dicas para organizar exposição de arte

Vai organizar um evento semelhante a uma exposição de arte e não sabe por onde começar e nem o que fazer para planejar um evento desse tipo e porte? Confira aqui várias dicas para organizar uma exposição de arte com sucesso.

Publicado em 26/09/2018

Avalie este Artigo

Você vai organizar um evento semelhante a uma exposição de arte e não sabe como fazer de forma eficiente e que garanta o sucesso? Sabe o que é essencial para planejar e organizar um evento? Nesse artigo falaremos tudo sobre planejamento e organização e dicas para organizar exposição de arte.

Planejamento e organização

O planejamento é um processo que possui diversas etapas e que inclui orçamento, escolha do local, data e horário, decoração, tema do evento, contratação de fornecedores e patrocinadores, Buffet, contratação de equipes de segurança, transporte, entre outros. Essas etapas valem para qualquer tipo de evento realizado para assim garantir o seu sucesso no dia.

Exposição de arte

 Uma exposição de arte é onde se apresenta desenhos, pinturas, instalações, esculturas, fotografias, trabalhos em som, vídeos ou apresentações de artistas ou grupos de artistas. As obras podem ser expostas em museus, centros de arte, galerias ou até mesmo em locais cuja função principal não é nem exposição e nem venda de arte. A exposição ou feira é uma forma de divulgar o trabalho do artista e trazer arte para vida das pessoas.

Dicas para organizar exposição de arte

 

9 dicas para organizar exposição de arte

Abaixo listamos as melhores dicas para organizar exposição de arte. Confira:

1.       Definir o tema

Uma das dicas para organizar exposição de arte é determinar primeiro o tema, pois uma boa exposição é caracterizada por um tópico relevante que conecte todas as obras, transmitindo a imagem de que cada peça é um elemento diferente de um contexto maior. Procure antes descobrir qual mensagem pretende passar. Quanto mais especifico for o tema, melhor será. Sobre o nome da exposição, é muito importante que seja algo que chame a atenção do público.

2.       Escolhendo as obras

Escolher as obras que estejam de acordo com o tema da exposição é mais uma das dicas para organizar exposição de arte, por exemplo, para um evento pequeno você deve escolher entre 10 a 30 obras de arte. Lembre-se de abrir inscrições para artistas locais que estejam dentro do tema da exposição e lembre-se de dar créditos a eles.

3.       Esteja sempre preparado

Para uma exposição de arte é muito importante estar sempre preparado caso ocorra algum imprevisto, ou seja, ter um plano B em mãos e saber como agir rápido sem que os participantes percebam o que está ocorrendo. Por exemplo, como a falta de algum alimento durante a exposição, saiba providenciar outro tipo de alimento. A caixa de som que estava funcionando no dia anterior parou de funcionar? Providencie outra caixa para ser utilizada nesses casos, e assim vai.

4.       Determinando dia e horário

Mais uma das principais dicas para organizar exposição de arte é determinar o dia e horário do evento. A coordenação de uma exposição de arte pode até ser cansativa, mas é muito importante prestar atenção e ser realista na hora de determinar o cronograma; e, além disso, começar o planejamento do evento dois ou três meses com antecedência para poder ter tempo para organizar todas as suas etapas. A dica é escolher um dia próximo do final de semana que é quando as pessoas não trabalham e buscam por algo para se divertir.

5.       Escolha de local

Escolher o local que ocorrerá o evento é mais uma das dicas para organizar exposição de arte. Procure escolher um local que seja adequado para exposição de arte, assim como um estúdio ou uma galeria, mas lembre-se de não se limitar apenas a ambientes tradicionais, você também pode escolher cafés, restaurantes, igrejas e até mesmo escritórios. Lembre-se de verificar o local e garantir que ele esteja limpo, que tenha uma boa iluminação e que seja grande o bastante para realizar a exposição.

6.       Tamanho das obras

É muito importante analisar a proporção da parede e da obra que será exposta para evitar que fique feio e desproporcional. As produções mais importantes merecem mais destaque, elas podem ficar em uma parede só, com uma boa iluminação e na parede com maior visibilidade.

Lembrando que não é preciso combinar a cor da tela com a cor da decoração, pois ela combinará perfeitamente com o ambiente. As esculturas podem ficar sobre piso, pendura na parede ou sobre uma base. Mas, é preciso analisar o tamanho, cor, material e tela. Uma boa iluminação e cor de parede adequada ajudam a destacar as obras, lembre-se disso!

7.       Comes e bebes

 

9 dicas para organizar exposição de arte

Outra das melhores dicas para organizar exposição de arte é contratar um Buffet para realizar os comes e bebes para o seu evento, pois um bom evento deve ter comida e bebida disponível aos participantes.

Os principais petiscos que podem ser disponibilizados para o público são queijos, sanduíches, frutas, taças de vinho, entre outros. Caso o público seja maior, procure considerar opções mais adequadas para um grande número de pessoas, assim como coquetéis, miniquiches, entre outras opções, mas lembre-se de que deve agradar a todos.

8.       A divulgação

Investir na divulgação é mais uma das dicas para organizar exposição de arte, pois sem ela não se adquire sucesso. Procure imprimir cartazes, panfletos, folhetos e anúncios que possuam todos os detalhes do evento e os tipos de trabalhos que serão exibidos durante ele.

Inclua informações assim como o horário e a data, onde ocorrerá o evento, código de vestimenta, valor do ingresso, entre outros. Outra dica é colocar os anúncios em locais públicos como escolas de arte, cafeterias, universidades, clubes ou até mesmo em supermercados. Também pode criar convites personalizados e enviar cartões postais com a biografia e o trabalho dos artistas em exposição.

9.       Interação com o público

 

dicas para organizar exposição de arte

Como última das dicas para organizar exposição de arte interagir com o público é muito importante. Assim que os visitantes começarem a chegar, recepcione-os e responda quaisquer dúvidas e converse sobre as artes, fale sobre todos os detalhes, principalmente o nome do artista de tal obra.

Caso você esteja exibindo as suas próprias obras, fique próximo do público para poder ser identificado como o autor. As exposições de arte são eventos sociais, então nunca tenha medo de interagir e de se divertir.

Gostou do artigo sobre dicas para organizar exposição de arte? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39389 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...