Eventos on-line em alta 2020: setor comemora resultados positivos

Para você que se interessa por organização e realização de eventos, vai gostar de descobrir o panorama dos eventos on-line e a comemoração dos resultados ao longo de 2020. Tenha uma boa leitura!

Publicado em 21/12/2020

Avalie este Artigo

O ano de 2020 e a pandemia do  Covid-19 trouxeram um impacto imenso para todas as empresas assim como para a vida de todos, afetando a economia das nações e apresentando a necessidade de um ajuste na forma como as atividades deveriam ser realizadas a partir de agora.

Essa mudança s influenciou as pessoas  realinhar suas necessidades de consumo e a inovar em vários aspectos de suas vidas.

Nesse contexto, o setor de eventos presenciais sofreu um impacto maior ainda, pela total impossibilidade de realizar seus eventos, tendo que realinhar suas estratégias de atuação e ajustes em seus negócios.

Porém, da crise surgem as oportunidades para aqueles que ficam atentos  para aproveitar as chances de ação para atuar de maneira criativa e inovadora.  Assim, os eventos on-line começaram a ser uma alternativa de negócios para manter o funcionamento do  segmento de eventos.

A seguir, vamos apresentar informações sobre uma área de eventos que está comemorando, que são os Eventos on-line em alta 2020.

Uma visão das demandas do mercado de eventos on-line

Eventos on-line em alta 2020: setor comemora resultados positivos

Pesquisas  realizadas com participantes de eventos em outubro de 2020 procuraram definir os indicadores de preferências das pessoas para participação  de eventos presenciais e on-line  mostraram que ainda  há uma  preferência por eventos presenciais.

Porém, os Eventos on-line em alta 2020 tiveram grande participação no interesse dos participantes, até porque foram a única forma de continuarem a acompanhar os eventos de seus interesses, pois até o terceiro trimestre do ano, os eventos presenciais continuavam suspensos.

Dentre as motivações das pessoas em participar em eventos presenciais e on-line, foram identificados os seguintes aspectos:

  • Eventos presenciais proporcionam maior chance de aumentar o networking, melhor resultado do aprendizado qualificado, contato pessoal com palestrantes e outros participantes, assim como melhorar o conhecimento e experiências no destino onde se realizam os eventos;
  • Eventos on-line on-line são melhor classificados quanto à segurança física e de saúde, assim como maior chance de participação em eventos em qualquer local do mundo.

A proporção dos que optam por eventos presenciais é de 61% enquanto aqueles que preferem os eventos on-line indica um total de 39% dos participantes pesquisados.

Entretanto, como a experiência em eventos on-line é muito recente em relação  à quantidade de eventos realizados e participantes, há uma tendência de alta  na adesão a eventos on-line nos próximos anos.

A tecnologia permitindo novos tipos de eventos

Eventos on-line em alta 2020: setor comemora resultados positivos

A tecnologia vem exercendo um papel fundamental na mudança de comportamento das pessoas e empresas e os Eventos on-line em alta 2020 tiveram uma maior viabilidade de realização e adesão em decorrência dos recursos que a tecnologia disponibilizou.

Com o conhecimento das demandas e inovações em eventos, será possível ajustar as melhorias e necessidades existentes para aprimorar os eventos e manter o interesse e satisfação de mais participantes.

Os setores em expansão durante a pandemia

Os Eventos on-line em alta 2020 podem ser relacionados a alguns setores  específicos que mantiveram formas inovadoras de realização e também por permitirem que as atividades pudessem ser mantidas com a segurança dos participantes e das empresas.

Podemos relacionar  três segmentos de eventos que mantiveram o interesse e a demanda por suas realizações:

Eventos corporativos

Eventos on-line em alta 2020: setor comemora resultados positivos

Entre os Eventos on-line em alta 2020, os corporativos ficaram em destaque por permitirem que as empresas, palestrantes, áreas de pesquisas e estudos, assim como os treinamentos, pudessem manter sua continuidade e adesão durante a pandemia  apesar do distanciamento social.

Eventos culturais

Um setor  muito afetado pela impossibilidade de realização de eventos presenciais foi relacionado à área cultural, com suspensão de shows, espetáculos de teatro, apresentações de concertos musicais, exposições e cinemas.

Porém, mesmo nessas atividades, houve um acerto de Eventos on-line em alta 2020, com uma grande quantidade de lives, exibições de músicas, peças, etc., fazendo com que esse segmento pudesse caminhar com   certa desenvoltura durante esse ano.

Setor de festas

Quanto ao setor de festas também há um destaque em Eventos on-line em alta 2020.

Nesse segmento, a criatividade comandou as apresentações e adesão de pessoas para a realização de suas comemorações e festas on-line.

Empresas adaptaram seus negócios a comemorações que poderiam ser realizadas de maneira on-line sem grandes impactos.  Assim empresas começaram a idealizar eventos que não poderiam ser adiados, como chás de bebês e comemorações mensais de aniversariantes e que atraíram um público sempre em busca de novidades e conectado.

As tendências para 2021

Para 2021, assim como para os próximos anos, a tendência de maior participação de eventos on-line é de alta na preferência de participantes, pois ocorreu uma quebra de paradigma e a adoção de novas modalidades de transmissão de eventos sob a forma on-line.

Vários fatores vão contribuir para que essa tendência seja consolidada, tais como:

  • inovações tecnológicas, que permitam novos acessos e recursos de interação nos eventos;
  • criação de novas modalidades de eventos com a participação em comemorações;
  • transmissões diversificadas e que vão gerar motivação para a adesão a eventos on-line.

O ano de 2020  determinou uma mudança de comportamento e de visão das pessoas. Nesse contexto, como as expectativas de que a pandemia não será contida em curto prazo, os cuidados com participações em eventos presenciais continuarão a gerar incertezas e inseguranças.

 Afinal, a mudança de hábitos existe somente com a adoção de vacinação da maioria da população, o que ainda demandará um tempo.

Assim como ocorreram adaptações e buscas de oportunidades de negócios em suas atuações, as empresas de organização de eventos estarão direcionando esforços para melhoria contínua de seus eventos on-line, aumentando assim a participação do segmento no mercado de eventos.

 

Conclusão: Eventos on-line em alta 2020

Os Eventos on-line em alta 2020 são uma excelente maneira de identificar que essa tendência deve permanecer para os próximos anos, pois muitas pessoas tiveram essa experiência pela primeira vez em 2020 e aprovaram esse modelo.

Certamente, a nova atuação de eventos on-line será ampliada e, para alguns  segmentos, permanecerão sendo o modelo mais utilizado daqui em diante.

Deixe um comentário  sobre  este artigo “Eventos on-line em alta 2020” e fique  à vontade para sugerir temas relacionados a eventos que tenha interesse em conhecer melhor.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39733 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...