Calígrafos – Arte no escrever

Caligrafia, palavra de origem grega que quer dizer bela escrita é chamada, também, de arte da escrita

Publicado em 10/08/2012

Avalie este Artigo
3.5

Caligrafia, palavra de origem grega que quer dizer bela escrita é chamada,  também, de arte da escrita. Uma definição mais moderna seria a arte de dar forma aos sinais de uma maneira expressiva e harmoniosa. A história da escrita acompanha o desenvolvimento estético ditada dentro de muitas técnicas como a velocidade de transmissão e as diferenças entre pessoas, épocas e também lugares.

Hoje, dentro da caligrafia moderna temos desde as inscrições funcionais até criações para estupendas obras de arte, onde a expressão abstrata pode tornar-se mais importante do que a própria legibilidade das letras.  

Muito utilizada principalmente em convites de casamento e eventos importantes, no design de fontes, de logótipos, na arte sacra, no design gráfico, nos anúncios, em documentos etc... a caligrafia surge como profissão aos chamados calígrafos. As ferramentas principais para estes profissionais são a caneta, que pode ser plana ou redonda, e  também um pincel. Para fins decorativos, canetas com inúmeras pontas podem ser utilizadas.

As tintas para esta escrita é geralmente à base de água, mais líquida do que as tintas à base de óleo usadas em impressões, o papel deve ser de altíssima qualidade e que tenha boa consistência de porosidade, embora sejam muitas vezes utilizados os pergaminhos. As canetas podem ser desde as tradicionais bico de pena que precisam de mergulhos constantes na tinta até canetas caligráficas que têm cartuchos imbutidos, evitando a necessidade de ter que constantemente mergulha-las em tinteiros.

Profissionais

Muitas empresas e profissionais liberais fazem convites para casamentos, bailes de debutante, festas e eventos profissionais, prestando assessoria desde a escolha do modelo de convite de acordo com o evento, acessórios, gráfica e o trabalho de caligrafia em si.

Esta arte requintada também pode ser tratada como artesanato, onde paciência e atenção aos detalhes definem a qualidade e o bom gosto do trabalho. Convites, por exemplo, apesar de produzidos com materiais novos trazem, com a ajuda dos calígrafos, os nomes dos convidados escritos pelas mãos delicadas e habilidosas destes profissionais. O convite é a primeira impressão para qualquer tipo de evento, por isso, devem estar perfeitos e ser cuidados com carinho e dedicação do começo ao fim.

Alguns dos serviços que estes profissionais prestam são: o sobrescrito de listas de convidados para eventos, preenchimento de certificados e diplomas, manuscritação de documentos para homenagens: titulações e comendas; trabalhos com bordas, papéis especiais, couro animal, envelhecimento, lacres de cera, sinetes, pastas acondicionadas para solenidades, iluminuras folheadas em ouro e prata, mensagens, poemas e textos personalizados.

No passado, com técnicas apuradas, assim como nas escritas chinesa e árabe, os manuscritos ocidentais tinham estritas regras e formas. A qualidade da escrita ganhou um ritmo e uma regularidade com as letras e uma ordem esquematizada das linhas na página. Cada caractere tinha, e hoje ainda tem, uma precisa ordem de escrita.

Para o mundo da caligrafia, um pequeno detalhe faz toda a diferença! Contratando o serviço de caligrafia artística, certamente, a sua festa, bodas, ou evento ganhará um toque de sofisticação, arte e beleza que com certeza vai surpreender seus convidados.

Sabemos que hoje a caligrafia é considerada como uma expressão de arte em muitas culturas, também podendo ser tratada como verdadeira obra de arte. 

Curiosidades

A caligrafia ocidental vem do sistema de escrita latino, e, também, dos sistemas de escrita grego e cirílico. Os primeiros alfabetos evoluíram em torno da época de 3.000 A.C. As letras maiúsculas surgiram primeiro, seguidas da invenção das letras minúsculas no período da História chamado carolíngio. Longos e pesados rolos de papiro foram substituídos pelos romanos pelos primeiros livros, inicialmente simples páginas dobradas de pergaminhos feitos de peles de animais.

Alguns tipos de caligrafia utilizadas hoje são: Ocidental, Asiática Oriental, Indiana, Tibetana, Islâmica, Persa, Glifos Maia e Grafite.

Realizada através de  um processo de simbologia, a escrita possibilitou ao homem difundir suas mensagens para muito além do seu próprio tempo e espaço, criando mensagens que poderiam ser propagadas à distâncias enormes. Foi a partir de ideogramas e símblos abstratos que o homem sentiu a necessidade da comunicação e da sua propagação, consequentemente. 

 

convite.jpg


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 24/07/2014 às 12:07

    Estou cadastrada neste site porém não apareço no link Calígrafia - Minas Gerais - Uberlândia.

    Porque????

  • disse em 04/07/2014 às 10:07

    Sobrescritação em convites de Casamento, Formatura, Aniversário, Boda.
    Plastificação, Lacres e Decoração com Fitas.


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39456 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...