha as principais fases da organização de um evento social, do aluguel de materiais e utensílios, até toda a assessoria e a checklist de itens como os convites.

 

4.      Estácio

 6 Dicas de Cursos de Formação para Organização de Eventos

A Universidade Estácio de Sá oferece a graduação tecnóloga em Eventos, um curso de formação para organização de eventos ideal para quem quer seguir os estudos acadêmicos de formação superior. O curso é destinado a alunos que tenham vontade de desenvolver um caminho profissional na área de eventos.

O curso oferece formação ampla, que abrange eventos sociais, esportivos, culturais e artísticos. Neste curso, os alunos aprendem sobre as principais tendências do mercado, passam a compreender as estratégias da profissão, se familiarizam com as relações e os obstáculos entre o meio social e a realização de eventos, aprendem sobre a legislação do setor e sobre os serviços básicos de gastronomia e de cerimonial.

Entre as habilidades de destaque, o curso forma um profissional organizado, com capacidade de adaptação, negociador e que assume postura de liderança. Este curso tecnólogo tem uma duração de 2 anos e meio e é oferecido apenas na modalidade presencial. Saiba mais sobre o curso e sobre as cidades.

5.      ETEC Santa Ifigênia

 

Oferecido desde 2013, o curso de Técnico em Eventos é estruturado de forma que o estudante curse o Ensino Médio em conjunto com a formação técnica e a jornada de estudos é composta por até 30 horas semanais, distribuídas em até 6 horas diárias em cada uma das séries.

Ao concluir os estudos, o aluno sai com o diploma do ensino médio e com o diploma de Técnico em Eventos, válido em todo o território nacional. Para mais informações, acesse a página oficial do curso.

 

6.      EAD Laureate

  6 Dicas de Cursos de Formação para Organização de Eventos

Para você, que deseja uma formação completa para trabalhar no mercado de eventos e procura um bom curso EAD na área, o Curso Superior de Tecnologia em Eventos da EAD Laureate pode ser a escolha perfeita. O curso tem como foco capacitar o profissional para atuar nas várias áreas de execução e de gerenciamento de eventos.

 

Este curso, com duração de 2 anos, trata de eventos dos mais diversos portes, o que permite ao aluno atuar em empresas, em projetos socioculturais e em órgãos públicos. O aluno também irá aprender tudo sobre como planejar e analisar a viabilidade, o formato e a estrutura do evento conforme o público-alvo e irá aprender noções de captação de recursos através de incentivos e patrocínios. Confira a página do curso para saber mais.

 

Pronto! Agora você já conhece 6 dicas de cursos de formação para organização de eventos, desde cursos livres e de formação técnica, até cursos e graduação EAD e cursos tecnólogos de graduação. Todos os apresentados aqui são oferecidos por instituições de ensino conhecidas e renomadas no mercado. E você? Conhece outros cursos de formação para organização de eventos? Comente e faça as suas sugestões a seguir.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39735 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...