Projeção 3D Conheça um pouco mais sobre

Uma recém-novidade que promete deslumbrar e mexer com as emoções de muita gente!

Publicado em 20/08/2012

Avalie este Artigo
5

Você já ouviu falar em 3D mapping? Desde o ano passado esta técnica vem dando o ar da graça em terras brasileiras. Podendo ser chamada também de video-mapping, esta é uma técnica onde qualquer grande superfície como paredes ou laterais de prédios ganha vida. A imaginação não tem limites e o impacto visual é de deslumbrar qualquer um.

Esta técnica pode também ser projetada em ambiente interno, em superfícies menores, em eventos menores. É um artifício interessante e atraente, pois, utilizando-se deste método pode-se de uma vez decorar uma grande estrutura física com diversos desenhos, muitas cores e movimentos incríveis.

Este modo de Projeção 3D se caracteriza por qualquer processo de mapeamento de pontos tridimensionais para um plano bidimensional. Hoje em dia como os métodos mais recentes para a exibição de dados gráficos baseiam-se em planos bidimensionais para os meios de comunicação, o uso deste tipo de projeção acaba se tornando bem amplo, especialmente nos gráficos de computador e engenharia além de gráficos de elaboração.

3D-projection-mapping-Fete-desFoto: Daniela Krautsack

Projeção realizada na França

 

Explicações

Este é um método baseado em topografia, ou seja, as imagens não se limitam mais às duas dimensões de uma tela apenas. Este processo implica em projetar uma imagem numa superfície e através de um software, fazer o mapeamento dos pontos que cobrem alguns de seus detalhes, como colunas, janelas ou portas e assim pode-se projetar imagens independentes nessas áreas, que quando combinadas entre si criam ilusões ou sobressaltam a forma que já está lá.

Esta técnica recente é a maior sensação nas festas e eventos nas principais capitais brasileiras.

Para quem curte balada de música eletrônica esta técnica se tornou um atrativo sem precedentes e isso graças a esta tecnologia tão mágica que, agora, está sendo utilizada em locais fechados também. As projeções de imagens 3D, para muitos, não são mais novidade, inclusive para os apreciadores de música eletrônica, que sabem do seu uso em áreas urbanas e mesmo em eventos ao ar livre. No entanto, atualmente, a novidade está em casas noturnas das grandes capitais que já dispõe do mapping 3D para fazerem projeções que vão sacudir as pistas de dança como nunca visto antes.

Já há empresas brasileiras que atuam neste segmento, fazendo inúmeras projeções urbanas, como na Avenida Augusta em São Paulo e até mesmo no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. De acordo com estas empresas responsáveis pelas projeções, o trabalho para criá-las é extremamente minucioso, pois, todo ele deve ser feito em mínimos detalhes, sem que nada escape aos olhos, para que possa se encaixar com perfeição máxima na superfície em que será exibida.

Guinnes

O maior espetáculo envolvendo o 3D mapping e que reuniu pirotecnia e iluminação cênica com especial destaque para o mapeamento de vídeo 3D que usava como tela de projeção os 25.500 m2 da fachada do prédio da Universidade de Moscow foi realizado pela empresa David Atkins Enterprises. O evento foi reconhecido pelo Guinnes Book como recorde, e teve como motivo a celebração do 20 º aniversário do Banco Alfa juntamente com o 864º aniversário de Moscou em novembro de 2011.

Oitenta e um projetores de vídeo foram utilizados para cobrir a fachada do edifício, os modelos utilizados eram de primeiríssima geração. O conteúdo foi distribuído via cabo de fibra ótica utilizando um sinal de saída DVI. Os Projetores estavam ligados através de um sistema de software usado para sincronizar as unidades em uma única projeção panorâmica. O conteúdo do espetáculo incluiu as participações do lendário alpinista francês Alain Robert (o chamado “Homem-Aranha francês”) escalando a fachada da universidade e a diva da ópera russa Anna Polovinkina que cantou a ária “Suíte do Príncipe Igor”.

O show que teve a duração de 30 minutos e foi criado e dirigido por David Atkins, foi assistido ao vivo por cerca de 800 mil pessoas, e culminou com o show do o grupo musical B2 em praça pública.

Uma recém-novidade que promete deslumbrar e mexer com as emoções de muita gente!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39536 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...