Festas juninas: como preparar bem o seu evento de sucesso

Quer preparar uma festa junina de sucesso? Confira como você pode fazer uma festa junina inesquecível.

Publicado em 22/06/2017

Avalie este Artigo
4.5

Quer preparar aquela festa junina de sucesso, garantindo a satisfação de todos os participantes? Então você veio ao artigo certo. Confira a seguir como você pode fazer uma festa junina inesquecível!

Como planejar

Na hora de organizar uma festa junina de sucesso, o planejamento é essencial para garantir um evento mais que satisfatório. Afinal, um evento planejado e bem organizado será sempre lembrado.

Determine exatamente quais são todas as obrigações a serem cumpridas durante a festa, não apenas para os funcionários como para você também. Assim, a festa estará organizada em todos os segmentos, do início ao fim.

Considere a quantidade de participantes

É importantíssimo para um evento de sucesso saber exatamente quantas pessoas irão participar. Mesmo que você não consiga saber exatamente quantas pessoas serão entre as visitas, é possível calcular uma estimativa. Pensar nisso é importante, pois ajudará a definir qual o melhor espaço para realizar o evento.

Também ajuda a entender quais os comes e bebes adequados. Festa junina normalmente tem muita criança brincando, então nunca esqueça de considerá-las na quantidade total.

Não esqueça de que você não deve apenas contar quantos convidados vão participar da festa, mas também a quantidade de colaboradores que estarão presentes, trabalhando na ocasião. 

Eles podem não estar desfrutando da festa, mas são pessoas que ocupam espaço tanto quanto os convidados. Deixar de contar os colaboradores e funcionários pode atrapalhar a circulação, caso escolha um lugar pequeno demais para o número real de participantes da festa. Atenção quando estiver organizando eventos! 

Pense no público-alvo

Para identificar o público-alvo certo para sua festa junina, lembre-se de identificar as principais características, as particularidades e os costumes dos possíveis participantes. Você saberá a estratégia de produção certa para seu público-alvo. 

Fique de olho no orçamento

Não precisa mencionar quão perigoso é organizar um negócio sem ficar atento à situação financeira. Antes de fazer qualquer decisão crucial, como comprar itens e alimentos ou contratar serviços específicos para seu evento, pesquise os diferentes estabelecimentos e opções. Analise bem quais as melhores opções no mercado e o quanto você gastaria investindo em cada uma delas. Foque em gastar nos produtos mais baratos sem prejudicar a qualidade do serviço.

Analisando a reputação dos prestadores de serviço e estudando como clientes anteriores consideram cada empresa, é possível fazer um paralelo entre qualidade e preço e escolher quais os serviços mais viáveis para os organizadores do evento. Uma forma de avaliar bem os gastos da empresa em seus eventos é criando uma planilha de planejamento financeiro. Faça a sua agora mesmo! 

Escolha bem o local e a data da festa junina

Escolher a data do evento e qual o melhor local para realizar a festa junina pode ser mais complicado do que parece. Se não pensar bem em todos os fatores, é possível desagradar muitas pessoas (das que conseguirem comparecer no evento) e seu evento será um fiasco. Ao organizar uma festa junina de sucesso, você precisa considerar todas as outras festas e eventos que ocorrem durante o mesmo mês, principalmente quando esses mesmos eventos miram o público-alvo que você quer.

Já o horário será determinado dependendo de qual o seu público-alvo. Se ele for composto somente por adultos, você tem a liberdade de estender o horário da festa para a noite. Se o evento terá crianças, é melhor que o evento não acabe muito tarde. Não se esqueça de considerar a segurança dos convidados ao voltar para casa.

Ao escolher o local certo para seu evento de sucesso, pense em quantas pessoas participarão do ambiente. Para realizar a festa junina, você pode escolher um salão de festas especializado, uma chácara ou qualquer local com tamanho e infraestrutura. Se for necessário, você pode até efetuar parcerias entre empresas que oferecem o espaço para poder utilizá-los.

Dependendo de quaisquer feriados que estejam ocorrendo na região, você pode tentar casar os dois eventos e criar uma festa junina diferenciada. Apenas tome cuidado para que os eventuais temas realmente combinem, sem perder o sentimento ou a atmosfera de uma festa junina. 

Cuide bem da comida!

Se não tiver as comidas típicas de uma festa junina de sucesso, melhor nem tentar. Não pense apenas em quais comidas adicionar no cardápio, como também em quem irá prepará-las. Afinal, se você não conseguir o melhor cozinheiro que puder, a comida não atrairá ninguém nem mesmo as crianças.

Não se esqueça de esclarecer bem os preços de cada alimento, deixando todos atualizados em seu material de divulgação, ainda que seja no próprio ingresso do evento. Quanto mais variedade de alimentos e bebidas houver durante sua festa junina, maiores são as chances de agradar o público-alvo e garantir o sucesso de seu evento.

Caso não tenha interesse ou tempo para cozinhar os alimentos, pode optar por investir no aluguel de serviços de mesa e buffets que serão servidos durante a festa junina. Até mesmo serviços como carrinhos de algodão doce e pipoca, populares nas festas juninas, podem ser alugados. Negocie com um fornecedor.

Atividades recreativas

Um clássico das festas juninas são as barracas, que variam de alimentação a atividades recreativas. Existem diversos serviços que você pode contratar, como lanches e salgados, doces, bufê de churrasco, pescaria, karaokê, fantasias, entre outros produtos. Você também pode considerar contratar para o evento aluguel de cama elástica, brinquedos de festa e piscina de bolinhas.

Conceito do evento

Ao organizar uma festa junina de sucesso, o visual deve ser o mais típico possível com os costumes da época, indiferente de quais são as comidas e brincadeiras oferecidas no próprio evento. Uma festa junina é um clássico, acima de tudo. 

Também é importante influenciar o público a participar do evento usando vestimentas típicas ou próximas das típicas, pois isso também muda todo o conceito do evento. Faz as pessoas se sentirem mais próximas de tudo o que está acontecendo. 

Se necessário, você também pode oferecer peças de fantasia em uma das barracas, procurando proporcionar essa experiência para quem não pôde participar com uma roupa típica. 

Seguindo essas dicas, você conseguirá proporcionar uma experiência inesquecível em sua festa junina.

Gostou de nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Festa Junina:http://www.produzindoeventos.com.br/dicas/como-organizar-uma-festa-junina/


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38953 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...