8 dicas para vencer concorrência no mercado de eventos

Hoje em dia, o ramo de eventos vem crescendo cada vez mais – e isso quer dizer que há diversos concorrentes. Como vencê-los e se tornar melhor que eles? Confira dicas incríveis para vencer a concorrência e ter muito sucesso!

Publicado em 15/04/2019

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O mercado de eventos vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje e isso quer dizer que a concorrência é ainda maior. Porém, isso não é um problema, basta saber como lidar e como vencê-la! Neste artigo falaremos tudo sobre organização de eventos e daremos oito dicas para vencer concorrência no mercado de eventos.

Organização de eventos

A organização de eventos é o planejamento de um festival, feira, festa, cerimônia, convenção ou reunião. A organização inclui etapas como estabelecer o orçamento que será gasto, a escolha de datas e horários, seleção e reserva do espaço que ocorrerá o evento (hotéis, salões de festa, fazenda, entre outros), estilo do evento, contratação de fornecedores, aluguel de mesas e cadeiras, patrocinadores, decoração, contratação de buffet para eventos, equipes de segurança, aluguel de brinquedos infláveis (para crianças, claro) ingressos e convites, música, divulgação e contratação de profissionais de saúde e limpeza.

Todo esse processo é realizado por um produtor de eventos, capaz de cuidar dos detalhes e gerenciar o seu tempo de forma sábia, para assim garantir o sucesso do evento.

8 dicas para vencer concorrência no mercado de eventos

Abaixo, listamos as oito melhores dicas para vencer concorrência no mercado de eventos. Confira:

1.       Conheça a sua concorrência

8 dicas para vencer concorrência no mercado de eventos

Uma das primeiras formas de como vencer concorrência no mercado de eventos é conhecê-la e saber quantos adversários a compõem.  É muito importante descobrir quais e quantos eles são, e isso pode ser feito pesquisando o máximo que puder e ficar de olho neles por meio das redes sociais.

2.       Aprenda com os seus pontos fortes e fracos

Aprender com os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes é uma das dicas de como vencer concorrência no mercado de eventos. Procure observar o que eles têm que você não tem, estude eventos organizados por eles e, o que tirar de melhor, melhore em seu evento. Utilize as vantagens da concorrência como uma motivação para estar sempre repaginando seus eventos.

Da mesma maneira que você observar os pontos fortes, também é preciso observar os mais fracos, como os erros, onde a concorrência deixou a desejar, para que você evite na organização dos seus eventos.

3.       Inove, sempre!

Uma das melhores dicas de como vencer concorrência no mercado de eventos é inovar, sempre. Novas tecnologias são desenvolvidas todos os dias com a finalidade de facilitar o trabalho dos profissionais que planejam, promovem e executam uma ação. Por isso, se você deseja se destacar entre os seus concorrentes e se tornar o melhor, é preciso ser inovador em todos os seus projetos e processos.

Ao investir em ferramentas e técnicas de gestão e organização modernas e diferentes, você estará acrescentando valor ao seu trabalho, melhorando a imagem da sua empresa dentro do mercado de eventos, se ajustando como especialista na área e chamando a atenção de seus potenciais clientes.

4.       Projetos criativos

8 dicas para vencer concorrência no mercado de eventos

A criatividade é uma das características mais importantes de produtores bem-sucedidos, sendo fundamental para executar um trabalho diferenciado. A dica para vencer os seus concorrentes é abusar das boas ideias e encontrar as melhores maneiras de transformá-las em realidade.

Decoração, tema, música, atrações, promoções e até mesmo o cardápio. Todas essas atividades são relevantes e estão relacionadas com a criatividade dos profissionais que estão envolvidos na organização de um evento.

Uma boa agência de eventos também precisa abusar da criatividade de seus colaboradores na resolução de problemas. Quando ocorre algum imprevisto é preciso saber como agir rapidamente para que isso não impacte de forma negativa a experiência dos participantes.

5.       Use o marketing a seu favor

Usar o marketing é uma das formas para vencer concorrência no mercado de eventos. Uma comunicação realizada de maneira incorreta pode resultar em diversos problemas para o seu evento, tanto com patrocinadores quanto com fornecedores e participantes. Afinal, não adianta realizar um evento fantástico se não houver público ou se não trouxer o resultado que você espera.

Além disso, investir em marketing é essencial para fazer a divulgação do seu evento. Ferramentas como promoções, cortesias, sorteios e interações fornecem excelentes resultados na atração de participantes, reconhecimento de marca e engajamento.

6.       Networking

8 dicas para vencer concorrência no mercado de eventos

O networking é uma das formas para vencer concorrência no mercado de eventos. É impossível trabalhar com promoção de eventos sozinho. Por isso, é preciso conhecer imprensa, patrocinadores, assessoria de artistas, fornecedores e até mesmo outros produtores para desenvolver um bom trabalho e ganhar reconhecimento.

Para estar à frente de uma agência de eventos é preciso ser um excelente comunicador, fazendo networking a todo o momento. Saber expressar excelentes ideias, ter uma boa conversa e saber ouvir são os ingredientes fundamentais para quem deseja vender a imagem da sua marca e fechar parcerias de sucesso.

Procure entender e se relacionar bem com todos, pois isso ajudará você a lidar com diversas situações que possam surgir. Além disso, o networking é essencial para desempenhar boa liderança, contratação e supervisão de fornecedores e habilidades de negociação. Lembre-se sempre que o relacionamento é a chave para se destacar no mercado de eventos e encantar as pessoas que o cercam.

7.       Tenha fornecedores de qualidade

Ter fornecedores de qualidade é uma das melhores dicas para quem deseja vencer concorrência no mercado de eventos. Procure sempre ter em mãos uma lista de contato de montadores, iluminadores, buffet, assessores, fotógrafos, entre outros serviços que você precisará em seus eventos.

8.       Promoções chamativas

Criar promoções chamativas é uma das dicas para vencer concorrência no mercado de eventos. É preciso que os objetivos estejam bem alinhados às expectativas dos organizadores. Determine o perfil do público-alvo e as melhores formas para atraí-lo. Assim será capaz de evitar desperdício de dinheiro e tempo falando com quem não está interessado no que o seu evento oferece.

Utilize a tecnologia a seu favor e ofereça uma prévia online de suas atrações. Além disso, utilize patrocinadores como verdadeiros aliados do evento e lembre-se que é preciso que esses colaboradores estejam de acordo com a proposta de valor.

 

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