Coquetéis podem ser memoráveis

Oferecer um coquetel pode ser notável...no entanto requer algumas habilidades na própria organização e também do anfitião, assim poderemos fazer os convidados se sentirem à vontade e a sua recepção será inesquecível.

Publicado em 19/06/2012

Avalie este Artigo
4.4

Oferecer um coquetel pode ser notável...no entanto requer algumas habilidades na própria organização e também do anfitião, assim poderemos fazer os convidados se sentirem à vontade e a sua recepção será inesquecível.

Uma primeira dica é dar certa ênfase ao clima da recepção. Tirar os móveis ou mudá-los de posição pode ser providencial. Mas lembrem-se de permitir que seus convidados possam se acomodar confortavelmente. Luzes laterais, não muito fortes, velas e flores dão vida ao seu coquetel.

O coquetel clássico é um evento com características muito próprias, a começar pelo horário que geralmente é marcado para as 6:00h ou 7:00h e encerra-se duas ou três horas depois.

Neste tipo de recepção as pessoas devem circular, e o ou os anfitriões devem dar atenção a cada um dos convidados com algumas palavras ou breve conversa. É importante lembrar que esta é uma recepção em que os convidados estão em pé e não se colocam mesinhas e cadeiras em demasia. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis devem ser dispostos de modo que deixem maior espaço central, permanecendo, no entanto, os assentos, sofás, que ficam normalmente na sala.

Uma das características do coquetel é a de reunir um número grande de convidados em um espaço no qual, em outro tipo de recepção, não caberia mais que um terço.

João Mendes.jpg

Boas maneiras

Cumprimentar os seus convidados na porta a medida que chegam, convidando-os a entrar, é de muito bom tom.Podemos também nos oferecer para guardar os objetos pessoais, reservando um cômodo para colocá-los. E claro, não se esquecendo de dizer aonde está colocando seus pertences, para o caso de precisarem de algo.

Lembrem-se também de que seus convidados tenham as bebidas à mão. Um bom serviço de buffet poderá ajudá-los nisso! Caso não haja garçons, amigos dos anfitriões podem ajudá-los nesse particular.

As bebidas disponíveis mais comuns são o uísque, vermute, gim, vodca, rum, vinho e o champanhe, além de cerveja e de sucos de frutas, refrigerantes, água mineral gaseificada ou não, água tônica, e soda, para os que não tomam álcool e também, para a elaboração dos coquetéis.

Primeiro passam-se as bebidas, em seguida os salgadinhos. Juntos, são distribuídos os guardanapos, que não precisam ser muito grandes, normalmente são menores do que os usados em jantares. Os salgadinhos vão de empadas a outros petiscos, de preferência secos.

 

 

buffetrenovacao_115572.jpg

 

No entanto, a introdução de camarão e caviar dá mais refinamento ao evento, e estes podem ser servidos em canapés, uma forma menos dispendiosa e mais prática de satisfazer a um número maior de convidados. Mais tarde, após circularem os salgadinhos, poderá ser oferecido um prato quente, para ser apreciado de pé mesmo. Em seguida são passados os doces, que também podem ser colocados em bandejas bem decoradas sobre uma mesa.

 

Detalhes

Sim! Música é importante. Entretanto, discreta, apenas como fundo que estimula, mas não perturba a conversação.

A arte de ser um perfeito anfitrião está na atenção e nos detalhes. Repare ao redor da sala de vez em quando para ter certeza de que todos estão à vontade e bem servidos.

Em recepções residenciais, o mais provável é que o garçom contratado prefira a mesa da copa para preparar as bebidas em lugar do balcãozinho de um eventual bar, e ter uma grande caixa de isopor na área de serviço para conservar a bebida gelada em lugar da geladeira do bar que normalmente é bem pequeno.

Evidentemente, é necessário dispor dos utensílios essenciais como baldes de gelo, pinças, saca-rolhas e abridores de garrafa, coqueteleiras, misturadores, copos adequados à bebida que será servida e próprios para os coquetéis especiais, espremedores de limão, juntamente com as frutas de uso previsto para as misturas e enfeites dos copos, como fatias de limões, cereja em calda, azeitonas, e outras iguarias.

E não esqueça...Divirta-se! O seu comportamento e como você se apresenta vão ditar o tom da festa, e você deve estar altivo e sociável. Se as pessoas notarem cansaço ou estresse, elas podem se sentir propensas a deixar o local. E, ao contrário, se você estiver leve e radiante você vai fazê-los se sentirem confortáveis e alegres. E alegria é fundamental em qualquer festividade!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 03/12/2015 às 09:12

    Show!


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38838 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...