Cinco Dicas de Inovação para Eventos

Se você tem interesse em saber sobre dicas de inovação para eventos, independentemente do tipo e formato, com certeza vai gostar de ler as cinco dicas de inovação para eventos que vamos trazer aqui. Boa leitura!

Publicado em 19/10/2021

Avalie este Artigo
5

Eventos inesquecíveis e de sucesso são aqueles que proporcionam uma experiência inovadora para os participantes ao aproveitar as dicas de inovação para eventos, sejam soluções tecnológicas, sejam uma escolha incomum de local, sejam uma organização mais viva, orgânica e que traga maior flexibilidade. Além disso, ao apostar em soluções inovadoras, você também pode produzir eventos mais eficientes e lucrativos.

Para que você se destaque, é essencial abusar da criatividade e apostar em soluções e produtos inovadores. Assim, você consegue gerar um “buzz”, uma agitação em torno do seu evento, de tal forma que as pessoas não vão conseguir parar de falar dele, lembrando-se dele por muito tempo. Como resultado desse burburinho, você conquistará cada vez mais interesse das pessoas da área, o que pode diminuir os custos da próxima edição.

Se você quer impactar seu público com eventos inovadores, para que ele retorne nas edições seguintes, e deseja criar um diferencial no mercado em relação a outras empresas e eventos da mesma área, você não pode deixar de ler as cinco dicas de inovação para eventos que trouxemos para você neste post.

Aposte na Tecnologia

Cinco Dicas de Inovação para Eventos

PHOTO BY CHRISTOPHER BURNS ON UNSPLASH

A primeira dica de inovação para eventos é apostar na tecnologia. A primeira ideia que normalmente vem à mente ao falar de tecnologia em eventos são os smartphones. De fato, esses dispositivos permitem que você tenha, na palma da mão, aplicativos que ajudem muito a produção de eventos, como o Google Drive, que pode ser usado para compartilhar arquivos de modo simples e rápido com a equipe de organização do evento.

O WhatsApp também pode ser bastante útil para criar grupos e trocar informações, em tempo real, com a equipe de produção. Além disso, você também pode usar aplicativos para automatizar alguns passos da produção do seu evento, por exemplo: fazer a lista de participantes, vender ingressos e realizar o credenciamento do público.

Para divulgar seu trabalho ao maior número de pessoas e fechar cada vez mais negócios com novos clientes, vale a pena criar um bom portfólio on-line. Você pode criar seu próprio site ou contratar alguém para fazê-lo, mas não pode deixar as redes sociais de lado. Crie perfis, pelo menos no Facebook e no Instagram, e aposte em uma boa estratégia de marketing de eventos. Se você não souber fazer isso, contrate um social media.

Inove na Escolha do Local

Ao escolher o local, garanta que o espaço para eventos escolhido tenha segurança e vigilância para eventos, um bom tamanho, seja adequado ao tipo de evento e ao dia e horário, e, para fugir da mesmice, aposte em locais inovadores. Por que palestras e apresentações têm de acontecer sempre em uma sala fechada ou em um auditório? Você pode oferecer um tour pelo espaço durante a apresentação ou fazê-la em um lugar incomum.

Já há empresas no mercado, tanto no Brasil quanto no exterior, que são especialistas em oferecer locais com experiências diferentes e personalizadas ao permitir que profissionais como cientistas, empresários, designers e artistas deem palestras ou se comuniquem com o público em locais inusitados e inovadores com cenografias que combinam com o produto ou com a empresa.

É importante, porém, garantir que os convidados e os participantes tenham uma experiência segura e de qualidade ao assegurar as condições técnicas que os eventos exigem, como os equipamentos audiovisuais, as estruturas e equipamentos para eventos, além de profissionais, como garçons e maîtres para festas e eventos, músicos e DJ para festas.

Faça Mudanças Radicais na Programação do Evento

Cinco Dicas de Inovação para Eventos

PHOTO BY STIL ON UNSPLASH

Esqueça a programação tediosa e previsível que você já viu em vários eventos corporativos e educativos por aí. Deixe seu evento se desenrolar de modo mais vivo, orgânico e flexível. Você pode, por exemplo, permitir que os participantes tenham uma experiência mais personalizada ao oferecer um aplicativo em que eles possam ver onde e quando as atrações que mais lhes interessam vão ocorrer, assim, eles podem criar um itinerário.


Você pode oferecer experiências únicas, que criem sensações e fiquem marcadas no seu público ao oferecer brindes personalizados ou interativos, como brincadeiras e jogos, buffet temático e apresentações musicais ou de comediantes. Uma organização feita com excelência e cuidado ainda é indispensável, mas aproveitar as facilidades e melhorias que a tecnologia pode trazer para a programação do evento é uma das melhores dicas de inovação para eventos.

Trabalhe Bem os Sentidos dos Participantes

Cinco Dicas de Inovação para Eventos

PHOTO BY MIMI THIAN  ON UNSPLASH

Trabalhar com outros sentidos além da visão e da audição, que costumam ser o foco da maioria dos eventos, é uma ótima dica de inovação para eventos. Ao oferecer um menu diferenciado, por exemplo, você pode surpreender o paladar dos participantes do seu evento. A escolha de um cardápio diferente e inovador pode ser aquilo que criará sensações e experiências mais notáveis no público.

Também é possível explorar o sentido olfativo por meio do aroma no lançamento de um produto, experimentando fragrâncias e outros sentidos que se relacionem ao tema e ao universo do produto ou da empresa, como o paladar, por meio do menu, e o tato, ao aproveitar texturas diferenciadas nos produtos. Essa pode se tornar uma das experiências mais inovadoras de seu evento, pois aromas podem afetar tanto o comportamento quanto o humor das pessoas.

Escute o Público

 

A última dica de inovação para eventos é escutar seu público ao conversar e fazer pesquisas para saber a opinião dele a respeito do seu evento. Ele pode oferecer ideias diferentes ao relatar as experiências dos seus eventos preferidos ou dar sugestões de melhoria para as próximas edições do seu evento. Afinal, este é o público para o qual você fará o evento, e uma boa comunicação é vital para que seu evento dê exatamente aquilo que o público deseja.

Pronto, agora você já conhece as cinco dicas de inovação para eventos, que são: apostar na tecnologia, escolher locais diferenciados, fazer mudanças radicais na programação, despertar diferentes sentidos nos participantes e escutar o público. E você?

Conhece outras dicas de inovação para eventos? Então, comente e faça sugestões a seguir.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39742 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...