7 dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos

Vai organizar um evento, até possui as equipes de segurança e limpeza, mas ainda não sabe como lidar com os possíveis acidentes que podem ocorrer entre convidados? Confira aqui tudo sobre os primeiros socorros e como aplica-los em seu evento e assim evitar qualquer problema!

Publicado em 19/11/2018

Avalie este Artigo

Está organizando um evento, já tem tudo pronto, mas não sabe como incluir os primeiros socorros nele? Nesse artigo falaremos sobre a importância de uma equipe médica em seu evento e daremos dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos. Afinal, não se pode preocupar apenas com decoração, ou bolo, não é mesmo?

Os primeiros socorros

 

7 dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos

Os primeiros socorros são indispensáveis, pois eles auxiliam em momentos que ocorrem algum acidente ou incidente dentro do seu evento. E o kit de primeiros socorros deve conter os seguintes itens:

  • Pinça;
  • Gaze esterilizada;
  • Tesoura;
  • Termômetro;
  • Antissépticos líquidos;
  • Esparadrapo e fitas adesivas;
  • Curativos e ataduras de diversos tamanhos;
  • Bolsa de água quente e/ou gelada;
  • Soro fisiológico;
  • Repelente de insetos.

A importância de uma equipe médica em seu evento

Todos os eventos precisam ter uma equipe médica profissional e preparada para resolver diversos problemas associados ao comprometimento da saúde dos participantes do evento. É fundamental contratar esse tipo de serviço para proporcionar as melhores condições para que o seu evento ocorra com total sucesso.

Cada tamanho de evento requer um serviço especializado e uma boa estrutura para o tamanho do público. Sobre a quantidade de equipes médicas para um evento grande é preciso considerar a quantidade de convites que será disponibilizada. Além disso, o CRM precisa saber antes do evento para tem em mente a quantidade de equipes para inspecionar postos médicos e outras instalações.

A assistência médica em eventos de grande porte precisa de um posto médico em um ambiente fixo ou de campanha, consultório, sala para enfermagem e procedimentos médicos e uma ambulância, lembrando que os motoristas precisam conhecer todas as rotas de fuga e caminhos até os hospitais mais próximos do local do evento.

Há diversas empresas que fornecem alternativas de coberturas diferentes, as quais variam conforme o tipo e porte do evento. A assistência médica para cada cobertura oscila conforme o tempo de duração do evento, se o local é aberto ou fechado, localização, quantidade de público, faixa etária, entre outros fatores.

7 dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos

Abaixo listamos dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos. Para que você se lembre de que uma festa não é apenas iluminação ou DJ. Confira:

1.       Cortes

Em casos de cortes uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é saber que é preciso limpar o local do ferimento com água corrente (da torneira) independentemente se o corte estiver ou não sujo. Assim que fizer isso, estanque o corte com gaze ou um pedaço de pano ou toalha limpa. Procure não colocar nada dentro do ferimento e leve o indivíduo ao pronto socorro imediatamente.

2.       Queimaduras

Em casos de queimaduras uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é  esfriar a área afetada com água da torneira. Nunca utilize gelo, pois ele pode piorar a queimadura por causa da baixa temperatura. Para aplicar esse tipo de primeiros socorros, prepare um pano limpo e molhado, faça uma compressa e cubra a parte atingida até chegar ao hospital.

Já em casos de queimaduras elétricas, procure não tocar na vítima até desligar a corrente elétrica. Encaminhe o individuo para um hospital imediatamente! Não utilize manteiga, pomadas, óleo e pasta de dente sobre a queimadura, pois esses produtos causam alívio inicial da dor, porém dificulta o tratamento até a piora do machucado.

3.       Choques elétricos

Em casos de choques elétricos uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é, antes de prestar socorro, verificar se a corrente elétrica já está desligada e só assim você poderá tocar na vítima. Caso ocorra uma parada cardiorrespiratória, faça uma massagem no peito e respiração boca a boca e ao mesmo tempo alguém precisa acionar uma ambulância para encaminhar a vítima ao hospital mais próximo.

4.       Fraturas

 

7 dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos

Em casos de fraturas uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é improvisar uma tala com maneira, revista grossa ou até mesmo um jornal, colocando gelo na área afetada e evitando massagear. Após deixar a área imobilizada, acione uma equipe médica e leve o acidentado ao hospital mais próximo para realizar os procedimentos corretos.

5.       Sangramentos

Em casos de sangramentos em pernas e/ou braços uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é estancar a hemorragia fazendo compressão direta no ferimento utilizando um pano limpo ou curativo. Caso a hemorragia esteja extrema, procure elevar o membro afetado acima do tórax para ter mais controle da situação.

Procure fazer também compressão indireta em uma artéria mais próxima ao ferimento. Caso o sangramento seja no nariz, procure manter a vítima sentada com a cabeça para frente para evitar que ela engula o sangue. É muito importante nesse caso fazer com que a pessoa respire pela boca. Outra dica é pressionar as narinas com o dedo indicador e o polegar por 10 minutos.

6.       Engasgos

Em casos de um individuo engasgar uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é nunca bater nas costas ou levantar os braços dele, pois isso aumenta os riscos de empurrar mais ainda o alimento ou objeto para as vias respiratórias.

A dica é fazer a "manobra de desengasgo" que funciona abraçando a pessoa por trás, apoiando bem uma perna entre as pernas da vítima, colocar a mão esquerda fechada com o polegar voltado para dentro acima da linha do umbigo e colocar a outra mão por cima da mão fechada, pressionando com força para dentro até o alimento ou objeto sair e a respiração voltar ao normal.

7.       Ataque cardíaco

7 dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos

Em casos de ataque cardíaco, onde se inicia uma luta contra o tempo, uma das dicas de primeiros socorros para aplicar em eventos é, nos primeiros 3 minutos, realizar choques com um desfibrilador automático e compressões torácicas.

Caso ocorra sensação de opressão no peito, dor no lado esquerdo ou no meio do peito podendo irradiar para o pescoço e braço esquerdo, suor intenso e frio, desconforto acompanhado de tontura, náusea, desmaio, falta de ar e sudorese, é recomendado imediatamente procurar um médico.

Além disso, o paciente precisa manter a calma e, para isso, você pode dar uma aspirina para auxiliar na circulação sanguínea dele. Já em casos de perda da consciência, incentive a pessoa tossir ininterruptamente, pois melhora a irrigação do coração.

Gostou do artigo sobre os primeiros socorros para aplicar em eventos, para além de docinhos ou salgados? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39392 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...