2 tendências para eventos 2021: híbridos e on-line

Se você deseja sempre ter mais informações sobre organização e realização de eventos, certamente vai gostar de saber sobre as duas tendências para o mercado de eventos em 2021, tratando-se de on-line e híbridos. Boa leitura!

Publicado em 11/01/2021

Avalie este Artigo

Muitas são as oportunidades que surgirão em 2021, entre elas as tendências para eventos 2021 que estarão relacionadas à realização de eventos com maior emprego de recursos tecnológicos e que necessitem de adotar cuidados específicos para evitar a disseminação do vírus da COVID-19.

Vamos apresentar nesse artigo as tendências para eventos 2021 relacionadas a realizações híbridas e on-line, apresentando características, diferenciais e vantagens.

As expectativas de retomada do segmento de eventos em 2021

2 tendências para eventos 2021: híbridos e on-line

A retomada do setor de eventos vem ocorrendo desde o final do ano 2020 com a reabertura gradual de espaços e a possibilidade de liberação de eventos presenciais limitados e que tenham como principal necessidade o cumprimento e atendimento às exigências sanitárias para evitar contágio do vírus da COVID--19.

Porém, essa retomada está seriamente comprometida pelo fato de não ter sido efetivada uma imunização em grande escala da população, não só no país como no resto do planeta.

Assim, o segmento de eventos está se adaptando para continuar operando com criatividade e uso de recursos mais modernos de interatividade e aproximação virtual.

Nesse aspecto, as tendências para eventos 2021 permanecem bastante cautelosas, sendo direcionadas mais para eventos que privilegiam participações com o uso de recursos digitais, até que a cura da doença que se abateu sobre o planeta possa ser efetivamente aplicada a todas as pessoas.

Entretanto, nota-se uma mudança no comportamento de pessoas que desejam realizar seus eventos, e, em alguns casos, a realização a distância tem sido bastante aceitas em áreas como de treinamento, reuniões, palestras corporativas e algumas outras – que, inclusive, não devem se alterar daqui em diante.

O que são eventos on-line e híbridos

2 tendências para eventos 2021: híbridos e on-line

Dentro das tendências para eventos 2021 vem sendo observados dois tipos de opções que estão encontrando grande aceitação pelas pessoas e que são as apostas para o ano de 2021: os eventos on-line e híbridos, os quais veremos como se caracterizam a seguir:

  • Eventos on-line são aqueles realizados totalmente a distância, com uso de transmissões digitais, sendo adotados em shows, áreas educacional, corporativa, científica e até mesmo em festividades sociais familiares;
  • Eventos híbridos são os que envolvem parte com transmissões on-line e parte presencialmente, normalmente são aqueles mais adotados em apresentações de produtos e feiras.

Em alguns casos de eventos híbridos, um ponto positivo é o de que, o que seria um evento presencial para poucas pessoas, pode se expandir para grandes audiências remotamente.  

A necessidade de definir o modelo a ser aplicado

2 tendências para eventos 2021: híbridos e on-line

Dentro dessas tendências para eventos 2021, é fundamental que a empresa que organiza eventos defina o modelo que deseja seguir.

Isso está relacionado ao tipo de público-alvo que se quer alcançar e ao modelo de negócios, que pode e deve estar sendo revisto nesse momento.

Definindo essa estratégia é possível direcionar os esforços e o planejamento para se adaptar e investir no modelo que mais lhe interessa e que esteja alinhado com o planejamento estratégico da empresa.

As vantagens desses modelos

As principais vantagens desses modelos estão relacionadas à redução de custos de realização, engajamento maior de público, maior agilidade em interagir com os participantes, condições de avaliar tendências e métricas de satisfação dos clientes, entre outros fatores.

Eventos que envolvem realizações digitais parciais ou integrais permitem que os dados sejam coletados com maior rapidez e segurança, permitindo que sejam adotadas medidas eficazes para ajustes em realizações futuras, com muito mais assertividade e retorno.

Quais os cuidados para garantir a qualidade de eventos desses tipos

Para que as tendências para eventos 2021 possam ser bem aproveitadas pelas empresas de organização de eventos, é importante investir sempre em tecnologia e na qualificação da equipe.

Inovar sempre é outro aspecto importante para garantir o sucesso dos eventos.

Além disso, é fundamental que sejam adotados treinamentos e avaliação dos prestadores de serviços, para atendimento de eventos presenciais como serviços de buffet e garçons qualificados, e também numa estrutura adequada para a realização do evento, seja on-line ou híbrido.

Uma dica importante é tratar eventos com transparência adequada aos convidados, e isso se inicia desde as informações importantes nos convites até o atendimento e atenção no pós-evento.

Ações para possibilitar um evento seguro

Dentro das tendências para eventos 2021 o que temos como prioridade é a opção entre eventos on-line e híbridos é importante cuidar dos aspectos de segurança física, virtual e de saúde.

Para que isso ocorra é importante investir em plataformas de qualidade, assim como escolher espaços adequados e casas de festas que proporcionem boas transmissões e o acolhimento das pessoas de maneira segura.

Outro fator importante é cuidar da segurança física na realização dos momentos presenciais, considerando além da garantia de acesso restrito aos convidados também a qualidade de transmissão e redução de riscos de acessos de pessoas não autorizadas ao evento.

Para eventos híbridos, é importante que sejam adotadas as medidas sanitárias indicadas a cada momento e que se evitem aglomerações, assim como o atendimento a toda legislação vigente no local da realização do evento.

Perspectivas

Realmente as tendências para eventos 2021 devem se manter ainda mais efetivas para os próximos anos, pois com o avanço de recursos de tecnologia que permitem experiências quase que presenciais e o aumento de velocidade de transmissão de dados com a implementação de modelos de internet de ultravelocidade, as limitações de transmissões e o aproveitamento de conteúdos será otimizado.

Certamente novos modelos levam novas experiências e podem sofrer alguma resistência de participação das pessoas num primeiro momento, mas ao manterem contato com essas novas propostas acabam por optando por padrões diferenciados daqueles com os quais vinham convivendo.

Muitas pessoas passaram a refletir sobre diversos aspectos de suas vidas e estão buscando experiências que os permitam ter maior liberdade de participação e lazer, utilizando os recursos disponíveis mais modernos para isso, e, assim, poder conseguir mais qualidade de vida.

Dessa maneira, é importante ser criativo e investir em tecnologia para se manter sempre com a possibilidade de novas propostas e em linha com um mercado cada vez mais inovador e fugindo dos padrões existentes.

 

Conclusão: tendências para eventos 2021

As tendências para eventos 2021 se relacionam a ter um domínio das ferramentas tecnológicas mais atuais e também a considerar a necessidade de manter os cuidados com a saúde e os espaços onde forem realizados os eventos.

O ideal é que se conte sempre com o apoio de consultores que possam indicar o melhor modelo de realização dos eventos e as formas como viabilizá-lo com segurança e qualidade.

Aproveite e dê sua opinião sobre tendências para eventos 2021 em nosso blog.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39751 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...