8 dicas (de ouro) para fechar negócios em eventos on-line

Se você quer saber tudo sobre assuntos relacionados a realização de eventos vai gostar das dicas para poder fechar negócios em eventos on-line e poder aproveitar ao máximo as possibilidades de um evento não-presencial.

Publicado em 25/06/2021

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Você sabe que é possível fechar negócios em eventos on-line? Os eventos via web se consolidaram durante a pandemia, em muitos períodos pela total impossibilidade de realização de eventos presenciais e pela necessidade de manter as realizações em dia, tanto em assuntos corporativos, educacionais como sociais.

Com a maior participação em eventos on-line e uma quebra de paradigmas em relação as possibilidades de interagir e aproveitar esses eventos, tanto por organizadores como por participantes, eventos on-line conseguiram se consolidar como uma nova realidade em tempos de mudanças constantes em nossa sociedade. E tal cenário deve se fortalecer e se manter nos próximos anos.

Com o surgimento de novos comportamentos sociais e as possibilidades de uso da tecnologia; bem como as experiências adquiridas em eventos on-line, será possível cada vez mais melhorar esses tipos de ocasião e, ao mesmo tempo, será possível manter o interesse do público. Nos segmentos corporativo e educacional a opção virtual será, sem dúvidas, a mais recorrente. Porém, com grandes chances de outros eventos também continuar a ser realizados dessa forma.

Quanto aos eventos on-line relacionados a possibilidades de realização de negócios, as chances são bastante grandes de sucesso, pois muitos participantes vêm se adaptando a esse novo modelo. Entendendo, dessa forma, que possibilita a ampliação de contatos e fechamento de novas oportunidades e desafios.

Mas para isso é importante adotar alguns cuidados que se relacionam à própria estrutura do evento e de comportamentos pessoais. Afinal, muito embora eventos sejam on-line, a participação continuará sendo observada, da mesma forma que num evento presencial e, assim, deve ser adequadamente tratada.

Vamos apresentar a seguir 8 dicas de ouro para fechar negócios em eventos on-line.

Importância de manter uma estrutura de realização adequada

Para se fechar negócios em eventos on-line, é fundamental que a realização do evento seja considerada em todos os detalhes que possam viabilizar a interação e contato entre os participantes.

Dessa maneira, convites devem indicar os diferenciais de conteúdos e formas de participação entre todos.

Escolher locais de transmissão com uma estrutura e equipamentos de qualidade é importante para que as imagens e som sejam as mais eficientes possíveis.

Viabilizar intervalos  para facilitar a aproximação e contato das pessoas e estabelecer maior possibilidade de interação.

Além disso, é importante investir na segurança da transmissão e dos dados para que o evento on-line seja um sucesso.

Dicas para fechar negócios em eventos on-line

Importante considerar alguns fatores que podem favorecer contatos para fechar negócios em eventos on-line. Sendo assim, vamos apresentar 8 dicas bastante importantes que podem ajudar um participante de evento on-line a fechar negócios:

1.       Convide outros participantes

 

 

8 dicas (de ouro) para fechar negócios em eventos on-line

PHOTO BY VISUALS ON UNSPLASH

Importante conhecer e identificar aqueles participantes que possam ter interesses comuns a suas atividades e assim gerar maior possibilidade de aproximação e propostas corporativas.

Para fechar negócios em eventos on-line, é importante que sejam identificadas as melhores oportunidades antes ou durante a realização do evento para que todas as chances de contato sejam aproveitadas e ser convidados aqueles que mais tem a ver com suas ofertas ou interesses e com mais chances de sucesso.

Verifique se os organizadores estabeleceram oportunidades de interação durante o evento.

2.       Seja assertivo

8 dicas (de ouro) para fechar negócios em eventos on-line

PHOTO BY SAMANTHA BORGES ON UNSPLASH

Uma das boas formas de fechar negócios em eventos on-line é relacionada aos cuidados a ser adotados em um primeiro contato: seja assertivo, breve e demonstre segurança e conhecimento sobre o tema que será conduzido a seu interlocutor.

A primeira impressão é a que fica como você deve lembrar da clássica frase. Então, ter a capacidade de identificar se não está tendo uma abordagem inadequada é fundamental para seu sucesso.

3.       Tenha atenção sobre as pessoas

Uma boa estratégia para fechar negócios em eventos on-line é que ocorra a abordagem com educação e gentileza ao se aproximar das pessoas. Entenda que, embora esteja recorrendo a equipamentos tecnológicos, o contato é pessoal e todos gostam de receber tratamentos gentis e cordiais.

Eventos on-line devem seguir conceitos de relacionamentos saudáveis e que respeitem as pessoas.

4.       Direcione uma avaliação ao ambiente geral

Avaliar adequadamente tanto o ambiente em que está, assim como aqueles onde o evento se realiza permite que possa haver maior chance de aproximação.

Uma transmissão em que ocorra a participação de pessoas sem estar em ambientes propícios para que possam tirar o maior proveito do evento, certamente terá menos oportunidades de negócios.

Escolha local calmo e sem sons externos que possam atrapalhar sua participação e a interação com outros participantes.

5.       Observe os sinais de comunicação no evento

Prestar atenção na comunicação visual é um aspecto bastante significativo, para entender a possibilidade de aproximação com maior segurança.

Importante ler os sinais e manter uma interação mais próxima aqueles que demonstram interesse, seja por sinais como gestos ou mesmo por direcionamento de olhares num evento.

6.       Recorra a salas privadas

8 dicas (de ouro) para fechar negócios em eventos on-line

PHOTO BY CHRISTIN HUME ON UNSPLASH

Durante a transmissão, é importante que as pessoas sejam identificadas claramente por nome, empresa em que atuam e cargos, pois é a melhor forma de identificar aqueles participantes que possam estar mais ligados a seus interesses.

Agendar a participação em salas privadas durante ou após o evento é uma boa estratégia de aproximação.

7.       Atenção a sua aparência pessoal

Cuidar da aparência pessoal num evento on-line é tão importante quanto cuidar de si para frequentar eventos presenciais, e sem jamais esquecer do ambiente ao fundo em que se encontra.

Esse aspecto traz maior impacto quanto a seriedade ou descontração da participação e está relacionado ao tipo de evento e área de atuação, possibilitando buscar uma identidade próxima para estreitar contatos.

8.       Não descuide do celular

Esse é um cuidado que muitas vezes as pessoas não têm, mas manter o celular desligado é o ideal para conseguir os melhores resultados e direcionar sua atenção completamente ao evento.

Se isso não for possível, pelo menos o mantenha em modo silencioso e somente recorra a ele, nos momentos de intervalos.

Essa é uma maneira de ser elegante e atencioso num evento e, por essa razão, obter maior retorno por sua participação.

 

Agora você sabe como fechar negócios em eventos on-line

Existem muitas possibilidades, como vimos, para fechar negócios em eventos on-line. Porém, estão relacionadas a organização e realização dos eventos que permitam uma proximidade entre os participantes; assim como de disponibilizar recursos e informações para que essas situações sejam tratadas de forma mais atenta.

Os participantes também devem ter atitudes que viabilizem os contatos através de interações e observações da condução do evento. E, inclusive, sobre o conhecimento dos participantes e as possibilidades de concretizar negócios e seu networking.

Deixe um comentário com sua opinião sobre como fechar negócios em eventos on-line e fique à vontade para sugerir temas relacionados sobre os quais tenha interesse em conhecer melhor.


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