Convidados em casamentos no Brasil é recorde

Pesquisa aponta para o Brasil como o país com maior número de convidados para festas de casamento.

Publicado em 09/05/2013

Avalie este Artigo

Convidados em casamentos no Brasil é recorde

 

Realizada a primeira pesquisa internacional sobre casamento, em 17 países, por um portal de casamentos internacional. Nesta análise detectou-se que na amostra de 12,3 mil noivos que se casaram entre 2011 e 2012, a idade dos recém-casados compreendia entre 25 e 35 anos. Eles foram entrevistados mediante questionário online entre julho e setembro de 2012.

E está comprovado. O brasileiro, já tido como um dos povos mais festeiros do mundo reafirma esta máxima também no assunto casamento. Os noivos do País gostam mesmo é de festas grandes, com centenas de convidados e tudo o que têm direito. É o que mostrou esta pesquisa.  

Dos entrevistados brasileiros, 40% afirmaram que a sua união foi celebrada com mais de 250 convidados. O índice coloca o País em primeiro lugar no ranking dos matrimônios. A média geral é de que apenas 15% de uniões seja deste porte.

A grande maioria dos casais que podem e têm recursos para isso convidam centenas de pessoas para a festa de casamento. Alguns chegam a chamar 800 pessoas para a comemoração.

Gabriela Lima de Paula, dona da consultoria Moças Casamenteiras, afirma que as noivas em geral pensam em uma cerimônia com cerca de 150 convidados. Porém, na hora de definir os nomes, a festa sempre fica maior: “Começam a fazer a lista e distribuir convites, e logo vira uma festa para 300 pessoas”, disse.

Outro exemplo é da educadora Leda Maya, 60, apesar de ter feito a terceira união, também quis uma festa grandiosa: “Na primeira vez, não fiz nada. Na segunda, foi só a cerimônia religiosa. Dessa vez, quis o pacote completo, com tudo que tinha direito”, admitiu. Cerca de 250 amigos e familiares participaram da união de Leda e do professor Afonso Ferrario, 64, em Teresópolis (RJ): “Fizemos um churrasco em casa para todo mundo que a gente conhece”, contou a recém-casada.

Se o Brasil é 1º lugar para grandes celebrações, também tem espaço para as festas mais íntimas. A empresária Luciana Guirico, 36, por exemplo, preferiu uma comemoração para 50 pessoas: Gabriela declarou que festas menores como a de Luciana são mais comuns em outros países: “Tenho clientes europeus (que vão celebrar a união no Brasil) e eles preferem uma festa intimista. Convidam quem realmente tem que estar lá. Aqui temos outra cultura, aquela coisa de convidar por obrigação”, afirmou.

De acordo com a pesquisa do site, apenas 15% dos portugueses escolheram fazer festas com mais de 250 convidados, quinto lugar no ranking. O número foi ainda menor na Itália, com cerimônias grandes em apenas 12% dos casos, a nona posição.

 

Boas dicas

A festa de casamento requer tantos preparativos que às vezes fica complicado pensar em absolutamente tudo nos mínimos detalhes, principalmente quando a tarefa é delegada a uma única pessoa.  E muitas decisões que parecem óbvias são deixadas para a última hora. Alguns erros devem e podem ser evitados. A falta de bebidas, bolo pequeno, contratação de banda ruim... esses e outros erros podem comprometer a sua comemoração.

Bolo

O bolo nem sempre tem que servir a todos. Muitos cerimonialistas têm estatísticas que comprovam que apenas 1/3 das pessoas comem bolo de casamento. Por isso, um tamanho calculado para 50% do número de convidados é mais do que suficiente.

Brinde

Não é bom deixar nenhum convidado sem brinde ou lembrancinha eles, de fato, não gostam! No caso das lembrancinhas, se não tiver para todos o ideal é não deixá-las expostas desde o começo. Quando determinado número de pessoas deixar a festa, aí sim, comece a distribuição.

Mesas

Lugar marcado é recomendado em casos de festas mais íntimas ou de jantares protocolares. Deixe seus convidados à vontade e reserve lugares apenas para a família de primeiro grau.

Banda ao vivo, DJ ou música ambiente?

Melhor um excelente DJ a uma banda mais ou menos. É claro que a banda ao vivo contagia e chama a todos para a pista, mas isso se for um grupo profissional, de qualidade! E a boa música é aquela que se encaixa perfeitamente ao público e aos seus convidados. Se a turma é de rock, deixe o rock rolar!

BANDAFUCK Foto: Banda Lumine

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39741 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...