Como organizar festas julinas de sucesso?

Quem disse que em julho a festa junina acaba com o fim do mês de junho? Pois é, ainda dá tempo de aproveitar! Descubra aqui as melhores dicas de como organizar uma festa julina de sucesso.

Publicado em 15/07/2019

Avalie este Artigo

O mês é julho e ainda continuamos tendo festas com comidas e bebidas típicas de São João. Como organizar esse tipo de festa? Neste artigo falaremos tudo sobre o tema, com muitos detalhes sobre como organizar festas julinas de sucesso.

Festas julinas

Festa ‘julina’ é uma expressão associada às tradicionais festas juninas, porém são realizadas durante o mês de julho, com os mesmos elementos e símbolos, mesmas brincadeiras, comidas e bebidas e as mesmas diversões.

Os trajes tradicionais de uma festa julina são:

Como organizar festas julinas de sucesso?

  • Masculino: camisa xadrez, calça jeans com sarja ou retalhos, botas ou tênis. Como acessório, lenço para pescoço ou chapéu de palha. Normalmente, os homens desenham um bigode ou barba no rosto e pinta um dente de preto;
  • Feminino: vestido estampado com rendas e retalhos e botas ou sapatos. Os acessórios podem ser flores, tranças no cabelo, lenço para pescoço ou chapéu. Normalmente, as mulheres utilizam blush, batom e fazem pintinhas falsas nas bochechas.
  • Misturado: Existem aquelas pessoas que preferem se vestir com o traje do outro sexo, como uma brincadeira. Quem nunca viu um rapaz com vestido e uma garota com barba e bigode feitos a lápis?

Produção e organização de eventos

A produção e a organização de um evento, seja uma cerimônia, festival, festa, convenção ou feira, é o planejamento que conta com diversas etapas que garantem o seu sucesso. As etapas mais importantes de uma organização de eventos são: planejamento, escolha de fornecedores (mesas e cadeiras, iluminação, estrutura e equipamentos, entre outros), contratação de equipes de limpeza e de segurança, alvará para garantir que a festa realize sem problemas e ter um plano B em mãos, para saber lidar caso ocorra algum imprevisto como a mudança de clima (um dia de sol pode virar chuva, logo é preciso ter uma estrutura no local para abrigar seus convidados).

Todo esse planejamento é realizado com a ajuda de um produtor de eventos, que tem a capacidade de gerenciar o seu tempo de forma sábia, garantindo o sucesso de seu evento.

Como organizar festas julinas de sucesso?

Abaixo, listamos algumas dicas de como organizar festas julinas. Confira:

1.       Planejando a festa

Antes de tudo, uma das principais dicas de como organizar festas julinas é fazer o seu planejamento. Nessa primeira etapa, é preciso determinar a quantidade máxima de pessoas que participará do evento.

Por exemplo, um evento para 200 pessoas precisa ter uma estrutura bem diferente de um evento que terá apenas cem participantes. Com isso, é possível definir etapas como a escolha do local, a quantidade de comidas e bebidas, entre outras.

Também é preciso definir o valor que será gasto com toda a produção do evento e ainda deixar uma margem de sobra, por prevenção, para caso ocorra alguma emergência

Após isso, ainda é preciso definir qual será o perfil da sua festa julina. Será um arraial? Show? Quermesse? Beneficente? Qual será seu público-alvo (crianças, adolescentes ou família)?

2.       Escolhendo local, data e horário

Uma das dicas de como organizar festas julinas é reservar o local da festa e escolher a a data e o horário que ocorrerá. O ambiente deve estar de acordo com o número de participantes, e é preciso se atentar aos detalhes de infraestrutura e segurança, assim como acessibilidade para deficientes, banheiros adequados, extintores, entre outras normas. O local onde ocorrerá a festa pode ser uma chácara, sítio, salão de festas, igreja etc.

A escolha da data da festa também é importante para que os participantes se programem o quanto antes. Para isso, é preciso se atentar às datas comemorativas da cidade e se terá outro evento no dia escolhido. Já o horário precisa estar de acordo com o seu público-alvo, afinal, se for infantil, não poderá ir até muito tarde, não é mesmo?

3.       Decoração da festa

Como organizar festas julinas de sucesso?

A decoração é uma das partes principais de como organizar festas julinas. Ela deve ser característica e rural, por isso é preciso usar a sua criatividade e caprichar nos adereços, como os tecidos feitos com retalhos, xadrez, chita, bandeirinhas, entre outros.

A sinalização também é muito importante. Por isso, decore placas indicando onde ficam os sanitários, barraquinhas de comes e bebes, caixa etc.

4.       Comidas e bebidas típicas

Uma das dicas de como organizar festas julinas é apostar em comidas e bebidas típicas dessa grande festa. Para isso, você pode contratar um buffet que fornece barracas de comidas, como cachorro-quente, pipoca, churrasco, sucos e refrigerantes, vinho quente, pratos regionais, doces típicos (paçoca, pé de moleque, bolo de fubá) etc.

5.       Música

Resultado de imagem para banda de festa junina

Ter uma boa seleção de músicas é uma das dicas de como organizar festas julinas com sucesso. Ela é essencial em uma festa julina para os convidados entrarem no clima, porém, a música deve ser adequada ao tema. Uma opção é contratar quem tenha experiência com festas julinas, como bandas, trios, forrozeiros, sanfoneiros, entre outros.

6.       Brincadeiras típicas

Para garantir a diversão de seus convidados, uma das dicas de como organizar festas julinas é apostar nas brincadeiras típicas. Se o público da sua festa for infantil, o ideal é alugar brinquedos infláveis. No geral, o ideal é investir em barracas de brincadeiras que oferecem prêmios, como bingo, tiro ao alvo, pescaria, jogo das argolas, martelo da força, entre outras. Você também pode investir em piscina de bolinha, pula-pula, touro mecânico, correio elegante e cadeia.

7.       A quadrilha

Uma das dicas de como organizar festas julinas é preparar uma quadrilha para seus convidados se divertirem e dançarem. Esse momento é ideal para a interação com o público, fazendo com que eles assistem ou entrem no meio da dança. Vale lembrar que os participantes precisam estar vestidos a caráter e a coreografia deve ser ensaiada com antecedência para garantir o sucesso na hora da apresentação.

 

Gostou do artigo sobre como realizar festas julinas de sucesso? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39613 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...