8 dicas de como gerar receita em um evento

Quer gerar mais lucro para o seu evento e não sabe como começar? Confira as melhores dicas de como você pode gerar receita para o seu evento ter mais sucesso nas vendas e agradar aos seus participantes.

Publicado em 31/05/2019

Avalie este Artigo

O que determina o sucesso de um negócio é a margem de lucro. Quanto maior, mais interessante é economicamente. Medir o sucesso de um evento conta com diversas variáveis, assim como objetivos alcançados, quantidade de participantes, experiência e receita. Por isso, muitos produtores estão sempre em busca de novas ideias criativas para aumentar a receita e melhorar a eficiência e resultados das produções.

Você sabe como gerar uma receita? Neste artigo falaremos sobre organização de eventos e daremos oito dicas de como gerar receita em um evento.

Organização de eventos

A organização de um evento é o planejamento de um festival, festa, convenção, feira ou cerimônia. A organização passa por etapas que garantem o seu sucesso. São elas: orçamento (o valor que será gasto com o evento), busca de patrocinadores e fornecedores, escolha do local que ocorrerá o evento (chácara, fazenda, salão de festas, casa de shows, entre outros), quantidade de participantes, contratação de fornecedores, aluguel de mesas e cadeiras, aluguel de brinquedos infantis (ideal para eventos infantis), buffet, decoração, equipes de segurança e de limpeza, estrutura e contratação de músicos ou de um DJ para festa.

O que é receita?

A receita é a entrada monetária que acontece em uma entidade ou patrimônio, de modo geral sob a forma de créditos ou de dinheiro representativos de direitos. A receita é tudo que você recebe em dinheiro. No setor público, a receita é a soma de taxas, impostos, ingressos, contribuições, entre outras fontes de recursos.

Como gerar receita em um evento?

 

8 dicas de como gerar receita em um evento

Há diversas maneiras para rentabilizar eventos e aumentar a sua margem de lucro. Abaixo, listamos oito dicas de como gerar receita em um evento. Confira:

1.       Conheça bem os participantes

Conhecer bem os participantes de cada ocasião é uma das melhores formas para você saber como gerar receita em um evento. É importante estudar o público-alvo e de que forma você deve tornar o evento mais atrativo para essas pessoas. Entender os desejos, necessidades e demandas dos participantes é importante nesse planejamento. Quanto mais informações você tem, mais assertivas serão as suas ações.

2.       Contrate patrocinadores

Procurar e contratar patrocinadores são uma das melhores formas de como gerar receita em um evento. Procurar patrocínio não significa "atirar para todos os lados". É necessário listar as empresas que tenham alguma relação com o seu evento, que podem aproveitar do mesmo para expor positivamente a sua marca.

A maior parte das rejeições de patrocínio ocorre por essa falta de planejamento. Antes de buscar empresas patrocinadoras, procure montar uma proposta adequada, indicando o que podem ganhar ao ajudar o seu evento, como a exposição da sua marca para um público-alvo, possíveis vendas etc.

3.       Comes e bebes

Vendas à parte de comes e bebes é uma das formas de como gerar receita em um evento. Em caso de público menor, algumas vezes o café de cortesia é disponibilizado, porém, quando o evento é grande, isso geralmente não é possível. Você pode oferecer a venda de lanches e bebidas, como refrigerante, água e café, pequenos lanches, entre outros. Além de gerar alguma renda para o seu evento, atende a uma necessidade básica do público que frequenta o seu evento.

4.       Produtos e serviços

Vender produtos ou oferecer serviços é uma das maiores dicas de como gerar receita em um evento. A venda de produtos e serviços serve até mesmo para eventos gratuitos. Há diferentes possibilidades, incluindo: lembranças (chaveiros, camisetas, entre outros), produtos da marca da empresa, experiências com recursos tecnológicos, produtos de terceiros, entre outras.

5.       Aposte em pulseiras inteligentes

8 dicas de como gerar receita em um evento

Investir em pulseiras RFID, conhecidas como pulseiras inteligentes, é uma das formas para gerar receita em seu evento. As pulseiras RFID usam a radiofrequência para várias ações. Além de ser um meio muito utilizado para o sistema cashless, por meio da inclusão de créditos pré-
-pagos, as pulseiras apresentam funções como: integração com mídias sociais (o que permite a interação entre os participantes), dados que pode gerar mais autonomia nas suas produções e a diferenciação da experiência de quem participa do evento.

As pulseiras possibilitam que o produtor leve o seu evento a um nível de satisfação muito maior, fazendo com que os participantes possam trocar contatos e guardar fotografias, por exemplo. Além disso, as pulseiras fornecem informações importantes para o organizador saber quem está participando do evento e até mesmo acompanhar a movimentação dos participantes.

6.       Serviços VIP

8 dicas de como gerar receita em um evento

Uma das dicas de como gerar receita em um evento é oferecer serviços VIP aos participantes. É essencial oferecer dois tipos de inscrições: gratuito (nada é cobrado) e pago (cobrança de um valor simbólico que garanta alguma vantagem, como, por exemplo, não precisar enfrentar filas). Oferecer um serviço VIP pode até mesmo evitar aqueles “furões” que confirmam a presença no evento e no grande dia não comparecem, o que pode gerar prejuízos a quem planejou e organizou um grande evento.

7.       Descontos

Oferecer descontos aos participantes é uma das dicas de como gerar receita em um evento. Por exemplo: vendas online de fichas de comidas e bebidas ou pacotes de alimentação que possam ser adquiridos com antecedência. Isso incentiva as compras e reforça a mensagem de "quem compra com antecedência, evita filas".

8.       Inscrições antecipadas

Uma das dicas de como gerar receita em um evento é realizar inscrições antecipadas. Procure preparar uma apresentação do que estará à disposição durante o evento e forneça planos para inscrições com antecedência. Por exemplo: ter direito as primeiras fileiras ou entrar por um acesso específico.

 

Gostou do artigo sobre como gerar uma receita em um evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre novos conteúdos para você!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39621 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...