8 dicas para a segurança de eventos

Está organizando um evento e chegou o momento que você deve cuidar da segurança e não sabe por onde começar? Confira aqui nesse artigo dicas para a segurança de eventos para ajudar você a fazer um evento de grande sucesso com muito cuidado e segurança.

Publicado em 20/12/2017

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Está pensando em organizar um evento e não sabe como? Além da decoração, é muito importante também ficar atento a segurança. Nesse artigo iremos falar sobre a segurança para eventos, como escolher e daremos dicas para segurança de eventos.

Segurança de eventos

Atualmente o mercado de eventos andou crescendo consideravelmente nos últimos anos e está cada vez mais competitivo. É muito importante que a empresa de segurança garanta a excelência da realização da segurança do evento, seja patrimonial ou em relação à vida dos convidados.

Como escolher segurança de eventos

  

 8 dicas para a segurança de eventos

Para escolher uma empresa de segurança para evento que seja excelente e confiável, é preciso que ela tenha conhecimento técnico e pessoal com treinamento. É preciso procurar sobre a empresa e saber se ela possui uma boa reputação dentro do mercado para assim garantir que o seu evento ocorra tudo perfeitamente bem.

Os valores de segurança para eventos variam conforme o número de profissionais que serão necessários e a localidade. Normalmente é baseado na quantidade de horas trabalhadas e no número de empregados. Normalmente é cobrado R$35,00 para cada segurança em 8 horas, podendo chegar a R$45,00 por profissional em 12 horas.

Há empresas que cobram um valor mais alto conforme a preparação do segurança. Os valores também podem variar de acordo com o tamanho do evento e de localidade para localidade, basta pesquisar tudo sobre as empresas especializadas da sua cidade.

 

Dicas para segurança de eventos

 

Abaixo listamos algumas dicas incríveis para a segurança de eventos. Veja:

 

1.      Verificar a estrutura do evento

Essa dica é muito importante porque ela ajuda a definir o número de profissionais. Caso seja contratado um número menor, podem ocorrer problemas como furtos ou até mesmo brigas e não terá profissionais suficientes para impedir ou resolver esse tipo de situação. Além do porte do evento, a quantia de seguranças contratados também varia conforme o tipo do evento, assim como: eventos que possuem bebidas alcoólicas tendem a brigas e descontroles.

Um cálculo que é feito normalmente por empresas terceirizadas de segurança para eventos é de 2% do total de convidados. Por exemplo: se houver 100 convidados, é preciso de no mínimo 2 profissionais de segurança. Caso seja necessário, contrate profissionais femininas para fazer revistas em mulheres e profissionais masculinos para revistas em homens para deixar os convidados mais confortáveis.

 

2.      A escolha do local adequado para o evento

 

A segurança não está somente relacionada aos contratados para proteger a integridade dos convidados e patrimonial. A escolha do espaço do evento também está associada a segurança. Assim como: verificar a documentação do local se está em dia, como alvarás de funcionamento, incluir novas medidas se possível, mesmo que por meio de uma reforma estrutural e se for preciso, diminuir o público estimado para que possa atender a todos.

 

3.      Equipamentos de comunicação rápida

 

 

8 dicas para a segurança de eventos

 

Caso você contrate uma empresa que seja especializada em segurança para eventos, procure exigir que os funcionários tenham equipamentos de comunicação rápida. Isso é essencial para resolver rapidamente os problemas que ocorrerem; com os equipamentos os funcionários podem informar o local de algum incidente ou alugue os equipamentos. Lembre-se de que a agilidade é fundamental para manter a ordem dentro do evento.

 

4.      Realizar um levantamento de perigos e riscos

 

A pergunta "o que de pior pode ocorrer durante um evento?" não é pessimista e sim uma avaliação e uma prévia de qualquer problema que possa ocorrer e como ele poderá ser resolvido. É preciso avaliar todos os pontos possíveis para saber como resolver todos os problemas. É preciso fazer perguntas como "o evento será externo? Tem previsão de mau tempo?", com essas perguntas você deve também avaliar a estrutura para saber se ela suporta chuvas fortes e se terá equipamentos que podem sobrecarregar a rede elétrica e se há geradores, caso não tenha, você pode contratar um.

 

5.      Pessoa responsável pela checagem da segurança

 

É muito importante também ter alguém que seja responsável pela segurança geral e a mesma deve coordenar as equipes, observar se tudo está ocorrendo bem e também checar os itens considerados no levantamento de riscos e perigos. Também é preciso deixar sob a responsabilidade do encarregado os telefones de emergências e materiais de pequenos socorros, assim como curativos.

 

6.      Credenciamento dos funcionários

 

É importante que todos os integrantes da equipe sejam identificados e divididos por área, assim como staff, segurança e imprensa. É preciso que todos utilizem crachás no pescoço durante todo o evento. É necessário que eles tenham uniformes padronizados que ajudem no reconhecimento e na identificação por todos os participantes, sejam eles organizadores ou convidados. Embora pareça ser um mero detalhe, essa dica pode ajudar no planejamento de segurança.

 

7.      Brigada de incêndio

 

8 dicas para a segurança de eventos

 

É preciso ter uma brigada de incêndio em seu evento, pois esses profissionais são capazes de realizar uma evacuação, combate e resgate em casos de incêndio ou desastres. Também são competentes em verificar o estado de conservação dos extintores e até mesmo fornecer uma substituição dos mesmos, caso seja necessário. Dessa forma, esse tipo de contratação vale a pena já que esses profissionais fazem uma inspeção prévia do local para conhecer e montar um planejamento em caso de incidentes. Essa é a parte mais importante quando se fala em segurança para evento.

É ainda preciso adotar rotas de saída de emergência, equipe de brigadistas, localização dos extintores e todos os itens que incluem uma evacuação em caso de emergência. A legislação pede um espaço mínimo para o local da evacuação, além de uma sinalização do local de saída. Com esses aspectos é possível evitar possíveis embargos ou multas.

 

8.      Elabore um checklist

 

Esse item faz parte de um bom planejamento de segurança de eventos e é preciso elaborar com o objetivo de acompanhar todas as etapas de estruturação e preparação do esquema de segurança. Por meio dessa lista é possível checar se todos os procedimentos foram realizados para que tudo ocorra perfeitamente bem. Um checklist é eficiente e deve possuir as metas programadas e até mesmo os prazos para o seu cumprimento.

 

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