4 dicas de como decidir entre evento presencial ou evento on-line

A pandemia de COVID-19 convocou o setor da produção e organização de eventos a adentrar definitivamente no meio digital. Apesar de seus inúmeros benefícios, você já sabe como decidir entre evento presencial ou evento on-line? Confira aqui quatro importantes dicas.

Publicado em 20/08/2021

Avalie este Artigo

Com o avanço da COVID-19, que rapidamente se alastrou por todo o mundo, o setor de eventos passou uma completa transformação: os tradicionais espaços para eventos e salões de festas deram lugar às videoconferências, lives e toda uma sorte de eventos realizados de modo on-line.

Agora, com o progresso da vacinação no Brasil e a consequente flexibilização dos protocolos de contenção contra a COVID-19, como o distanciamento social, torna-se novamente possível pensarmos na realização de eventos presenciais em algumas regiões do país.

Ao mesmo tempo, o surgimento de novas variantes apresenta-se como uma ameaça ao retorno do comércio e das demais atividades regulares. Assim, nos perguntamos: será que já estamos no melhor momento para a realização de eventos estritamente presenciais?

Neste artigo, apresentaremos alguns aspectos que não podem ser deixados de lado para pensar como decidir entre evento presencial ou evento on-line.

Vantagens do evento presencial

Embora tenhamos descoberto a potência dos eventos realizados em modalidade on-line durante a pandemia, alguns benefícios podem ser somente obtidos em eventos presenciais.

A possibilidade de networking, por exemplo, permite não somente o crescimento profissional como também propicia a interação com outros especialistas e a formação de novas parcerias.

Pesquisas realizadas entre pequenas e médias empresas ilustram os motivos que levam as pessoas a preferir eventos presenciais:

  • Favorecem a produção de relacionamentos mais significativos;
  • Permitem aprofundamento em assuntos, favorecendo pensamentos estratégicos mais complexos;
  • Propiciam a formação de contatos e negócios mais firmes e duradouros.

 

Vantagens do evento em modalidade on-line

Apesar de todas as vantagens exclusivas dos eventos em modalidade presencial, os eventos on-line também apresentam uma série de benefícios:

  • Menor custo;
  • Maior alcance do público;
  • Alta disponibilidade;
  • Possibilidades de edições, conexões;
  • Flexibilidade;
  • Posiciona a sua marca no campo digital;
  • Propicia engajamento e interação com o público;
  • Aumenta as possibilidades de patrocínio e marketing;
  • Alto impacto sustentável.

Todos esses benefícios devem ser levados em consideração na hora de decidir entre qual modalidade de evento escolher.

Para ajudar a decidir, elencamos abaixo quatro dicas importantes:

 

Como decidir entre evento presencial ou evento on-line: 4 dicas

1. Conheça o seu público-alvo

4 dicas de como decidir entre evento presencial ou evento on-line

PHOTO BY IMMO WEGMANN ON UNSPLASH

Nossa primeira dica de como decidir entre evento presencial ou evento on-line refere-se ao conhecimento dos interesses dos convidados e do público-alvo.

Muitos grupos, atualmente, priorizam o aspecto experimental de eventos e produções. Nesse sentido, embora a vivência de um evento on-line não se equipare à experiência de um evento realizado de modo presencial, ela pode se diferenciar.

Gerações mais jovens, por exemplo, que já nasceram imersos nos meios e tecnologias digitais, podem dar preferência aos eventos em modalidade on-line, como as tribos dos gamers.

 

2. Estipule os objetivos a ser alcançados

4 dicas de como decidir entre evento presencial ou evento on-line

PHOTO BY FIRMBEE.COM ON UNSPLASH

Delimitar os objetivos a serem atingidos por sua produção é essencial e pode ajudar a como decidir entre evento presencial ou evento on-line.

Como mencionamos anteriormente, eventos presenciais propiciam o fortalecimento de relações, permitem o aprofundamento da complexidade de certos tópicos, bem como facilita o networking.

Apesar disso, já existem serviços nas plataformas de videoconferência digitais que tornam simples a interação entre convidados, por meio de mensagens ao vivo e demais recursos.

Já se o que você busca é a propagação de sua marca ou ideia e maior alcance do público, o evento on-line é a opção que mais se adéqua às suas necessidades.

 

3. Confira os números da vacinação e da transmissão comunitária na sua região

Uma vez que ainda estamos no curso da pandemia de COVID-19, outra de nossas dicas refere-se à atenção aos dados da vacinação e da transmissão comunitária na região onde o evento presencial será realizado.

Mesmo que os demais protocolos de saúde sejam postos em funcionamento, tais como o uso de máscaras de proteção facial, aferição de temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento social, altas taxas de vacinação podem trazer maior segurança ao seu evento, garantindo seu sucesso.

 

4. Considere o evento em modalidade híbrida

O evento em modalidade híbrida agrega características tanto dos eventos on-line como dos eventos presenciais e é uma possibilidade de como decidir entre evento presencial ou evento on-line.

Trata-se de uma possibilidade de beneficiar-se das vantagens de ambas as modalidades, como seu maior alcance, possibilidade de interação, engajamento e alta veiculação de sua marca. Confira, abaixo, mais informações sobre a organização de eventos híbridos.

 

O evento híbrido: presencial e on-line

4 dicas de como decidir entre evento presencial ou evento on-line

PHOTO BY ANNIE SPRATT ON UNSPLASH

Como já mencionamos, os benefícios da realização de eventos híbridos são inúmeros.

Embora os investimentos necessários à organização sejam maiores, uma vez que contam com estruturas físicas, traz vantagens para convidados, participantes e patrocinadores.

Além disso, permite aumento na geração de conteúdo e respostas imediatas do público, além do impacto na sustentabilidade, envolvendo menos deslocamento e produção de lixo.

Trata-se de uma modalidade de evento com alto potencial para 2021 e 2022, com o avanço da vacinação contra a COVID-19.

Vale destacar que, caso decida pelo evento híbrido, é indispensável procurar e conhecer as principais informações, recursos e soluções das várias plataformas digitais disponíveis para transmissão, para que você escolha aquela que melhor atenda aos seus objetivos e necessidades.

 

Conclusão sobre 4 dicas de como decidir entre evento presencial ou evento on-line

Neste artigo, trouxemos algumas sugestões de como decidir entre evento presencial ou evento on-line.

Como vimos, a organização de um evento presencial requer, geralmente, mais gastos. Estes, imprescindíveis para o devido funcionamento da infraestrutura necessária.

Embora a organização de um evento on-line não necessite de tamanho investimento, ele não exime de gastos com equipamentos audiovisuais, estruturas e equipamentos para eventos, dj, som, luz e imagem, decoração e demais recursos necessários para a produção.

Nesse sentido, os eventos híbridos, que reúnem características tanto de eventos presenciais como virtuais, apresentam-se com alto potencial, trazendo possibilidades diferentes de alcance, interação e engajamento.

Cabe ressaltar a importância de atentar-se aos números da pandemia, como os vacinados na região do evento presencial, de modo a garantir a segurança de todos os convidados e participantes.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo "4 dicas de como decidir entre evento presencial ou evento on-line". Não esqueça de deixar seu comentário.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...