Sete dicas para evitar desperdício de alimentos em festas

Se você tem interesse em conhecer mais sobre cuidados a ser adotados em eventos para aumentar seu conhecimento sobre dois aspectos importantes: o controle sobre o desperdício de alimentos em eventos e como poder contribuir na sustentabilidade dele.

Publicado em 01/08/2022

Avalie este Artigo

Desperdícios em eventos são bastante comuns, por isso devem ser tratados com muito cuidado e atenção para evitar que eles ocorram. Eles podem ser identificados em sobras de montagens de estruturas, descartes de materiais diversos e, o mais impactante, no desperdício de alimentos. Assim, todos os desperdícios devem ser analisados e corrigidos para que se possa exercer um controle e eliminar suas ocorrências em eventos futuros.

Especificamente, em relação aos alimentos, a sua representatividade é mais alta, pois está ligada à falta de cuidado com a forma sustentável de itens determinantes à sobrevivência das pessoas, passando, muitas vezes, por necessidades básicas de alimentação.

Embora eliminar por completo o desperdício de alimentos em eventos seja uma missão bastante improvável por suas diversas possibilidades e por aspectos que estão além do seu controle, como o comportamento dos participantes, é possível estabelecer algumas medidas para diminuir tais ocorrências.

Neste artigo, vamos apresentar sete dicas para evitar desperdício de alimentos em festas e eventos.

O desperdício no planeta

Para compreender a importância de se evitar desperdício de alimentos em festas, eventos e no cotidiano, é preciso contextualizar a situação pela qual passa o descarte de alimentos no planeta.

De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura –, com dados coletados em 2011, são lançados no lixo 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano. Isso representava cerca de 1/3 de toda a comida produzida no planeta, gerando, ainda, um custo ambiental elevado, com o uso de água, sementes e riqueza, que são usados nessa produção desperdiçada. Uma recomendação da instituição internacional é fazer um trabalho cuidadoso para evitar esses desperdícios, reutilizando ou doando as sobras de alimentos.

Com relação aos eventos, os serviços de buffet, especificamente, encaram tais situações de desperdício considerando a preparação dos alimentos e a prestação de serviços aos participantes, que podem descartar refeições sem controle. Tudo isso impacta diretamente os custos de perdas, que certamente serão repassados aos preços finais dos eventos, por isso, é importante manter ações para conter ou reduzir o desperdício de alimentos.

Então, vamos apresentar sete dicas para evitar desperdício de alimentos em festas e eventos:

1.      Planeje com bastante cuidado

Sete dicas para evitar desperdício de alimentos em festas

Para evitar desperdício de alimentos em festas, é necessário contar com um bom serviço de buffet que possa indicar as quantidades a serem preparadas com mais rigor.

De acordo com o tipo de evento e com os serviços que se deseja prestar, é possível contratar empresas especializadas em oferta de buffet coquetel, infantil, coffee break, servidos em casas ou até aqueles que se dedicam a produções de salgados e doces de qualidade, com menos riscos de perdas.

Planejar e contratar o buffet especializado nas suas necessidades, com qualidade de processos de produção e entrega, é bastante recomendado para reduzir desperdícios. Além disso, é preciso identificar a quantidade de convidados para que se possa calcular corretamente a quantidade servida.

2.      Defina o menu

Sete dicas para evitar desperdício de alimentos em festas

Para evitar desperdício de alimentos em festas, é importante escolher um cardápio que possa atender a todos os gostos, para que ele seja totalmente consumido.

Como apoio nessa missão, é importante identificar o perfil dos convidados e estudar como o público com mesmo perfil se comportou em eventos anteriores, avaliando a ocorrência de desperdícios específicos e atuando para que eles sejam evitados. Experiências anteriores são um bom caminho de aprendizado.

3.      Escolha como servir

Uma boa estratégia para evitar desperdício de alimentos em festas ou para reduzir a sua quantidade é estabelecer o modelo de como as pessoas devem se servir.

É possível que seja adotado um modelo de autosserviço pelos participantes, porém, ele deve ser bem avaliado para evitar excessos, não acentuando o desperdício.

Trabalhar com a experiência adquirida ao longo do tempo é uma excelente forma de aprimorar esse detalhe, reduzindo a quantidade de desperdício de refeições.

4.      Direcione o cardápio conforme o perfil dos participantes

Conhecer a quantidade de convidados e considerar um percentual de segurança é uma medida excelente para evitar desperdício de alimentos em festas.

Esse aspecto deve ser bem avaliado para identificar os tipos de alimentos que tem mais saída e aqueles que normalmente são menos disputados para definir um cardápio adequado, sem gerar mais perdas. Assim, considerar o perfil dos convidados e suas preferências gastronômicas ou limitações é uma maneira segura de garantir o menor índice de desperdícios em eventos.

5.      Crie alternativas para evitar o desperdício

Sete dicas para evitar desperdício de alimentos em festas

É importante estabelecer atitudes que possam contribuir para reduzir ou evitar o desperdício de alimentos. Além de definir o modo como as pessoas se servirão, já descrito anteriormente, avaliar a distribuição de pratos e recipientes menores provavelmente contribuirá para reduzir o consumo de alimentos a quantidades mais adequadas, podendo evitar o desperdício.

É importante analisar o processo e criar formas que contribuam para que as pessoas se sentam satisfeitas com o atendimento, ajudando a não gerar perdas.

6.      Cuidado com a armazenagem e com a preparação

Muitas vezes, o desperdício de alimentos está relacionado à forma como eles são acondicionados ou ao processo de escolha e de preparação das refeições, e ter cuidado com tais aspectos é importante para gerar menos desperdício ao fornecer alimentos em festas e eventos. Além disso, mesmo alimentos preparados no local podem estar sujeitos a perdas provocadas por processos inseguros.

7.      Trate com atenção as eventuais sobras

No preparo de alimentos, é possível haver sobras, e tais situações podem ocorrer até no momento de servir as refeições. Normalmente, tais alimentos seriam descartados, porém, é possível avaliar sua reutilização de forma segura.

Outra alternativa é efetuar doações a instituições, mas sempre lembrando-se de avaliar se a legislação local permite. Assim, é possível manter o aproveitamento quase que integral de seu cardápio.

Considerações finais sobre evitar desperdício de alimentos em festas

Várias são as maneiras de evitar desperdício de alimentos em festas e eventos, e neste artigo, apresentamos algumas dicas que podem contribuir para uma mudança de atitude das pessoas a fim de evitar o descarte alimentar de forma indiscriminada.

Esperamos ter contribuído com boas informações. Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre evitar desperdício de alimentos em festas.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39809 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...