Conheça os 10 tipos de eventos acadêmicos mais importantes

Planejar e organizar eventos acadêmicos requer dedicação e cumprimento de diversas etapas; um dos primeiros passos é decidir qual será o tipo de evento. Mas como fazer isso? Confira alguns tipos de eventos acadêmicos.

Publicado em 15/03/2019

Avalie este Artigo

Eventos acadêmicos e corporativos apresentam características semelhantes. Por isso que é muito importante conhecê-los e organizá-los com sucesso. Mas quais são? Neste artigo falaremos tudo sobre os dez melhores tipos de eventos acadêmicos.

Eventos acadêmicos

Transformar eventos acadêmicos em acontecimentos que tragam conhecimentos, experiências e que sejam memoráveis é a meta de todo organizador. Para isso, é preciso determinar o tipo do evento. Classificar eventos pode ser difícil tanto para participantes como para organizadores. Por serem de uma mesma categoria, os eventos tendem a apresentar aspectos semelhantes. Além disso, é normal confundir curso com workshop. Por isso, o organizador precisa conhecer todos os tipos de eventos acadêmicos para organizar desde a decoração, aluguel de mesas e cadeiras, equipe de segurança e limpeza, iluminação, escolha do local, entre outros fatores.

10 tipos de eventos acadêmicos mais importantes

Abaixo, conheça os dez tipos de eventos acadêmicos mais importantes:

1.       Conferência

Um dos tipos de eventos acadêmicos mais comuns é a conferência, que funciona como uma reunião com profissionais importantes para debaterem sobre determinado tema, o que pode ser realizado diante de uma grande quantidade de interessados no assunto. Geralmente, uma conferência tem um presidente de mesa, que conduz as apresentações e o debate. Os participantes podem fazer perguntas relevantes para o tema.

Tais questões precisam ser formuladas por escrito por alguém que está no auditório. Ao receber as perguntas, o conferencista serve como moderador e define quais serão as perguntas expostas a todos. Vale lembrar que as pessoas interessadas costumam apresentar conhecimento sobre o tema abordado. Além disso, há aqueles participantes que querem conhecer mais sobre o assunto.

2.       Fórum

O fórum é um tipo de evento onde se permite que você exponha a sua opinião. Além disso, a participação da plateia é fundamental. No fórum, a maior quantidade de opiniões e exposição de vários tipos desses pontos de vistas servem de incentivo para o posicionamento do público. Dessa forma, a opinião serve como um dominó, que desencadeia cada vez mais ideias, opiniões, teorias, cada vez mais posicionamento. Ele é administrado por um profissional que tem domínio sobre o tema e que começa a debater as opiniões.

3.       Curso

O curso é um dos tipos de eventos acadêmicos que consiste no detalhamento sobre um assunto ou conjunto de temas com o foco de "ensinar a fazer" ou "treinar". O curso é composto por exposições de pessoas com formações acadêmicas, que procuram passar o seu conhecimento aos participantes. A meta desse tipo de evento é mais teórica do que prática, e não invalida a prática. O curso é indicado tanto para pessoas que conhecem um pouco como para as que não têm conhecimento sobre determinado assunto – exceto cursos de especialização, que garantem aprimorar o conhecimento de quem já tem certo conhecimento.

4.       Brainstorming

 

Conheça os 10 tipos de eventos acadêmicos mais importantes

O brainstorming é um dos principais tipos de eventos acadêmicos, que significa o incentivo dado aos participantes para terem ideias tendo em vista a solução de problemas relacionados a um tema específico. A troca de opiniões resulta em ideias capazes de solucionar certas questões de interesse acadêmico ou corporativo.

5.       Congresso

O congresso é o tipo de evento acadêmico que tem o objetivo de debater e adquirir conclusões acerca de um tema central. Esse tipo de evento é formal, periódico e de alta complexidade, que precisa ter regimento e regulamento próprios. Geralmente é promovido por entidades associativas e conta com a presença de especialistas e profissionais que têm interesse e atuam na mesma área. Dentro de um congresso podem ocorrer diversos tipos de atividades, assim como comissões, palestras, mesas-redondas, simpósios, entre outros.

6.       Mesa-redonda

As mesas-redondas costumam compor a programação de tipos de eventos acadêmicos assim como os congressos. Têm o objetivo de promover o debate e levantar questões em relação a um determinado tema. O assunto debatido costuma ser de interesse do público – e até polêmico. Nesse tipo de evento acadêmico, a participação do publico é bastante ativa. As pessoas são incentivadas a defenderem pontos de vista e a realizarem perguntas aos especialistas.

7.       Palestra

Conheça os 10 tipos de eventos acadêmicos mais importantes

Assim como o curso, a palestra é um dos tipos de eventos acadêmicos coordenado por um palestrante profissional de certa área que apresentará o seu trabalho, pensamento, carreira ou até mesmo sobre como a sua vida foi construída. Isso dependerá da temática do evento e do palestrante. Normalmente, a palestra apresenta liberdade ao público para realizar perguntas no final da apresentação.

8.       Painel

Os painéis são encontros entre especialistas que causam debate entre si sobre a temática. O público não tem o direito de formular questões ou expor opiniões. O painel transfigura uma reunião entre espectadores e especialistas. Esse tipo de evento acadêmico é similar a mesa-
-redonda e é administrado por um mediador.

9.       Simpósio

Conheça os 10 tipos de eventos acadêmicos mais importantes

O simpósio tem o objetivo de estudar e discutir um determinado tema, ocorrendo intercâmbio de conhecimento e experiências e projetando uma tomada de decisão. É um dos tipos de eventos acadêmicos que configura uma reunião formada por meio da iniciativa de uma classe técnica, cientifica ou artística para debates relacionados a um assunto e discussão sobre temas associados aos seus interesses.

A organização de um simpósio é complexa e semelhante a de um congresso, com o regimento das sessões setoriais, inscrições, fixação de regulamento, entre outros. Esse tipo de evento exige a participação de especialistas renomados sobre uma determinada matéria, pode apresentar diversas conferências e contar com exposições simultâneas.

10.   Seminário

O seminário é um dos principais tipos de eventos acadêmicos – um dos mais comuns – e é administrado por um orador. É dividido em três momentos: exposição, discussão e conclusão. Essas etapas são fundamentais para seguir a linha de raciocínio e a construção narrativa. Além disso, ocorre uma troca de experiências e informações, ou seja, funciona como um debate, porém sem a intenção de chegar a conclusões definitivas. Os seminários têm o objetivo de estimular a discussão sobre determinados temas, desenvolver novas capacidades e promover aprendizado com a instrução de profissionais especializados.


Gostou do artigo sobre os tipos de eventos acadêmicos mais importantes? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39617 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...