Com quais flores decorar?

Fatores como a sazonalidade das flores, além da relação de custo de cada espécie, são algumas das dúvidas que pairam sobre a cabeça de quem vai organizar um evento ou festa. E isto pode sim ser uma escolha difícil

Publicado em 27/07/2012

Avalie este Artigo
5

Fatores como a sazonalidade das flores, além da relação de custo de cada espécie, são algumas das dúvidas que pairam sobre a cabeça de quem vai organizar um evento ou festa.  E isto pode sim ser uma escolha difícil. Bom seria se as flores mais perfumadas e de maior durabilidade fizessem o espetáculo de enfeitar o salão, a igreja ou qualquer outro ambiente, sem termos que nos preocupar com os muitos detalhes que acompanha este tema. 

Para início de conversa, vamos relacionar as flores que têm maior durabilidade. São elas: os crisântemos, as sardinheiras, as orquídeas e as petúnias. E as mais perfumadas são: o jasmim, lírio branco, lírio star gaze, gardênia, lavanda, flor de laranjeira, narciso, frésia, e lavanda.

Entretanto, para os especialistas na arte de enfeitar e decorar com flores, não basta apenas estes dois quesitos para compor os arranjos, pois, dependendo da época em que se dê a festa, estas flores podem estar indisponíveis ou estarem a um preço tão alto que fica inviável a compra.

É sempre bom observar a época em que as flores estão disponíveis e adequar ao momento do casamento, ou festa. Deste modo, teremos uma excelente relação custo benefício.

No entanto, se achar que os valores envolvidos ainda estão muito altos, há ainda a possibilidade de usar flores artificiais de seda. Calma, são muito, mas muito bem acabadas e refinadas, mas nem sempre são mais baratas que as de verdade, dependendo do modelo; porém, não teremos que nos preocupar com a estação correta das flores.

As piores datas para tratar da decoração da igreja ou salão são os últimos dias de outubro e os primeiros dias de novembro, devido à proximidade do dia de finados, onde os preços se elevam muito. Outra data difícil são os dias próximo ao 12 de junho (dia dos namorados) os preços podem surpreender, e muito.

Fazer cotações de preços pela internet também é uma boa dica. Mas claro que a ida à floricultura é de extrema importância para conferir a forma como trabalham e a qualidade geral das flores antes de fechar um contrato. Assim, teremos menos problemas com um serviço ruim ou flores de má qualidade.

acacia_162523.jpg Foto: acaciadecoracoes

Flores de cada estação

Na primavera temos o agapanto, antúrio, áster, boca de leão, cáspia, copo de leite, crisântemo, dália, delfino, estátice, frésia, gérbera, gipsófila, girassol, gladíolo, goivo, Iris, lírio branco, lisiantus, narciso, oncidium, rosa, strelitza, tango e tulipa.

Já no verão temos: angélica, antúrio, áster, boca de leão, cáspia, copo de leite, cravina, crisântemo, dália, delfino, gérbera, gipsófila, girassol, gladíolo, lisiantus, orquídeas, tango e rosas.

Para o outono temos: angélica, áster, catléia, cimbídio, cravina, cravo, crisântemo, delfino, gipsófila, gladíolo, margarida, narciso, orquídeas, rosa, strelitza, tango e tulipa.

E no inverno: angélica, áster, catléia, cimbídio, copo de leite, cravina, cravo, crisântemo, estátice, frésia, gipsófila, girassol, gladíolo, goivo, iris, narciso, oncidium, orquídeas, rosa, strelitza, tango e tulipa.

 

Arranjos

Ao contrário das flores frescas, os arranjos florais não têm a necessidade de ser colocados em vasos quando recebidos. Como já possuem uma base, normalmente de espuma floral, é possível manter a água fresca por um tempo determinado. Assim que recebido, é bom colocá-lo em ambiente fresco e arejado, adicionando água diariamente, mas nuca sobre as flores. Rosas, hortênsias e folhagens verdes podem ser borrifadas com água, mas as outras flores não devem ser.

E você sabe o que são flores preservadas? São flores frescas que foram tratadas com intermédio de processo químico para mantê-las mais naturais por muito tempo.
Neste caso, não devemos colocar água, diferente das flores frescas, elas se conservam muito bem em ambientes com ar condicionado ou seco.

Outra dica é não expô-las diretamente ao sol. O ambiente mais propício à sua conservação é de 60 a 80% de umidade, percentagem média do interior das casas brasileiras. Agora é só ir às compras!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39503 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...