8 erros a evitar em festas juninas

Quais são os erros que devem ser evitados na organização de uma festa junina? Descubra tudo sobre esse assunto e, assim, garanta o sucesso de sua empreitada.

Publicado em 08/07/2019

Avalie este Artigo

A organização de uma festa junina passa por etapas que garantem o seu sucesso, e, para isso, precisamos evitar alguns erros. Mas quais são esses e como podemos evitá-los? Neste artigo falaremos sobre os oito maiores erros a evitar em festas juninas. Confira tudo a partir de agora!

A festa junina

 

8 erros a evitar em festas juninas

No Brasil, as festas juninas são celebradas desde, pelo menos, o século 17. Considerada como a segunda maior celebração brasileira, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, sofreu influências do catolicismo e atualmente está relacionada aos santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio.

A festa junina ocorre anualmente, em junho, a partir do dia 13 (dia em que Santo Antônio é homenageado) até o dia 29 do mesmo mês (quando a homenagem é a São Pedro). Entre esse período, São João é homenageado no dia 24. Na festa junina, tem quadrilha (dança típica) e brincadeiras, como o casamento caipira, a cadeia, o correio elegante, a pescaria, pular a fogueira, entre outras diversões.

Organização de festas juninas

A organização de uma festa junina conta com etapas para garantir o seu sucesso. Dentre elas: estipular o valor que será investido, escolha do público-alvo, estilo da festa (quermesse, arraial), seleção e reserva do local (chácara, sítio, fazenda, entre outros), escolha da data e do horário, fornecedores (estrutura e equipamentos, iluminação, decoração, entre outros), aluguel de mesas e cadeiras, buffet com comidas e bebidas típicas, aluguel de brinquedos infláveis (caso tenha público infantil), música (bandas, trios, DJ, entre outros) e contratação de equipes de limpeza e de segurança.

8 erros a evitar em festas juninas

Abaixo, listamos oito erros a evitar em festas juninas. Confira:

1.       Não escolher o estilo da festa

Um dos erros a evitar em festas juninas é não respeitar claramente o estilo do evento. Essa questão, referente a contexto cultural desse tipo de festa, define qual será o público atingido, a decoração, entre outros fatores.

Por exemplo: em um arraial, normalmente as pessoas vão caracterizadas de caipira, a decoração é mais colorida, tem fogueira, casamento, entre outros aspectos.

2.       Não estabelecer o orçamento

Não estabelecer o valor que será investido com a organização é um dos erros a evitar em festas juninas. O orçamento ajuda você a não gastar muito, não exagerar. Com ele, é possível verificar o que está faltando para a sua festa e o que já foi pago. Procure sempre estabelecer um valor para investir na festa e um valor de emergência.

3.       Não ter um público-alvo

Não ter definido um público-alvo é um dos maiores erros a evitar em festas juninas. Seu público será infantil? Adolescentes? Adultos? Família? É muito importante estabelecer qual será o seu público-alvo, assim você será capaz de escolher o local e o horário da festa, as brincadeiras e comidas etc. Uma festa junina onde terá somente crianças, por exemplo, tem quadrilha, brinquedos infláveis, boca do palhaço, pescaria, jogo das latas.

4.       Contratar fornecedores irresponsáveis

Contratar fornecedores apenas pensando no preço, sem considerar a opinião do público e sua reputação é um dos erros a evitar em festas juninas. Não pesquisar bem antes e já ir contratando qualquer fornecedor para a sua festa é um grande erro! Por isso, antes de contratar qualquer serviço, pesquise bastante, busque avaliações de clientes anteriores e analise o portfólio. Lembrando que é muito importante, independentemente do tipo de serviço, estabelecer um contrato contendo todas as informações, para que o fornecedor se comprometa com os seus deveres e suas responsabilidades.

5.       Local sem sinalização

Não sinalizar bem o local do evento é um dos maiores erros a evitar em festas juninas. Onde ficam as barracas? E os banheiros? As pessoas podem ficar perdidas e insatisfeitas em seu evento. Por isso, procure espalhar placas no espaço, sinalizando todos os serviços, inclusive, a saída e o estacionamento.

6.       Festa em dia de semana

Organizar uma festa em dia de semana é um dos principais erros a evitar em festas juninas, pois as pessoas trabalham, ou seja, podem não ter tempo de ir à festa. Também é importante verificar se não há algum evento ocorrendo no mesmo dia ou se é em dia (ou emenda) de feriado. Analise os dias que você tem em mente para realizar o seu evento. A dica, claro, é realizar a festa num sábado ou num domingo!

7.       Sem comidas e bebidas típicas

8 erros a evitar em festas juninas

Esquecer as comidas e bebidas típicas é um dos principais erros a evitar em festas juninas. Paçoca, bolo de milho, bolo de fubá, curau, cachorro-quente, pamonha, vinho quente, quentão, entre outros alimentos e bebidas, devem estar incluídos no cardápio da sua festa. Para entrar na temática, a dica é investir em barracas, cada uma com um item típico!

8.       Música inadequada

8 erros a evitar em festas juninas

Música inadequada, que não tem nada a ver com a temática do evento, é um dos erros a evitar em festas juninas. Uma festa junina de verdade toca forró e sertanejo, aqueles de raiz mesmo! Não queira tocar uma música estilo pop, pois ficará totalmente fora do tema. Sempre é bom contratar músicos e trios para deixar a festa ainda mais divertida.

 

Gostou do artigo sobre quais erros a evitar em festas juninas e em sua organização? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Muito conteúdo útil à vista!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39599 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...