7 sugestões de primeiros socorros para eventos

Ao organizar um evento é preciso se preocupar com o bem-estar dos convidados. Mas como lidar em casos de emergência? Por que contratar equipe médica? Confira aqui as melhores sugestões de primeiros-socorros para o seu evento.

Publicado em 25/02/2019

Avalie este Artigo

Ao organizar um evento, pensamos principalmente na segurança de nossos convidados. Isso também inclui os preparos de primeiros socorros? Mas como agir? Neste artigo, falaremos sobre a importância de uma equipe de primeiros socorros em eventos e daremos 7 sugestões de primeiros socorros para eventos.

Primeiros socorros para eventos

É muito importante pensar no bem-estar de seus convidados quando está planejando e organizando um evento para evitar qualquer problema ou urgência. Até porque quando ocorre algum problema grande, pode prejudicar a imagem do evento. É exatamente por isso que é preciso contratar fornecedores nesta área, principalmente se o seu evento contar com crianças brincando em brinquedos infláveis. Além disso, é preciso saber como contratar um buffet e disponibilizar diversos tipos de comida, inclusive para celíacos e outros.

Importância da equipe de socorros em eventos

É muito importante que um evento tenha uma equipe médica capacitada e preparada para resolver qualquer tipo de problema relacionado à saúde dos convidados durante o evento. É fundamental contratar um serviço de atendimento médico de qualidade para proporcionar as melhores condições às pessoas que eventualmente necessitarem de ajuda.

O Conselho Federal de Medicina anunciou recentemente uma resolução relacionada às regras para a atuação de equipes médicas em eventos feitos em território nacional. Segundo as normas, qualquer entidade organizadora de eventos que precisem de assistência médica precisa se inscrever no Conselho Regional de Medicina, com a definição do corpo clínico e do diretor técnico. As regras são determinadas para eventos sociais, artísticos, competições e treinamentos esportivos. Produtores de eventos precisam ser extremamente rigorosos quanto a assistência médica, pensando na infraestrutura do evento e no material utilizado para atender o público.

7 sugestões de primeiros socorros para eventos

Abaixo, listamos 7 sugestões de primeiros socorros para eventos. Confira:

 

7 sugestões de primeiros socorros para eventos

1.       Kit de primeiros socorros para banheiros feminino e masculino

Uma das sugestões de primeiros socorros para eventos é disponibilizar kits de primeiros socorros em banheiros do local do evento. Itens como álcool em gel, curativo, repelente e, se caso tenha público infantil, incluir fraldas descartáveis, algodão e pomada para assadura.

2.       Alergia alimentar

Para lidar com choque anafilático, uma das sugestões de primeiros socorros para eventos é observar se a pessoa está consciente e respirando.

Caso haja desmaio, é preciso iniciar a massagem cardíaca. Caso a pessoa esteja respirando também é muito importante deitar a vítima e levantar as suas pernas para facilitar a circulação sanguínea.

Não se esqueça de chamar uma ambulância para levar a vítima imediatamente para um hospital ou pronto-socorro. Outra dica é disponibilizar seringa de adrenalina, principalmente se a pessoa tem alergia alimentar, pois pessoas que tem costumam possuir injeções para casos de emergência.

3.       Engasgo

Em caso de engasgamento leve, basta pedir para a pessoa tossir cinco vezes com força ou bater cinco vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta em um movimento rápido de baixo para cima. Mas, caso seja grave, fique em pé atrás da vítima, passe os braços em volta do tronco da vítima, cerre o punho da mão que tem mais força e coloque sobre a boca do estômago, coloque a outra mão sobre a mão com punho cerrado e faça pressão com as, para dentro e para cima. Essa pressão ajuda a deslocar o objeto pela garganta, liberando as vias aéreas.

4.       Kit de primeiros socorros com itens importantes

 

7 sugestões de primeiros socorros para eventos

É muito importante também disponibilizar um kit de primeiros socorros com itens importantes na lista de sugestões de primeiros socorros para eventos. Esse kit deve ficar com a produção do evento ou até mesmo com as equipes capacitadas e profissionais da saúde. Deve incluir itens como sal de frutas, água oxigenada, esparadrapo, gazes, Merthiolate, remédios para enjoos, antiácido e medicamentos para dor e febre.

5.       Massagem cardíaca

A massagem cardíaca também é uma das mais importantes sugestões de primeiros socorros para eventos. Assim que a vítima cai, é preciso tentar despertá-la o mais rápido possível. Toque e aperte os braços para tentar fazer com que a mesma recupere a sua consciência. Caso não tenha reação, procure realizar a massagem cardíaca. Porém, é preciso de duas pessoas, uma fica responsável pela respiração boca a boca e a outra pela massagem no tórax.

É simples: abra a blusa do indivíduo, deixando o tórax exposto. Estenda o pescoço puxando a cabeça levemente para trás. Coloque uma mão sobre o peito da vítima e aproxime o seu ouvido à boca dela para verificar a respiração. Tape o nariz da vítima com o seu polegar e indicador, abra a boca dela e cubra com a sua boca e assopre duas vezes com intervalo de dois segundos para encher os pulmões da vítima. Ao mesmo tempo, verifique se o tórax se movimenta. Caso não se mexa, verifique se há algum objeto obstruindo as vias aéreas. Caso tenha, retire imediatamente.

Posicione-se em um local mais alto que a vítima e localize a parte mais baixa do osso esterno, que fica no centro do peito. Coloque uma mão sobre a outra e pressione 30 vezes o peito da vítima por aproximadamente 18 segundos. Esse movimento é ideal para massagear o coração. Após 30 massagens, tape o nariz da vítima e faça duas respirações boca a boca e recomece as massagens, que devem se repetir e continuar até uma equipe médica ou ambulância chegue ao local.

Lembrando sempre que esse tipo de cuidado deve ser realizado por pessoas qualificadas. Essas instruções são apenas para situações de emergência.

6.       Contratação de equipe médica

Uma das principais sugestões de primeiros socorros para eventos é a contratação de uma equipe qualificada e que tenha conhecimento sobre primeiros socorros. Caso não seja possível contratar uma equipe médica, contrate funcionários que tenham curso na área da saúde e, se possível, uma ambulância para casos mais graves.

7.       Queimaduras leves e graves

7 sugestões de primeiros socorros para eventos

As sugestões de primeiros socorros para eventos para lidar com queimaduras são:

Queimaduras leves: colocar a área queimada em água fria por até 15 minutos. Caso a dor ou vermelhidão persista, é importante consultar um médico;

Queimaduras graves: procure não remover a roupa da vítima, pois pode estar grudada na pele. Procure cobrir as queimaduras com gaze molhada e procure auxílio médico o mais rápido possível.

 

Gostou do artigo com sugestões de primeiros socorros para eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39536 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...