7 melhores segmentos de mercado para eventos híbridos

Para quem deseja obter informações sobre tudo que está relacionado à organização de eventos, descubra informações sobre os melhores segmentos de mercado para a realização de eventos híbridos. Boa leitura!

Publicado em 22/03/2021

Avalie este Artigo

A chegada da pandemia ao Brasil causou grande estrago econômico, que tem se mantido em 2021 e com perspectivas de se estenderem aos próximos anos.

Dessa maneira, o setor de eventos também passa por problemas bastante sérios quanto à realização de eventos, sendo um setor que teve de inovar em seus projetos e passar a fazer uso dos recursos digitais com maior habitualidade.

Eventos on-line foram incentivados, migrando de um ambiente de negócios corporativos e de educação, para uma ampliação de realizações que envolveram variados tipos de eventos.

Assim foi consolidado um modelo de eventos híbridos, possíveis de serem realizados, com a adoção de todos os cuidados sugeridos pelas autoridades sanitárias e com o maior conhecimento científico sobre os riscos e forma de prevenção do contágio com o vírus Sars-CoV-2.

Vamos descrever neste artigo os 7 melhores segmentos de mercado para eventos híbridos e alguns aspectos que fazem esse tipo de realização ser um diferencial para realizadores e participantes.

Cuidados a considerar na realização de eventos híbridos

Quando se aborda a indicação dos melhores segmentos de mercado para eventos híbridos, é preciso destacar que esse tipo de evento requer cuidados que possam fazer com que o evento seja um sucesso de transmissão e de participação presencial.

Para que isso possa ser obtido, é preciso cuidar de alguns detalhes que são fundamentais para garantir que os participantes possam acompanhar os eventos de maneira tranquila, com total satisfação quanto ao conteúdo apresentado, inovação e tratamento recebido. Assim, é importante considerar os seguintes aspectos na realização de um evento híbrido de sucesso:

  • Destacar todos os cuidados com a prevenção ao contágio do vírus na participação presencial – e isso deve constar claramente nas campanhas de divulgação, incluindo aí os convites emitidos aos participantes;
  • Escolher um local com infraestrutura adequada para receber os participantes e que tenha capacidade de manter com o distanciamento necessário para evitar o risco de contágio;
  • Investir em uma segurança de qualidade, tanto física quanto de sistemas, pois o evento terá transmissões e realizações simultâneas.
  • Investir em equipamentos e estruturas  de transmissão de melhor qualidade possível para evitar transtornos;
  • Trabalhar com fornecedores de apoio, como serviços de buffet de qualidade e que atendam aos requisitos de segurança e saúde;
  • Adquirir lembrançaslembranças para distribuição entre os dois tipos de participantes.

Melhores segmentos de mercado para eventos híbridos

Para que se possa avaliar o perfil que se deseja de um evento diferenciado, nada melhor que conhecer os melhores segmentos de mercado para eventos híbridos, pois assim pode se entender as principais características comuns que devem estar presentes em suas realizações, que são a possibilidade de permitir a participação de ambos os formatos ou mesmo com opção de apenas uma delas.

Vamos a relação dos 7 melhores segmentos de mercado para eventos híbridos:

1.      Congressos

Envolvendo profissionais e empresas para tratarem dos mais variados temas, esse modelo de evento talvez tenha sido um dos primeiros que adotou o evento on-line, mesmo antes da pandemia, pois seu objetivo era a disseminação da informação pela maior quantidade de participantes possível.

Com a nova necessidade de distanciamento social, congressos ganharam força no universo de eventos híbridos e permitiu que encontros virtuais se consolidassem.

2.      Seminários, simpósios e fóruns

Photo by Surface on Unsplash

Normalmente direcionados ao mundo acadêmico, esse tipo de evento vem sofrendo um grande aumento de participações de forma híbrida e possibilitando que experiências sejam compartilhadas de maneira mais efetiva.

É um dos exemplos de melhores segmentos de mercado para eventos híbridos, por também já serem bastante difundidos por transmissões on-line ao longo do tempo.

Com a pandemia, a realização desse tipo de evento ganhou muito mais destaque.

3.      eSports

Photo by Florian Olivo on Unsplash

Um dos destaques entre os melhores segmentos de mercado para eventos híbridos, os esportes eletrônicos passaram a ser uma febre entre os adeptos de diversão digital.

Movimentam cifras bilionárias ao redor do planeta e mantêm uma participação remota e presencial bem definida e cuidadosa, com ampla audiência e repercussão pelos participantes, que aumentam a cada dia.

Um grande exemplo desse tipo de evento é a apresentação de competições de CBLoL – Campeonato Brasileiro de League of Legends.

4.      Convenções de vendas

7 melhores segmentos de mercado para eventos híbridos

Photo by Scott Graham on Unsplash

Outro exemplo dos melhores segmentos de mercado para eventos híbridos, as convenções de vendas normalmente são realizadas com participação mundial em que figuram grandes empresas como patrocinadoras para a divulgação de seus negócios.

Muito procuradas ainda para a definição e o alinhamento da estratégia comercial entre as áreas comerciais das empresas, e podem ser usadas com muito sucesso por pequenas e médias empresas.

5.      Lançamentos de produtos e serviços

Outro exemplo de um dos melhores segmentos de mercado para eventos híbridos são aqueles relacionados a lançamentos de produtos.

Esse tipo de evento é muito apreciado e exemplificado pelas apresentações de grandes organizações tecnológicas, como Microsoft, Amazon, Facebook, Apple etc.

É uma excelente forma de exercer o ganho de mercado para qualquer tipo de empresa, inclusive para jovens e inovadoras startups.

6.      Shows e festivais

Bons exemplos entre os melhores segmentos de mercado para eventos híbridos, shows e festivais marcaram presença on-line. Além disso, têm grandes possibilidades de crescer e mudar o modelo de participações até então existentes.

7.      Cursos e treinamentos

Também um tipo bastante usado há muito tempo por grandes empresas, é um modelo que garante o sucesso de qualificação de equipes e a capacitação para a melhoria de seus processos, produtos e serviços.

Cursos e treinamentos vêm ganhando espaço muito mais amplo após a necessidade de home office adotado pelas empresas e que devem seguir essa tendência daqui para frente.

Escolas também têm aderido a esse modelo na venda e aplicação de cursos.

 

Escolha entre melhores segmentos de mercado para eventos híbridos

Vimos a relação dos melhores segmentos de mercado para eventos híbridos e as preocupações com a qualidade de transmissão e os cuidados para manter a saúde dos participantes nas jornadas presenciais, que devem ser mantidas como prioridade.

O segmento de eventos está sendo desafiado a se reinventar e assim superar as dificuldades que permanecerão ainda por algum tempo, uma vez que trouxeram uma nova realidade para todos.

Aproveite e deixe sua opinião sobre qual é, na sua opinião, o principal entre os melhores segmentos de mercado para eventos híbridos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39750 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...