Artigo oferecido por:

Cortejo

Publicado em 17/11/2009

Avalie este Artigo
3.9
  • Cortejo – Existem duas formas de cortejo:
  • Pela Sacristia – Onde o Noivo, Pais e Padrinhos entram pelas laterais do altar, somente a Noiva entra pela Nave.

Pela Nave - Poder ser feito da seguinte ordem:

  • Os primeiros a entrar durante o cortejo de entrada são os casais de padrinhos. Primeiro entram um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva, em seguida o outro casal de padrinhos do noivo e depois outro casal de padrinhos da noiva, e assim sucessivamente até todos os casais de padrinhos entrarem. Entre cada casal de padrinhos, a sugestão é manter uma distância de 1/4 do caminho total a ser percorrido até o altar. Os casais de padrinhos entram de braços dados com a mulher à esquerda do homem.
  • Após a entrada do último casal de padrinhos, espera-se o corredor ficar livre e então entram a mãe da noiva de braços dados com o pai do noivo. A mãe da noiva também fica à esquerda do pai do noivo.
  • Entram então o noivo de braços dados com a sua mãe, de novo, com sua mãe do lado esquerdo. Convém também esperar para que o corredor fique livre antes de entrar com sua mãe.
  • As daminhas e pajens podem entrar antes da noiva ou juntos com ela à sua frente. Muitos preferem que as daminhas e pajens entrem antes ao som de uma música mais suave ao invés de entrarem à frente da noiva ao som da marcha nupcial.
  • Por fim, após a entrada de padrinhos, noivos e seus pais, damas e pajens, as portas da igreja se fecham e ao serem abertas novamente, entram a noiva de braços dados com seu pai. Alguns dizem que a noiva deve ser a única a entrar ao lado direito de seu acompanhante, nesse caso, seu pai. Outros dizem que a noiva deve entrar ao lado esquerdo. Qualquer um dos lados é perfeitamente aceito hoje em dia.
  • Após a troca das alianças e da benção do Padre, o mesmo irá declará-los marido e mulher perante a Lei de Deus os Noivos se beijam e aguardam o Padre informá-los que podem fazer os Cumprimentos, onde isto pode acontecer simultaneamente ou não.
  • O Noivo começa pelos Pais da Noiva e segue em direção aos Padrinhos, enquanto a Noiva faz o mesmo com a Família do Noivo, os dois devem cruzar-se no fundo do altar, dão se um beijo e começam a cumprimentar á própria família, iniciando pelos Padrinhos até chegar nos Pais.
  • Terminado os cumprimentos a Noiva pega o buquê e dirigi-se ao centro do altar onde irá encontrar-se com o Noivo e se preparar para a saída.
  • Primeiro saem os Noivos, as damas, os Pais e depois os Padrinhos um casal de cada família.

Hoje em dia muito usado é o cortejo pela nave , isso poderá depender também das normas da igreja, pois nem todas permitem o cortejo pela nave.


Artigo criado por: Curso para Cerimonialista com Adriana Gunther

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • disse em 02/07/2014 às 15:07

    3 É errado depois da realização da cerimonia, já declarados casados a noiva sair ao lado direito do noivo? digo quando viram de costas para o altar? ou tem que sair á esquerda do altar porque agora a noiva está casada!


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39613 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...