Artigo oferecido por:

Come se trufas também com os olhos

Publicado em 28/08/2009

Avalie este Artigo
4.4

Introdução

O que é gostoso, fica ainda mais gostoso se é bonito! Por isso, a aparência dos alimentos é muito importante, seja no dia a dia, seja numa data especial. Mas, quando pensamos em vender, ou presentear, aí sim, a aparência é fundamental. É o que chamamos de agregação de valor. Nesse artigo vamos tratar de agregar valor a um produto que já é muito especial: a trufa de chocolate

Por que o nome TRUFA? Esse é nome de uma batata de origem inglesa muito apreciada na Europa, e muito, muito cara e nobre. Ela pode ser escura ou branca, é pequena e tem um formato bastante irregular. Por ser rara e nobre, os chocolateiros deram seu nome a um produto muito especial feito com uma massa cremosa à base de chocolate e creme de leite.

As primeiras trufas de chocolate eram produzidas de uma massa a partir de chocolate nobre, creme de leite, glucose e conhaque, e envolvidas em cacau em pó para que se parecessem realmente com uma batata suja de terra. Sua durabilidade era muito pequena, pois, sem proteção, absorvia rapidamente umidade, a inimiga no 1 do chocolate. Por essa razão, as trufas passaram a ser banhadas em chocolate, passando sua durabilidade de 24h para aproximadamentre 15 a 20 dias.

O banho de chocolate veio trazer uma outra possibilidade: a decoração já não precisava se limitar ao cacau envolvendo a trufa. As trufas tradicionais, de conhaque, continuam com sua aparência original. Mas novos recheios, a partir da massa com outros sabores, pediam uma decoração diferente, não só para identificação do sabor, mas também para enfeitar uma mesa ou uma caixa de presente.

É importante observar que as trufas não são enroladas como docinhos - elas são moldadas, com a ajuda de duas colheres, de forma a se parecerem com a trufa verdadeira. Com sua popularização, as trufas começaram a ser feitas também na forma de bombom porque industrialmente é mais fácil controlar seu tamanho e formato, garantindo um padrão. Enformada, ela é chamada de bombom trufado ou trufa enformada.

Decoração de trufas

A decoração das trufas, além de embelezá-las, deve sugerir o sabor de sua massa. As trufas tradicionais, de conhaque, são decoradas sempre com pó de cacau. Para diferenciar os vários sabores hoje existentes pode-se optar por decorar as trufas com raspas de laranja ou limão, pó dourado ou prateado comestível, castanhas trituradas ou mesmo utilizando fios de chocolate em outra cor ou tonalidade para formar desenhos. A cobertura deve estar quase seca para polvilhar a raspa ou o pó de cacau. Isso evita que eles se misturem à cobertura e derretam também.

Trufa tradicional de conhaque.    Trufa de Gianduia.JPG    Trufa Floresta Negra.JPG

A decoração de bombons trufados é menos “artesanal”; eles costumam ser envolvidos, como um bombom, em papel chumbo. 

Depois de totalmente secas, após o período de cristalização (aproximadamente 6h) as rebarbas das trufas e bombons devem ser aparadas delicadamente com uma faquinha lisa, porém, não se pode tocá-los com as mãos úmidas ou quentes. É aconselhável utilizar, além de luvas de silicone, um guardanapo de papel para não deixar as digitais.

Embalagem de trufas

O processo de embalagem é importante porque ajuda a manter a qualidade do chocolate, além de valorizar o produto com o uso de papéis coloridos próprios.

Para embalar individualmente, tanto trufas como bombons trufados, não é aconselhável o uso de papel alumínio porque ele retém calor, nem de filme plástico que, além de reter calor, passa cheiro e não tem grande durabilidade. O mais aconselhável é o papel chumbo, disponível em várias cores e estampas.

Em lojas especializadas encontra-se grande variedade de opções para embalagem, que devem ser escolhidas conforme o uso que será dado ao produto. Deve-se ter sempre em mente que, além do paladar, as trufas devem impactar visualmente. A seguir, alguns exemplos de embalagens: 

1. Forminhas em papel e tecido

Existem em formatos diversos, tanto para comporem caixinhas de presente como mesas de doces em eventos.

Tradicionalmente as trufas são colocadas em forminhas de papel onduladas, marrons, forradas por um tapetinho da mesma cor, conforme mostrado nas ilustrações acima. Entretanto, para mesas de eventos, cada vez mais se usam forminhas sofisticadas, de cores e formatos variados, para combinar com a decoração. As mais comuns para trufas, em papel, são as de formato "tulipa", na cor branca. 

Forminhas em papel.JPG    Forminhas de flores.JPG

As de tecido, tela ou seda engomadas, são utilizadas em eventos mais sofisticados e podem chegar a custar mais caro do que a própria trufa.          

2. Ovo de Páscoa e coração de chocolate

Ovos de Páscoa e corações trufados estão na moda. Mas isso significa que ambos os produtos deverão seguir o prazo de validade das trufas, o que obriga a sua produção "em cima da hora" de vender ou de presentear. Uma boa opção é substituir o ovo trufado por um ovo recheado de mini-trufas - com isso, as "cascas" dos ovos ou do coração poderão estar prontas com antecedência. As mini-trufas deverão ser embrulhadas individualmente em papel chumbo antes de serem colocadas dentro das casas visando sua durabilidade e evitando a contaminação de sabores.

 Ovo 3.jpg             Coraçãoprata.JPG

3. Caixas de presentes e de lembrancinhas

As trufas ou bombons trufados são colocados em forminhas marrons (cor tradicional para chocolate) e com tapetinho da mesma cor. Seja qual for a cor da caixinha de presente, é bom que as forminhas sejam "quase invisíveis", para valorizar a decoração das trufas e mostrar sua variedade.

 Caixa de trufas    DSC01540.JPG

Caixinhas individuais são usadas para presentear trufas como lembrancinhas de casamentos, aniversários, nascimentos e outros. Existem inúmeros modelos em lojas especializadas que podem ser personalizadas com gravações.

Conjunto de embalagens de truf

4. Bouquet de trufas

Os botões são trufas ou bombons trufados espetados em pauzinhos de churrasco recoberto, embalados em papel chumbo, recoberto de papel nacarado e folhas de enrolar bombons. As flores são de tecido e o arranjo é montado com papel decorativo e laços. Essa é uma das formas mais impactantes de se presentear com trufas: emociona quem as recebe!

Bouquet laranja.JPG    Bouquet vermelho


Artigo criado por: Vânia Campos - Lembrancinhas

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39615 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...