E vem as Festas Juninas

Os Estados do Norte e Nordeste se preparam para o São João.

Publicado em 25/04/2013

Avalie este Artigo
5

E vem as Festas Juninas

No intuito de potencializar os eventos juninos para 2014, a Embratur discutiu ações de divulgação internacional das festas juninas, juntamente com 12 secretarias estaduais de Turismo em reunião, na capital federal, para traçar o plano de trabalho que busca intensificar a divulgação internacional das programações juninas dos Estados.

Representando a Secretaria de Cultura, o vice-presidente da Fundação Espaço Cultural do estado da Paraíba (Funesc), Willian Tejo, esteve em Brasília para participar da reunião. Famosa pelos festejos de Campina Grande, a Paraíba possui um bom apelo cultural quanto à programação para o período de São João. No exterior, o Brasil tem, como uma de suas principais marcas culturais o Carnaval, agora “a  Embratur trabalha para que também seja reconhecido como o país do arraial”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

“O posicionamento geográfico da Paraíba, entre Natal e Recife, garante uma condição privilegiada a Campina Grande na atração de estrangeiros para eventos antes, depois ou entre os jogos da Copa do Mundo”, avaliou o presidente da Embratur. O Calendário Junino servirá como mapa para indicação e localização de arraiais, festas e apresentações que estiverem acontecendo na cidade.

espetinhosemcampinas_212098.JPFoto: espetinhosemcampinas

 

Acre

Também para incentivar as festas juninas, uma das manifestações mais expressivas da cultura popular, a Prefeitura de Rio Branco (AC) por meio da Fundação Garibaldi Brasil em parceria com o governo do Estado, Sebrae e Liga das Quadrilhas Juninas do Acre, já lançou o Calendário Junino com um esquenta de abertura na Praça do Mercado Velho.

O tradicional arraial com barraquinhas de comidas típicas e brincadeiras, bingo, quadrilhas e arrasta pé, preparado às margens do Rio Acre, atraiu pessoas de todas as idades e consolidou o período junino no cenário cultural de Rio Branco.

Dez grupos da Liga de Quadrilha Junina do Acre (Liquajac), entre eles CL na Roça, Sensação Junina, Matutos na Roça, Pega-pega, Assanhados na Roça e Unidos do Fuxico mostraram um pouco do que está sendo preparado para o Circuito de Quadrilha Junina e o Concurso que acontece nos próximos meses em Rio Branco.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito Marcus Alexandre e a primeira dama do Município Gicélia Viana e demais autoridades.

O Calendário Junino servirá como mapa para indicação e localização de arraiais, festas e apresentações que estiverem acontecendo na cidade. "Nós vamos distribuir para toda cidade o calendário com as festas juninas e apresentações de quadrilhas. Estamos lançando já em abril nossa iniciativa com o objetivo de valorizar e apoiar o movimento junino. Hoje é um dia de festa, muitas famílias vieram prestigiar este momento de muita alegria", disse o prefeito Marcus Alexandre.

A ideia é incentivar também os bairros e comunidades a organizarem seus arraiais. "Estamos trabalhando em parceira com o governo do Estado, SEBRAE e a própria Liga de Quadrilha, para que o calendário junino ajude a população a se programar para participar das festas juninas", destacou Rodrigo Forneck, diretor presidente da Fundação Garibaldi Brasil.

O público entrou no ritmo de São João com a praça lotada, e o evento foi aprovado pelas famílias que elogiaram a iniciativa da prefeitura em realizar um arraial em praça pública.

Os amigos Milagros Vargas e Alan Vargas de Arequipa, do Peru, que estavam visitando o Acre e foram conhecer a história de Rio Branco, aproveitaram a ocasião para apreciar umas das manifestações culturais mais populares da cidade. E arriscando o português, eles pronunciaram: "Estamos gostando muito. Tá tudo lindo".

Os interessados em divulgar arraiais no Calendário Junino de Rio Branco poderão fazer a inscrição até o dia 20 de maio na sede da FGB, Parque Capitão Ciríaco, Av. Dr. Pereira Passos, 225, bairro Seis de Agosto, Segundo Distrito.

Pernambuco

Depois que acaba o carnaval, os recifenses começam contar os dias para o São João. As comunidades interessadas em receber apoio da Prefeitura para a realização do 'arraiá' têm até o dia 10 de maio para entregar um ofício com as solicitações na Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), no 15º andar do prédio da administração municipal, no Cais do Apolo.

Além do ofício, os interessados precisam preencher um formulário com informações sobre a localização e o tempo de existência do arraial, além do tipo de apoio que necessita. Entre os apoios que podem ser solicitados estão itens de infraestrutura como toldo, tablado, palco e banheiro, ou atrações culturais como quadrilha ou grupo de dança.

O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, de 8h as 17h. Os pedidos serão analisados pela Fundação de Cultura e os beneficiados vão ser divulgados até o dia 10 de junho. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato através dos telefones (81) 3355.3299 e 3355.3298.

 

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39531 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...