6 dicas de etiqueta para festas de trabalho

A etiqueta no trabalho não é importante apenas no expediente. Você também deve se preocupar com ela em eventos especiais como festas de trabalho. Mas isso não significa que você não possa se soltar e se divertir nela. Saiba como a seguir!

Publicado em 16/10/2017

Avalie este Artigo
3

As festas no trabalho são uma ótima maneira de reunir os funcionários e criar um momento especial, mudando um pouco a rotina maçante que o trabalho pode ter. Porém, mesmo que o objetivo da festa de trabalho seja o divertimento e confraternização entre os trabalhadores, existem algumas ações que você deve tomar para não desrespeitar os colegas ou os organizadores. Especialmente, é bom evitar aborrecer seus superiores tomando as ações erradas.

Para isso, é importante saber como agir nessas ocasiões, não importa qual tipo de festa seja. Por isso trouxemos algumas dicas de etiqueta para festas de trabalho que você pode usar para agir corretamente. Confira a seguir essas dicas de etiqueta para festas de trabalho!

 

A importância de festas de trabalho para o profissional

6 dicas de etiqueta para festas de trabalho

Antes de você saber as dicas de etiqueta para festas de trabalho, vamos falar um pouco sobre a importância das festas de trabalho na vida do profissional e porque você não deve evitá-las. Para começar, não participar dessa socialização entre os trabalhadores pode (e será) vista de forma ruim pelos seus superiores e colegas de trabalho.

Isso ocorre, pois você passa a impressão de que não tem interesse algum em fazer parte da equipe que compõe o seu trabalho ou empresa. Portanto, participe sempre que puder, e caso não possa deixe bem claro qual é o motivo para evitar feridas em sua reputação na empresa.

Participar de uma festa de trabalho é uma oportunidade de se aproximar e de conhecer melhor as pessoas que trabalham com você, criando uma conexão entre elas. Além de você passa a se importar mais com a equipe que trabalha com você, e também é uma ótima oportunidade de fazer networking durante as festas de trabalho.

As festas de trabalho são uma excelente chance de fazer algo que normalmente não é tão possível durante o expediente que é falar com seus superiores. Sendo uma confraternização, você pode quebrar o gelo e conversar com eles para conhecê-los melhor. Conectar-se som seus superiores significa saber mais sobre o que eles esperam de você durante o trabalho. Fora que é possível mostrar coisas sobre você que irão mudar a forma como eles te enxergam. Apenas garanta que eles te vejam melhor e não pior!

Agora vamos às dicas de etiqueta para festas de trabalho:

 

  1. Sua “presença” na festa de trabalho

A presença nas festas de trabalho envolve mais do que a sua presença literalmente. Você tem que mostrar que está lá para festejar e confraternizar com todos. Se você estiver lá, mas demonstrar que não está com vontade de participar da festa, ou manter o pensamento em outras coisas, dará a impressão de que está desinteressado. Por isso, se interesse e converse. Participe. Brinque. Esteja com seus colegas e compartilhe essas memórias felizes com eles. Essa é a primeira coisa que você deve considerar entre as dicas de etiqueta para festas de trabalho.

 

  1. Ações no amigo secreto da empresa

6 dicas de etiqueta para festas de trabalho

Nunca negue participação no amigo secreto da empresa. Mesmo que você pegue alguém com quem não fale muito (isso se não gostar da pessoa), não demonstre isso. Participe normalmente e escolha bem no presente. Afinal, independentemente de quem seja essa pessoa ainda é parte essencial da equipe tanto quanto você. Evite brigas e não demonstre antipatia. Se tiver dúvidas sobre o presente, ao menos tente seguir o valor estipulado do presente para não dar a impressão errada.

 

  1. Vestimenta

Dentre as dicas de etiqueta para festas de trabalho, essa é uma das mais importantes. Afinal, não é apenas necessário estar presente nas festas de trabalho, você também precisa se vestir de acordo com o que é proposto para a festa, tanto para mostrar essa participação quanto para não quebrar o tema da mesma.

Primeiramente, preste atenção na proposta da festa e se vista de acordo com o que é proposto. Se o tema da festa não ficar claro o suficiente para você, pergunte para os responsáveis pela organização para saber melhor sobre o tema antes de participar das festas de trabalho.

Por exemplo, em um churrasco da empresa você pode usar bermuda e camisa polo. Um traje informal combina bem para esses tipos de festas de trabalho. Já em um Buffet organizado no trabalho, se não tiver um tema que mude isso, exige um traje mais formal. O importante quando se trata de vestimenta para as festas de trabalho é manter a discrição, não importa se é uma festa a fantasia, Buffet formal ou churrasco com os trabalhadores. Esteja sempre comportado nas festas de trabalho que tudo ficará bem. Lembre-se, mesmo que seja uma festa você ainda está no trabalho!

 

  1. Não exagere na bebida

6 dicas de etiqueta para festas de trabalho

Apesar de ser uma comemoração e o consumo de bebida alcoólica seja livre, você não precisa exagerar. Beber demais irá te colocar numa situação complicada. Beber demais e perder o controle significa passar vergonha na frente de seus colegas de trabalho e superiores ou, pior, machucar alguém seja por acidente ou se deixando levar pela bebida. Por isso, beba apenas o suficiente. Nunca perca a consciência durante as festas de trabalho!

 

  1. Discrição

Não importando o tipo de festa e qual é sua participação nela, seja discreto em todos os momentos. Isso é o mais importante ao participar de festas de trabalho. Discrição significa aproveitar a festa e confraternizar com seus colegas sem exagerar e aparecer demais. A festa é para todos, não apenas para você.

 

  1. Caso não participe

Se por algum motivo você não puder, ou até mesmo não quiser participar das festas de trabalho, procure recusar o convite da forma mais responsável e respeitosa possível. Você não é obrigado a participar das festas de trabalho. E elas não são o único meio de você criar uma conexão com seus colegas e se relacionar melhor com eles. Apenas garanta que a recusa do convite não seja desgostosa.

 

Para quem é organizador de festas de trabalho

Considere contratar os seguintes serviços para deixar a sua festa de trabalho ainda melhor:

 

- Aluguel de Karaokê e Videoke;

- Bandas para Festa;

- Buffet Coquetel;

- Buffet de Churrasco.

 

Gostou de nosso artigo? Deixe um comentário a seguir!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38953 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...