10 dicas de como fazer um evento rentável

Se você deseja entender tudo sobre eventos e como eles podem ter maior retorno quanto aos investimentos realizados, esse é o momento ideal para que sejam esclarecidas todas as dúvidas que tenha, pois apresentaremos dicas de como fazer um evento rentável.

Publicado em 08/12/2021

Avalie este Artigo

Qualquer negócio deve manter o objetivo de ter o melhor retorno possível para se manter sempre em atuação.

Empresas deficitárias tendem a encerrar suas atividades ou mesmo encontrar muitos obstáculos para continuar operando.

Buscar a rentabilidade de seus negócios é diferente de ter lucros, pois esses são o resultado de receitas maiores que despesas, porém não se relacionam a garantir a rentabilidade adequada ao negócio, principalmente quando se compara ao que o mercado pratica.

Vamos apresentar 10 dicas de como fazer um evento rentável.

A busca da rentabilidade num negócio

Ter rentabilidade significa que a empresa está trabalhando com possibilidades reais de ser competitiva e de ter ganhos de mercado.

Um negócio rentável pode até mesmo não ter grandes faturamentos, mas pode garantir os melhores retornos para seus acionistas.

Trabalhar com controles de formação de preços e de qualidade nos eventos passa a ser importante prática para se alcançar resultados efetivos.

Vamos, a seguir, relacionar 10 dicas de como fazer um evento rentável.

1.      Trabalhe na formação de preços

10 dicas de como fazer um evento rentável

PHOTO BY MARCUS WINKLER ON UNSPLASH

Não há como fazer um evento rentável se você não tem uma formação de preços bem definida e calculada a cada tipo de evento.

As tabelas de preços devem servir apenas como referências para se efetuarem ajustes conforme as necessidades e as complexidades dos eventos.

É preciso levantar os custos correspondentes ao evento e considerar as margens a serem aplicadas.

Esse processo requer a percepção de ganhos e de perdas que podem ocorrer e assim serem considerados como integrantes de formação de preço para sua proposta.

Empresas que não avaliam a formação de preços constantemente podem incorrer em reduzir suas rentabilidades, porém continuando a ter lucros.

Cada evento requer uma avaliação específica, por isso deve ser customizado para que possa ser o mais rentável possível.

Os preços de mercado devem servir apenas como referências, mas não como base para a formação de seus preços, pois os mesmos podem estar contaminados por ausência de controles ou de práticas, podendo resultar em prejuízos.

2.      Invista na qualidade de seus serviços

Quando se trabalha com qualidade, a rentabilidade é bastante impactada, pois os serviços são realizados com rapidez e sem necessidade de retrabalhos, os quais impactam em custos adicionais e podem reduzir bastante a rentabilidade estimada.

Esse ponto deve ser perseguido tanto pelas equipes internas como pelos prestadores de serviços: fornecedores de segurança e de atendimento, tais como garçons.

3.      Trabalhe com planejamento

Uma das maneiras de como fazer um evento rentável está relacionada a organizar e a trabalhar com um bom planejamento.

Esse processo auxilia a redução de custos e a possibilidade de melhorar a relação custo/benefício, por poder contar com mais segurança e com mais tempo para realizar suas cotações, bem como para a organização das etapas do evento.

Planejar permite alocar recursos e conseguir definir ações a serem adotadas para que a preparação do evento possa ser concluída com sucesso, pois dificilmente tarefas deixarão de ser feitas ou serão executadas com urgência, o que pode comprometer os custos.

4.      Elabore um orçamento e o acompanhe

10 dicas de como fazer um evento rentável

PHOTO BY SCOTT GRAHAM ON UNSPLASH

Ter um orçamento que possa ser acompanhado é uma das maneiras mais seguras que se tem de buscar ajustes em itens que não estejam sendo bem conduzidos e até mesmo conseguir melhor produtividade e condições de negociações.

O orçamento bem feito e controlado é um elemento que deve ser adotado sempre e, por isso mesmo, um fator crítico de sucesso para atingir as melhores rentabilidades estimadas para o evento.

5.      Controle seus custos

10 dicas de como fazer um evento rentável

PHOTO BY ALEXANDER MILS O UNSPLASH

Ter um controle de custos rígido e bem preparado é fundamental para contribuir para alcançar uma rentabilidade adequada.

Um controle desse tipo não deve permitir que os limites de valores de compras e de gastos sejam superiores àqueles constantes do orçamento para que o trabalho de busca de melhores retornos seja garantido.

Exceções normalmente estão relacionadas a urgências ou a mau planejamento e má execução, por isso é importante atuar nesse item específico para que os demais possam ser atendidos.

6.      Invista em qualificação de sua equipe

A boa gestão de um negócio passa por equipes treinadas e qualificadas, com atualização e conhecimentos.

Isso resulta em melhorias de processos e em mais produtividade, fatores que estão relacionados diretamente aos ganhos de rentabilidade.

Quando se trabalha com os melhores profissionais e que façam parte de um time coeso, é bastante seguro ter como fazer um evento rentável e com qualidade superior, o que permite manter as possibilidades de rentabilidades em eventos futuros.

7.      Invista em eventos criativos e inovadores

Agregar valor a seus eventos é uma excelente maneira de como fazer um evento rentável.

Quando se apresenta um evento diferenciado e com uso de tecnologia, é possível manter maior interesse e agregar um preço de venda a seu produto com maior valor agregado, assim com mais rentabilidade também.

Isso inclusive pode destacar sua marca perante a concorrência e manter uma demanda bastante interessante para seus negócios, o que contribui à busca de uma rentabilidade contínua.

8.      Mantenha contratos de longa duração com seus fornecedores

Uma excelente forma de como fazer um evento rentável está relacionada a manter custos sem grandes oscilações.

Para isso, é importante manter contratos de médio e de longo prazos com fornecedores que normalmente utilize para realizar seus eventos.

Prospectar e desenvolver um grupo de fornecedores permite que tais objetivos sejam alcançados e assim os fornecedores de espaços, como salões de festas , as empresas de decoração e os serviços de Buffet podem ser escolhidos para uma parceria maior, com ganhos para todos.

9.      Use uma plataforma de gestão de eventos

Uma boa maneira de como fazer um evento rentável é através do uso da tecnologia como elemento de apoio e de controle.

Ter uma estrutura de plataforma de gestão de eventos permite dar segurança quanto a controles de divulgação e a vendas, também de acessos a seus eventos.

Efetue uma pesquisa e contrate essa ferramenta para auxiliar seus eventos.

10.   Consiga patrocínios

Buscar patrocínios auxilia a como fazer um evento rentável, pois muitos custos podem ser reduzidos pelo investimento realizado e assim o evento terá maior retorno.

Trabalhar com patrocínios requer bastante empenho e organização das empresas para que possam ser fechados negócios com os investidores.

 

Agora você sabe como fazer um evento rentável

Várias atitudes devem ser adotadas para conseguir os objetivos de como fazer um evento rentável.

Importante destacar que a atuação e o acompanhamento de controles orçamentários, de planejamento e de formação de preços, são aspectos que ajudam a obter a melhor rentabilidade e, com isso, poder consolidar sua empresa.

Então mãos à obra e faça a estruturação de seus negócios com essas bases de atuação.

Deixe um comentário com sua opinião sobre como fazer um evento rentável.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39986 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...