10 dicas para fazer evento em casa

Você quer organizar um evento na sua casa e gastar pouco? Você sabe como funciona a produção e organização de eventos? Clique aqui e confira dicas essenciais para quem deseja organizar um evento na própria casa.

Publicado em 18/07/2018

Avalie este Artigo

Você está pensando em organizar um evento em sua casa e não sabe por onde começar a produção e a organização? Sabia que fazer evento em casa pode acabar gastando menos que fazer em salões de festa? Neste artigo falaremos tudo sobre produção e organização e daremos as melhores dicas para fazer evento em casa. Acompanhe cada detalhe a partir de agora!

Produção e organização

A produção e organização de um evento devem ser feitas meses antes da data escolhida. Por isso, é muito importante prestar atenção em todos os detalhes para não deixar nada escapar e ainda ter um plano B nas mangas caso ocorra algum imprevisto! Além de ter todo planejamento em mãos, é preciso também ter um checklist para que você verifique se tudo foi feito corretamente e não será vítima de nenhum contratempo quando for a hora de, efetivamente, a festa se realizar.

Evento em casa

 

10 dicas para fazer evento em casa

 

Fazer algum evento em casa traz diversas vantagens, assim como a flexibilidade de horários, pois quem comanda no cronograma é você mesmo. Você acaba gastando menos em comparação a fazer um evento em uma chácara, por exemplo. Você mesmo pode decorar o ambiente ou até mesmo pedir ajuda de um profissional, se assim desejar.

Dicas para fazer evento em casa

Abaixo, listamos as melhores dicas para fazer evento em casa. Confira:

1.       Planejamento

Um dos primeiros passos para fazer evento em casa é começar a planejar todas as etapas da organização do evento para garantir que tudo ocorra com sucesso, como mencionamos anteriormente. O planejamento deve contemplar desde a decoração do local até a contratação de fornecedores.

Para isso, você pode utilizar planilhas para acompanhar todos os passos e ver se alguma coisa faltou ou se tudo foi feito corretamente. O orçamento também deve estar na planilha, pois assim você consegue acompanhar o quanto será gasto e a relação de quanto poderá gastar com o evento. E, mediante consultas, verificar se precisará fazer algum corte de última hora, ou ajuste para condicionar melhor seus recursos financeiros

2.       Horário e data

Para fazer evento em casa é preciso saber qual horário e qual data o evento irá ocorrer. Lembre-se de não fazer o evento perto de datas comemorativas, normalmente as pessoas costumam viajar, deixando o evento de lado. O horário depende da faixa etária do público que estará no evento. Caso o evento tenha um público mais adulto, a festa pode ocorrer um dia todo ou até mesmo à noite.

3.       A temática

 

10 dicas para fazer evento em casa

 

Como a escolha do local já feita, agora devemos partir para a temática. Uma das primeiras dicas para fazer evento em casa é a escolha do tema do evento, pois isso é o que ajudará na decoração do local e em outros detalhes. É importante saber se é uma festa de aniversário ou de casamento, por exemplo.

4.       Decoração

 

10 dicas para fazer evento em casa

Como o evento será em casa, a decoração não precisa ser algo tão exagerado. Uma das dicas para fazer evento em casa é utilizar a mobília como as mesas e cadeiras ou até mesmo pufes, sofás e almofadas. A dica é usar e abusar da sua criatividade ou até mesmo pode contratar um fornecedor de aluguel de mesas e cadeiras. Para decorar, você pode até mesmo utilizar vasos ou objetos próprios que sejam a cara da festa, mas caso isso não seja possível, você também pode contratar uma equipe profissional para decorar o evento do jeito que você deseja.

5.       O cardápio

Muitas vezes o cardápio está relacionado com a temática do evento, e uma das dicas para fazer evento em casa é contratar um fornecedor de buffet! Além disso, também é possível encomendar as guloseimas de festa ou até mesmo um kit contendo bolo, salgadinhos e docinhos. Lembrando que a quantidade de convidados e a faixa etária também influenciam na escolha dos pratos que estarão no evento.

6.       Utensílios

Falando sobre comida, para fazer evento em casa é preciso ter também talheres, copos, pratos e taças disponíveis para os seus convidados, lembrando que a quantidade de pessoas influencia na quantidade de utensílios que será usada. Não se esqueça também de disponibilizar guardanapos de papel, uma dica é investir naqueles que têm estampas atraentes para fazer parte da decoração e deixar o evento mais bonito.

7.       Música

A música não pode faltar em nenhum tipo de evento e muita gente gosta de música, não é mesmo? Para isso é possível contratar DJ para festas que montará uma playlist ideal para o seu tipo de público. Caso queira, em vez de contratar um DJ, você pode contratar músicos ou até mesmo uma banda ou um trio, dependendo do gosto dos seus convidados – ou do anfitrião, variando com o contexto e motivo da celebração.

8.       Banheiros

É muito importante disponibilizar banheiros para os seus convidados,  preferencialmente mais de um, se sua casa dispuser dessa estrutura. Como um toque extra de carinho e atenção aos convidados, você pode disponibilizar em uma cestinha no banheiro papel higiênico, sabonetes, lenços umedecidos, toalhas, fio dental, enxaguante bucal, absorventes e até mesmo um kit de primeiros socorros para deixar os seus convidados confortáveis, mesmo em face de eventualidades.

9.       Lembrancinhas

Como em todo evento, é importante oferecer lembrancinhas ao final para os seus convidados, ou seja, mimos! Caso seja uma festa de caráterinfantil, é recomendado dar lembrancinhas comestíveis ou que estejam relacionadas ao tema do evento. Use e abuse da sua criatividade e leve alegria aos presentes!

10.   Segurança

Mesmo que o evento seja feito em casa, é preciso garantir a segurança de seus convidados. Mesmo porque, nunca saberemos se poderá ocorrer algum imprevisto, não é verdade? A dica é contratar seguranças e ter telefones de emergência em mãos. Tenha precauções, sempre!

Inclusive, certifique-se se alguns dos presentes sofre de alguma condição de saúde especial, como dificuldades de mobilidade, autismo, questões mentais e até alergias alimentares. Tudo isso faz parte do contexto de um evento de sucesso, mesmo que se trate de uma reunião íntima.

Gostou do artigo sobre como fazer um evento em casa? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Sempre as maiores novidades no universo da organização dos eventos. Não perca mais nenhum conteúdo daqui para a frente!

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39300 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...