De onde vem a tradição das festas juninas?

Você sabe qual é a origem da tradição das festas juninas? Sabia que há outros países que comemoram essa data? Confira aqui tudo sobre a festa junina, desde a sua origem até as comidas, danças e brincadeiras típicas da festa mais esperada do ano.

Publicado em 11/06/2018

Avalie este Artigo

Você gosta de festa junina? Sabe de onde vem a tradição das festas juninas? Conhece as comidas típicas dessa data tão esperada do ano? Quais são as danças e brincadeiras típicas? Nesse artigo vamos falar tudo sobre a festa junina e as suas comidas, danças e brincadeiras típicas.

A festa junina

 

De onde vem a tradição das festas juninas?

As festas juninas são comemoradas tradicionalmente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio e finaliza no dia 29 de junho, dia de São Pedro. E nos dias 23 e 24 é comemorado o dia de São João. Esses são os santos mais populares que são lembrados no mês de junho. É ainda uma das festas mais esperadas do ano, desde crianças até adultos adoram comemorar essa data.

Tradição das festas juninas

A origem da tradição das festas juninas é pagã. Na Idade Média, as comemorações anunciavam o solstício de verão e inverno e homenageavam os deuses da fertilidade e natureza. A igreja católica acabou adotando as festas com um caráter religioso e logo a tradição das festas juninas se tornou popular.

 

De onde vem a tradição das festas juninas?

Em Portugal, devido à coincidência das datas, acabou sendo comemorado o São João, popularmente conhecido como festas juninas. A festa de São João, na cidade do Porto em Portugal, é muito popular e atrai diversas pessoas todos os anos para passar a data comemorando nas ruas. Os costumes na festa junina de Portugal são foguetes, marchas populares e sardinha assada.

No Brasil, a tradição das festas juninas foi introduzida pelos portugueses na época colonial, e logo a comemoração teve influências indígenas e africanas e, por essa razão, têm diversas características distintas em cada parte do país. A tradição das festas juninas é típica na região nordeste onde ocorre a maior festa de São João do país, onde se tem baião, forró e xote e várias comidas e bebidas típicas.

No Brasil também há outro tipo de festa junina que é conhecida como quermesse onde ocorre no estado de São Paulo. Não é nada diferente da tradicional, possui barracas com jogos, doces e bebidas, quadrilha e a tradicional fogueira. Além do forró, também toca outros tipos de música.

Além de Brasil e Portugal, há outros países que comemoram a tradição das festas juninas. Eles são:

Noruega: comemorado no dia 23 de junho, conhecido como Sankthansaften, também é chamado de Jonsok (despertar de João), é importante em templos católicos romanos com peregrinações a fontes sagradas e a igrejas. Atualmente, a tradição das festas juninas é considerada como um evento secular ou até mesmo pré-cristão. Em alguns lugares, esse evento é marcado pela queima de uma grande fogueira. No oeste do país há o costume de arranjar casamentos entre adultos e crianças;

França: comemorado no dia 24 de junho, assim como no Brasil e Portugal, é conhecida como Féte de la Saint-Jean, e possui a fogueira como a sua maior característica. Em certos municípios do país a tradição das festas juninas é uma alta fogueira acesa por habitantes comemorando e homenageando São João Batista. Na região de Vosges a fogueira é conhecida como chavande;

 

De onde vem a tradição das festas juninas?

Alemanha: em 20 de junho de 1653 o conselho da cidade de Nuremberg emitiu uma ordem dizendo que no dia de São João, em cada ano na Alemanha, jovens pegam madeira e dinheiro para criar o sonnenwendt ou fogo zimmet e dançam sobre ele saltando, com a queima de diversas flores e ervas. Porém, o Conselho da Cidade de Nuremberga não pode deixar de acabarem com toda essa superstição impropria, paganismo e perigo de incêndio no próximo dia de São João;

Além desses países que comemoram a tradição das festas juninas, também podemos incluir a Suécia (comemora-se entre o dia 20 a 26 de junho), Rússia (23 de junho até 6 de julho), Polônia (23 de junho), Finlândia e Dinamarca (23 de junho).

Normalmente no Brasil as pessoas que são supersticiosas realizam simpatias nessa época do ano como pedir um namorado, se livrar de rugas e para afastar a inveja. No dia 13 de junho as igrejas costumam distribuir o "pãozinho de Santo Antonio" que normalmente é consumido pelas mulheres que estão à procura de um amor.

Comidas, bebidas, danças e brincadeiras típicas

Como as festas juninas se tornaram populares no Brasil, a propagação dos fundamentos relacionados à festa se tornou cada vez mais comum e as comidas típicas são um exemplo disso. Em todas as regiões, o ingrediente mais usado para preparar as comidas é o milho. Desde pipoca, pamonha, curau, canjica, bolo de milho, entre outros. O cachorro quente também é uma das comidas mais típicas da festa junina.

Também há outras comidas típicas que são doces. Elas são: maçã do amor, pé de moleque, paçoca, Mané pelado, entre outros. Já as bebidas têm o vinho quente e também o quentão que é uma espécie de bebida feita com gengibre, pinga e canela.

Normalmente, em festas juninas tocam músicas como o forró. A quadrilha é uma dança típica da festa e tem origem nas danças de salão na França que é um baile de casais vestidos de caipira. A decoração é feita com balões e bandeirinhas que ficam penduradas, e normalmente elas são coloridas.

Os balões, assim como a fogueira, são tradicionais no inicio das comemorações, porém há restrições por causa da segurança. Nas festas juninas é comum as pessoas se divertirem com diversos tipos de brincadeiras, assim como a cadeia, correio elegante, jogar argola, pescaria, pau de sebo, entre outros.

Gostou do artigo sobre de onde vem a tradição das festas juninas? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39357 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...