8 dicas para fazer uma festa para terceira idade bem divertida

Você quer organizar um evento incrível voltado para a melhor idade? Então, veja aqui oito dicas para fazer uma festa para terceira idade bem divertida. Garanta a diversão dos seus convidados e faça do seu evento um sucesso. Confira!

Publicado em 20/02/2018

Avalie este Artigo

Se você acha que uma festa para terceira idade deve ser parada e monótona, você está muito enganado. Atualmente, existem várias formas de agitar os eventos para este público. Mas é claro que existem algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração para que todos se divirtam verdadeiramente, sem riscos para a saúde.

Alguns cuidados são essenciais na hora de planejar uma festa para terceira idade

 

Uma pessoa que se encontra nesta fase da vida, mais conhecida como a melhor idade, requer alguns cuidados especiais. Porém, isso não quer dizer que ela não possa curtir uma festa animada e divertida. Na verdade, o que deve ser feito em uma festa para terceira idade é adaptar alguns detalhes, para que a diversão seja voltada definitivamente para esse grupo de pessoas.

Festa para terceira idade: saiba como garantir a diversão dos convidados!

 

Ao planejar uma festa para algum idoso, primeiramente devemos estar atentos aos seus desejos e demandas. Afinal, a melhor idade é composta por pessoas que já passaram por muita coisa e têm muita experiência. Por isso, ouvir suas opiniões é sempre uma boa opção.

Além disso, não devemos subestimar a capacidade de diversão dos anciões. Então, no artigo de hoje, preparamos oito dicas especiais e imperdíveis para você que deseja fazer uma festa para terceira idade. Confira:

 

  1. Seja criativo na seleção das músicas

A nossa primeira dica é pensar em uma playlist especial para os convidados da sua festa. Pense que o seu público-alvo já viveu bastante e conhece músicas de várias gerações. O ideal é mesclar um pouco do atual, com músicas que lembram do tempo da juventude dos convidados.

Dividir a playlists por década pode ser uma ótima opção. Assim, eles poderão se divertir relembrando momentos especiais de suas trajetórias. Não tenha aquela ideia equivocada de que por ser uma festa para terceira idade as músicas devam ser lentas e tranquilas. Contrate um DJ para festas e aposte em músicas animadas para garantir a diversão de todos.

 Resultado de imagem para Djs para festa a terceira idade

  1. Inspirações para escolha do tema

Para optar pelo tema ideal da sua festa para terceira idade é importante se basear em algo que o idoso se identifique. Temas de décadas passadas costumam ser bem interessantes, já que podem até propor aos convidados que venham fantasiados.

 

  1. Não esqueça de atividades lúdicas

Para tornar o evento ainda mais festivo, você pode convidar os participantes a se integrarem por meio de atividades recreativas direcionadas ao público-alvo.

É essencial pensar nas limitações físicas que alguns idosos podem ter. Então, para não correr riscos, aposte nas brincadeiras que já são, normalmente, apreciadas pela terceira idade, como bingo, jogos de perguntas e baralho.

Outra ideia é promover concursos ou aulas de pintura e artesanato. Apresentações de músicos e mágicos também podem ajudar a tornar a festa para terceira idade ainda mais inesquecível. E, dessa maneira, sem limites para a diversão de todos, que poderão esquecer dos problemas e ter momentos de mais leveza, entre amigos.

  1. Atenção ao cardápio escolhido

 Resultado de imagem para cardápio para festa a terceira idade

 

O buffet para eventos deve ser pensando com calma. Dificuldades para mastigação são comuns nessa fase da vida. Então, evite pratos como churrasco ou outros alimentos pesados. Opte sempre por comidas mais leves e saudáveis.

Em uma festa para terceira idade, aposte em alimentos que não contenham excesso de gordura, açúcar ou sal. O ideal é contratar um profissional responsável que possa orientar a escolha do cardápio. Dessa maneira, o buffet promoverá a saciedade sem atrapalhar a diversão dos convidados.

  1. Escolha um local estratégico para a festa

O espaço para eventos de uma festa para terceira idade deve ser avaliado cuidadosamente. É preciso que ele tenha as condições necessárias para receber convidados com necessidades especiais.

Exclua da sua lista locais que forem de difícil acesso ou que tenham grandes escadarias. Opte por aqueles que tenham rampas e corrimãos nos pontos necessários.  Fique atento aos pisos, uma queda para uma pessoa de idade avançada pode ser extremamente perigosa, então, prefira salões com piso antiderrapante para evitar acidentes.

 

  1. Opte por uma decoração prática

Ao organizarmos uma festa para terceira idade, devemos ter alguns cuidados especiais no quesito decoração. Vamos às sugestões práticas para a decoração de sua festa: 

  • Evite concentração de tapetes ou banquetas pelo caminho. O espaço deve estar o mais livre possível para a passagem dos convidados;
  • Dê preferência a uma decoração bem iluminada. Ambientes à meia-luz podem ser uma dificuldade a mais para o trânsito de idosos;
  • Escolha sempre cadeiras altas e confortáveis. Sofás podem parecer confortáveis, mas são um problema para idosos na hora de se sentar ou levantar;
  • Adote praticidade no momento da decoração. Evite opções variadas de copos e talheres;
  • Lembre-se de abusar dos contrastes nas cores da decoração. Assim, quem tem dificuldade de visão terão mais facilidade para distinguir os itens.

  1. Escolha um bom horário para o evento

Pessoas com idade mais avançada costumam ter os seus próprios horários para acordar, dormir e realizar suas refeições. Por esse motivo, não é uma boa ideia fazer a festa em horário muito tarde e alterar a rotina deles.

            A nossa dica é fazer a festa em um horário intermediário, nem muito tarde nem cedo demais. Fazer no final da tarde acaba sendo uma boa alternativa. Isso também garante certa segurança no ir e vir da festa até a volta ao conforto de seus lares. 

 

  1. Bebidas alcóolicas podem estar no cardápio

 

Resultado de imagem para para festa a terceira idade sucos

É claro que alguns idosos, provavelmente, optarão pelo suquinho ou água. No entanto, as bebidas alcoólicas também podem estar presentes na festa. Os especialistas apenas aconselham evitar os destilados, pois estes, são capazes de intoxicar o organismo de maneira mais rápida para aqueles que já não têm um bom metabolismo. Mas outras bebidas podem ser servidas. É importante que se preste atenção à quantidade que os idosos ingerem, para que não consumam bebidas em demasia. Afora isso, só diversão!

 

Gostou das dicas de hoje? O que mais você acha que não pode faltar em uma festa para terceira idade? Conte-nos aqui nos comentários e até a próxima postagem. 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39389 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...