9 dicas para fazer uma festa em casa

Está querendo fazer uma festa em casa para economizar e não sabe por onde começar? Sabe quais são as vantagens de se fazer uma em casa? Clique aqui e confira dicas para fazer uma festa em casa com sucesso!

Publicado em 30/04/2018

Avalie este Artigo
5

Está pensando em fazer uma festa em casa e não sabe por onde começar? Como é feita a organização e a produção de uma festa? Quais são as vantagens de fazer uma festa em casa? Neste artigo falaremos tudo sobre festas em residências e daremos dicas para fazer uma festa em casa com sucesso. Então, não deixe de acompanhar cada uma de nossas sugestões, pois vão poupar – e muito –, horas de trabalho e preocupação e ajudarão na satisfação de todos os presentes, com o mínimo de transtorno.

A organização e produção

A organização de um evento é um processo que necessita de alguns cuidados e muita atenção para que tudo saia conforme planejado no dia do evento.

O planejamento inclui a escolha do tipo de evento, tema, data, local e decoração e também é preciso montar um cronograma para evitar imprevistos no dia. Além disso, é essencial escolher uma equipe de organização com profissionais de qualidade para que os envolvidos tenham, de fato, conhecimento caso ocorra algum problema ou dúvida na hora da organização do evento.

Vantagens de fazer uma festa em casa

As vantagens de fazer uma festa em casa são diversas, mas confira aqui as principais:

  • Não tem hora determinada para acabar; se as crianças estão se divertindo, por que não estender o tempo mais um pouco?;
  • A decoração pode ser feita ou por uma empresa especializada ou até mesmo por você;
  • Você mesmo(a) pode escolher as músicas que irão tocar na festa ou até mesmo contratar um profissional especializado, como DJs;
  • É possível contratar um buffet com garçons para servir ou você mesmo(a) pode providenciar os alimentos e as bebidas – assim o custo será mais baixo;
  • A quantidade de convidados é limitada e permite fazer a festa somente para os mais próximos, como familiares e amigos;
  • É possível contratar recreadores para animar a festa ou até mesmo algum conhecido para direcionar os jogos e brincadeiras às crianças;
  • Os convidados se sentem mais satisfeitos e acolhidos em uma festa em casa.

E então? Convenceu-se de que essa é a melhor opção para seu próximo evento? Vamos em frente, com nossas dicas especiais!

Dicas para fazer uma festa em casa

Abaixo, listamos as melhores dicas para fazer uma festa em casa com sucesso. Confira:

1.       Escolha um tema

 

9 dicas para fazer uma festa em casa

Uma das dicas para fazer uma festa em casa é escolher qual será o tema, pois influenciará em todos os aspectos da festa, principalmente na decoração. Caso seja uma festa infantil, procure listar tudo o que a criança gosta, como personagens de desenhos, e peça para a mesma escolher qual mais gosta.

2.       A decoração

 

9 dicas para fazer uma festa em casa

 

Como já foi dito em uma das dicas para fazer uma festa em casa, a decoração deve estar de acordo com o tema da festa. Nada adianta ter um bolo maravilhoso se não tiver uma decoração legal atrás da mesa principal. Você pode utilizar desde painéis e balões até mesmo papel crepom. Basta usar e abusar da criatividade.

3.       O bolo

O bolo pode ser decorado do jeito que você quiser, até com papel de arroz personalizado, desde que harmonize com o tema da celebração. Uma das dicas para fazer uma festa em casa é saber calcular a quantidade de bolo que será servida e, para isso, é preciso saber a quantidade de convidados. Assim, você saberá quantos quilos de bolo deve ser comprado ou feito.

4.       Comes e bebes

Uma das dicas para fazer uma festa em casa economizando é pedir a cada convidado para levar a própria bebida ou até mesmo um prato.

Além da quantidade de convidados, o horário da festa também influencia na quantidade de comes e bebes. A quantidade de salgadinhos por pessoa é de 10 a 12 unidades – escolha servir até cinco variações. Os docinhos variam entre 60 a 80 gramas – sirva uma variedade de seis tipos. As bebidas são calculadas dependendo do tempo da festa e a faixa etária dos convidados. Geralmente, calculam-se 600 ml por pessoa. Assim, você conseguirá se programar melhor, e não ficar com sobras – e tampouco faltar nada.

5.       Faça uma lista de convidados

Uma das dicas para fazer uma festa em casa é pensar sobre quem deseja convidar para evitar chamar mais gente de última hora. Lembre-se que cada convidado representa algum custo.

6.       Faça convites

 

9 dicas para fazer uma festa em casa

Uma das dicas para fazer uma festa em casa é fazer convites com antecedência. Você pode tanto fazer em um papel personalizado e enviar ou levar até os convidados. É possível utilizar a tecnologia enviando o convite por e-mail ou redes sociais. Lembre-se de pedir a cada convidado para confirmar a presença para que não ocorra nenhum imprevisto ou prejuízo.

7.       Mesas para convidados

Uma das principais dicas para fazer uma festa em casa é alugar mesas e cadeiras para os convidados, isso nunca pode faltar em nenhum tipo de festa. Lembre-se de calcular a quantidade de mesas e cadeiras pela quantidade de convidados, incluindo as crianças. Você pode decorar essas mesas com guloseimas, vasos, cata-ventos, toalhas personalizadas, entre outros tipos de decoração.

8.       Utensílios

Uma das dicas para fazer uma festa em casa é adquirir talheres como garfos e pratos, lembrando que é preciso que sejam de plástico para evitar qualquer problema, principalmente se houver crianças.

A quantidade referente a esses tipos de utensílios de cozinha também dependerá, claro, da quantidade de convidados que estarão presentes na festa.

9.       Lembrancinhas

Esse é um dos itens mais importantes de uma festa e podem ser feitos com saquinhos decorados. Outra dica de presente simbólico mais duradouro é lápis de cor ou livro para colorir – isso, evidentemente para festas de crianças, ou caso sejam adultos mais descolados, que gostem de brincadeiras para relaxar.

Há outras opções de lembrancinhas, como bolinhas de sabão, figurinhas para álbuns, foto-lembrança, entre outras. Basta usar e abusar da sua criatividade!


Gostou do artigo dicas para fazer uma festa em casa? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Aqui, sempre há os melhores conteúdos no universo da organização e planejamento de eventos. Impressione amigos, conhecidos e clientes, confira sempre as novidades aqui!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39352 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...