Crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia

Deseja conhecer mais sobre organização de eventos e as estratégias de inovação e atendimento a públicos e interesses diversos? Acompanhe aqui o crescimento dos casamentos homoafetivos ao longo da pandemia e seu potencial de expansão.

Publicado em 10/08/2021

Avalie este Artigo

A união homoafetiva está cada vez mais se apresentando no cenário global, especialmente no brasileiro. Infelizmente, somente há pouco tempo foi reconhecida juridicamente e propiciou casamentos homoafetivos na pandemia

Além desse aspecto, esse tipo de relacionamento também tem um grande e importante impacto econômico e financeiro para as empresas que atuam em relação a eventos diversificados e que desejam se manter atentas a tendências de mercado e demandas que estão surgindo na sociedade.

A grande demanda por cerimônias desse tipo abre excelentes oportunidades de negócios para empresas inovadoras e que desejam se manter com seus resultados sempre mais relevantes, tanto em relação a suas imagens quanto a ter uma atuação sustentável e alinhada com as novas necessidades do consumidor.

Vamos apresentar neste artigo aspectos relacionados a um segmento bastante importante nesse momento, que é o crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia, assim como as tendências desse mercado para a área de eventos.

O crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia

Crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia 

PHOTO BY NICK KARVOUNIS ON UNSPLASH

O número de casamentos homoafetivos na pandemia apresentou um aumento identificado pelas empresas que promovem festas de casamentos, sendo apurado que nesse período aproximadamente 20% das cerimônias  destinadas a comemorações de uniões de casais homoafetivos.

Essa constatação de crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia já vem sendo identificada ao longo dos últimos anos, fato que foi relacionado a decisão do STF sobre a legalidade desse tipo de união.

Além da decisão com amparo jurídico, outro fator que vem ocasionando esse aumento está relacionado à compreensão da sociedade quanto ao respeito pelas decisões pessoais de quem deseja esse tipo de união, e assim trouxe maior liberdade para a realização de cerimônias para oficializar a relação, com condição de garantias de direitos fundamentais ao casal.

Os aumentos de casamentos homoafetivos na pandemia também têm sido observado quanto a casais homoafetivos femininos, sendo bem significativo esse dado, pois está relacionado a um posicionamento feminino mais forte, quanto a assumir suas condições de vida a duas pessoas.

Ainda não existem registros colhidos em cartórios de registros de união civil para consolidar os indicadores obtidos pelas empresas de eventos, porém os dados históricos obtidos em levantamento da Anoreg – Associação dos Notários e Registradores do Brasil, para o período de 2011 a 2020, apontou um aumento de 138% no número de casamentos no país.

Na última década, quase 80 mil casais formalizaram suas relações no Brasil, e isso ocorreu após a decisão expedida pelo STF em 2011.

A consolidação legal da união homoafetiva no Brasil

Crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia

PHOTO BY DIOGO FAGUNDES ON UNSPLASH

O crescimento dos casamentos homoafetivos na pandemia e as tendências de alta foram possíveis graças a decisão do STF – Supremo Tribunal Federal em maio de 2011, onde foi reconhecida a união estável entre gays como uma entidade familiar, que é entendida como a convivência duradoura, pública e contínua.

Essa decisão permitiu que a união homoafetiva fosse consolidada pela realização de casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que ocorreu em 2013, conforme decisão da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, da Câmara do Deputados, que autorizou pela Resolução 175, a realização de casamentos civis homoafetivos pelos cartórios de registro no Brasil.

A partir dai foi possível reconhecer a união mesmo para o tempo anterior à decisão, desde que baseada em fatos comprovados, gerando então a formulação de reconhecimento da união homoafetiva de forma retroativa e a possibilidade de adoção de crianças por esses casais.

Uma festa com atenção aos detalhes

Crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia

PHOTO BY SANDY MILLAR ON UNSPLASH

Os casamentos homoafetivos na pandemia exigiram cuidados adicionais para manter o atendimento às exigências sanitárias, e assim foi necessário cuidar com maior atenção das emissões e informações dos convites, cerimonial, e toda a infraestrutura para a realização do evento que pode ser realizado até mesmo de forma híbrida e assim ter investimentos mais efetivos em equipamentos de transmissões e condições de qualidade de som e imagem.

Os detalhes para qualquer festa são importantes e por isso é fundamental contar com assessoria especializada para que nada fique sem atenção e o evento possa ser realizado com total sucesso.

E para o caso de casamentos homoafetivos os cuidados devem ser mais observados, por terem clientes com maiores exigências quanto à realização com a maior qualidade possível e que seja para trazer alegria e uma avaliação positiva do evento e assim ampliar a consolidação da marca, trazendo maiores ganhos junto à concorrência.

A necessidade de manter a qualidade e o treinamento das equipes

Os casamentos homoafetivos na pandemia trouxeram um grande desafio para as empresas de organização e realização de eventos, quanto à oferta de cerimônias inovadoras e muitas usando recursos de transmissões on-line ou com a necessidade de adoção de medidas de cuidados de saúde e de distanciamento entre os convidados, para evitar o perigo de contágio.

Assim, devido aos casamentos homoafetivos na pandemia, foi possível obter um aprendizado quanto à preparação para atender às exigências dos casais e as possibilidades de oferecer cerimônias mais seguras e de sucesso.

E para toda a estrutura oferecida, seja presencial ou mesmo em transmissões em tempo real, foi necessário o treinamento e preparo das equipes de apoio para atenderem com qualidade seus clientes e manterem a satisfação e a boa avaliação da marca que promoveu o evento.

Em casamentos presenciais com limitações de convidados, foi preciso um bom treinamento em equipes de Buffet, a escolha de espaços adequados  e com a segurança necessária, com respectivos diferenciais de treinamentos.

Todos esses fatores são de fundamental importância para o sucesso e a diversão de todos.

 

Agora você já sabe tudo sobre casamentos homoafetivos na pandemia

O crescimento de casamentos homoafetivos na pandemia é um prenúncio de uma expansão para esse tipo de procura que deve se manter em alta e com possibilidades de se ampliar a cada dia mais.

Esse tipo de cerimônia tem uma característica de envolver custos maiores por ser um momento de extrema importância para os casais que lutaram por ter seus direitos fundamentais reconhecidos e que podem realizar seus sonhos de uma celebração de uma união de compreensão, parceria e amor.

As empresas devem se preparar para atender a demandas na maioria das vezes sofisticadas e que possam atender a todas as exigências de cerimônias desse tipo.

Deixe um comentário com sua opinião sobre o tema casamentos homoafetivos na pandemia.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...