Festas Típicas são responsáveis pelo alívio financeiro de instituições

Festas Típicas são responsáveis pelo alívio financeiro de instituições filantrópicas - Para algumas entidades beneficentes os recursos angariados durante épocas como esta é a única fonte de receita de muitas instituições.

Publicado em 21/05/2012

Avalie este Artigo
4

O tradicional mês das Festas Juninas se aproxima, e para algumas entidades beneficentes os recursos angariados durante épocas como esta é a única fonte de receita de muitas instituições. Esta arrecadação, muitas vezes, é suficiente para manter o auxílio às famílias carentes como a doação de cestas básicas, por exemplo, remédios e até ajuda para reforma de casas em áreas de risco. Algumas festas famosas como as de Sorocaba e Votorantim, no estado de São Paulo, são importantes também para uma união familiar.  São eventos que possibilitam o desenvolvimento de ações do exercício da cidadania, sociais e, claro,  culturais.

Eventos, assim,  populares que oferecem arte, entretenimento, lazer e culinária diversificada sempre foram grandes aliados de projetos e ações humanitárias. Lembramos que a Festa Junina Beneficente de Votorantim, que chega a sua 97ª edição, será realizada entre os dias 9 e 24 de junho e reunirá 23 entidades beneficentes. Em Sorocaba, a festa contará com a participação de 36 entidades e será realizada entre os dias 31 de maio e 17 de junho, no Parque das Águas.

E para quem visita os eventos é notado o empenho em resgatar a tradição caipira, mas para os representantes das instituições, as festas têm uma importância muito maior, já que eles dependem do sucesso das festividades para manterem seus projetos sociais. "Com o que conseguimos arrecadar no ano passado, cerca de R$ 18 mil, nós conseguimos contribuir com seis entidades de nossa  cidade - a Apae, os Vicentinos, a ADV, o Comas, o Gafas e o Gpaci. Além disso, adquirimos aparelhos auditivos para doar para pessoas necessitadas", relata o presidente do Lions Club de Votorantim, Eliseu Sentelhas, ao elucidar o destino do dinheiro arrecadado na festa de Votorantim do ano passado. "É uma maneira de unir o útil ao agradável. As pessoas se divertem e contribuem com o próximo", complementa.

As festas de Votorantim ganham um significado ainda maior para algumas entidades como o Grupo de Apoio a Familiares e Adictos (Gafas). De acordo com Everson José Galvão, presidente da instituição até o ano passado, o dinheiro arrecadado na festa de 2011 foi suficiente para manter os gastos com funcionários e manter as obras internas na entidade. "Arrecadamos aproximadamente R$ 13 mil. Esse dinheiro ajudou a tirar a entidade do "vermelho". Esperamos arrecadar ainda mais esse ano", disse Galvão.

banderinhas.jpg

Novidades

Com uma culinária diversificada e diversos shows para quem participar, a Festa Junina de Votorantim terá atrativos especiais como o sorteio de dois carros 0 km. Outra novidade é a praça de eventos, que está sendo reformulada. As obras devem ser entregues pela Prefeitura até o final deste mês de maio.

Como presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e primeira-dama de Votorantim, Suzana Martellini Pivetta afirma que a expectativa para a festa deste ano é ainda mais positiva do que no ano passado. "Sem dúvida nenhuma, por conta das mudanças, a festa ganhará em qualidade. Nossa expectativa é de que este ano seja ainda melhor, com as entidades arrecadando ainda mais para manterem seus projetos."

Já em Sorocaba, além das barracas com muitas comidas típicas, oferecidas pelas 36 entidades beneficentes que participam do evento, e a instalação de um parque de diversões, o diretor da Área de Lazer da Secretaria Municipal de Cultura, Flávio Leandro Alves, disse que neste ano os participantes poderão relembrar brincadeiras tradicionais das festas juninas, como o Pau de Sebo, o Pau de Fita e também terá um Oratório, reservado para as manifestações religiosas.

Também haverá, durante o evento, a apresentação de quadrilhas e a escolha da Miss Caipirinha (para meninas de até 12 aos), a Miss Caipira (até 30 anos) e a Miss Comadre (a partir de 31 anos). "O que queremos é resgatar as manifestações culturais que estão presentes nessa festa e propiciar um ambiente em que as famílias possam se divertir com segurança", afirma Flávio Alves.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39679 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...