9 dicas de como fazer eventos para terceira idade

Se você quer saber detalhes de como organizar um evento de sucesso, vai gostar de ler dicas de como fazer eventos para a terceira idade e assim poder atender um importante mercado consumidor e bastante promissor.

Publicado em 10/02/2022

Avalie este Artigo

Atender a demandas da terceira idade é uma estratégia bastante importante de negócios, pois esse mercado cresce a cada ano e de forma bastante intensa.

Dessa forma, eventos destinados a esse tipo de público vêm ganhando cada vez mais importância e quantidade maior de realizações.

A população no Brasil tem aumentado sua expectativa de vida. E iniciativas que envolvem acessibilidade de idosos vêm crescendo.

As pessoas nessa faixa etária também procuram por diversão e distrações, por isso se permitem realizar e participar de eventos.

É importante ter muita atenção em como fazer eventos para terceira idade por ter características próprias e cuidados que devem ser observados para a garantia da saúde e participação segura de todos.

Sendo assim, este artigo irá apresentar 9 dicas de como fazer eventos para terceira idade.

Dados do mercado da terceira idade

Com base em dados históricos, em 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um total populacional de 32 milhões de pessoas da terceira idade – na grande maioria, aposentados e com algum tipo de renda.

Com os avanços da medicina e a consciência coletiva de buscar melhores condições de saúde, a tendência de envelhecimento da população e, também, a estimativa é que ocorra um substancial aumento da quantidade de pessoas idosas em nosso país.

Essa perspectiva já possibilita concluir que o mercado da terceira idade irá ser bastante representativo daqui a alguns anos.

As projeções de empresas especializadas em estudar esse segmento da sociedade apontam de até 2035 essa população deve superar a quantidade de crianças menores de 10 anos, assim como é previsto que em 2060, 30% da população brasileira terá mais de 60 anos de idade.

Essa imensa população deve a cada dia mais procurar formas de diversão e estarão completamente digitalizadas, pois jovens de hoje alcançarão essas faixas etárias daqui há poucas décadas.

Mesmo os números atuais já demonstram um mercado imenso de possibilidades em diversos segmentos econômicos, incluindo o de eventos.

1.      Escolha um local adequado e com facilidade de acesso

Uma das principais maneiras e mais adequadas de como fazer eventos para terceira idade está relacionada à escolha do melhor local para sua realização.

É preciso levar em conta aspectos como acessibilidade de chegada ao local, conforto e toda a estrutura que possa facilitar o trânsito dentro do evento; ter espaços para que se sintam acolhidos e possam se divertir com segurança; e facilidade na recepção e no acolhimento.

O espaço deve ser bem escolhido para todos se sentirem confortáveis e descontraídos.

2.      Cuide do cardápio com atenção redobrada

9 dicas de como fazer eventos para terceira idade

PHOTO BY NAHIMA APARÍCIO ON UNSPLASH

A escolha de um Buffet experiente com esse tipo de público e com nutricionistas que possam adaptar o cardápio é uma excelente maneira de como fazer eventos para terceira idade.

Nesse tipo de público, existem pessoas com muitas restrições alimentares e que devem ter a possibilidade de ter acesso a uma diversidade de alimentos saudáveis.

Profissionais na área de alimentação podem indicar o cardápio mais indicado, e isso deve vir especificado nos convites para incentivar a participação segura.

3.      Atenção com as bebidas

Uma boa dica de como fazer eventos para terceira idade é moderar a oferta de bebidas alcoólicas, pois a ingestão exacerbada, em qualquer idade, faz mal à saúde.

4.      Escolha prestadores de serviços com experiência nesses eventos

Treinar fornecedores para tratar esses participantes com gentileza e atenção é uma condição adequada de como fazer eventos para terceira idade.

Ter garçons e maîtres qualificados e experientes com o atendimento desse público passa a ser fundamental para uma avaliação de qualidade, dessa maneira, tem de ser investido nesse fator para o sucesso do evento e a satisfação de todos.

5.      Atenção aos menores detalhes

9 dicas de como fazer eventos para terceira idade

PHOTO BY GEORG ARTHUR PFLUEGER ON UNSPLASH

Cuidar dos detalhes mais simples é uma estratégia ótima de como fazer eventos para terceira idade.

Atentar para os riscos do local e reduzir seus impactos para os participantes deve ser considerado de forma bastante atenta. Cuidar da boa iluminação, condições adequadas de acesso, sinalização destacada, móveis de qualidade, cuidados com o tamanho das toalhas e segurança de cadeira e mesas.

Todos são aspectos decisivos para seu evento ter sucesso e sem riscos, até mesmo atentar para a escalação de pessoas no cerimonial de entrada e saída do local também deve ser cuidado.

6.      Atenção à decoração do ambiente

Um aspecto importante de como fazer eventos para terceira idade é o relacionado à decoração do local.

Escolher temas mais suaves e com cores adequadas para que não distraiam os idosos é bastante indicado nesses eventos e assim possibilitar maior participação ativa de todos.

7.      Contrate DJs especialistas em músicas que agradem a essa faixa de público

 

 

9 dicas de como fazer eventos para terceira idade

PHOTO BY NICOLAS ARMOA ON UNSPLASH

Pessoas mais idosas têm gostos musicais diversificados, por isso, ter uma trilha sonora que os agrade é uma tarefa muitas vezes difícil de ser definida.

Contratar DJs que tenham experiência com a seleção musical é importante para descontrair as pessoas que participam desses eventos, principalmente se forem incentivados a comparecerem para dançar.

E é aí que a necessidade se torna maior ainda, desse modo, investir numa seleção musical que atenda ao público se torna mais fundamental e decisiva para a avaliação final do evento.

8.      Escolha o tipo de evento a ser organizado

Um evento pode ser uma seresta, baile, bingo, viagem, show, festa de confraternização, entre outros.

Escolher o tipo ideal será uma tarefa de identificar a proposta de sua empresa em explorar determinados nichos ou mesmo na diversificação e oferta de produtos variados.

O tipo escolhido será importante para realizar o melhor planejamento possível.

9.      Atenção à segurança do evento

Um aspecto principal em evento da terceira idade é relacionado à segurança tanto do local como de vigilância sobre as condições adequadas dos participantes.

Estar atento e com equipes qualificadas para isso e não se descuidar de possíveis riscos é um fator que trará maior conforto a todos.

 

Agora você sabe como fazer eventos para terceira idade

Vimos dicas de como fazer eventos para terceira idade com segurança e uma visão de acessibilidade a todos.

Usar essas dicas e outras relativas a melhorar sempre a experiência dessas pessoas em sua integração social ajuda a manter sempre sua saúde e uma qualidade de vida participativa, numa fase tão importante da vida.

Deixe um comentário com sua opinião sobre como fazer eventos para terceira idade.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39787 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...