Por que pensar na importância da comunicação visual de eventos

Quer incluir a comunicação visual em seu evento e não sabe como fazer? Sabe quais materiais são utilizados para ela ser feita? Confira nesse artigo tudo sobre o quanto é importante a comunicação visual de eventos e como fazer para garantir o sucesso.

Publicado em 08/10/2018

Avalie este Artigo

Você sabe o que é comunicação visual e como funciona? Quais materiais são utilizados? Sabe qual é a importância da comunicação visual de eventos? Você sabe como fazer comunicação visual para a sua empresa e para seu evento? Nesse artigo falaremos tudo sobre a comunicação visual e a sua importância em eventos.

Comunicação visual

A comunicação visual é toda forma de se comunicar usando elementos visuais como campanhas com vídeos, infográficos ou imagens que são utilizadas para expressar as ideias. Constantemente, usar uma imagem para veicular uma informação fornece resultados positivos do que se você focasse apenas em escrita de textos.

Isso porque os textos necessitam de leitura e interpretação pelo consumidor antes de estimular qualquer comoção. Sem dizer que nem sempre os textos são bem interpretados e podem não passar a mensagem concebida. Já as imagens atingem o público da maneira mais instantânea.

Os materiais que são ideais para a comunicação visual de eventos são:

Por que pensar na importância da comunicação visual de eventos

 

  • Banners para apresentação ou divulgação;
  • Backdrop bem localizado para que possam ser tiradas fotografias;
  • Displays com descrições sobre serviços ou produtos;
  • Faixas indicativas;
  • Dispositivos de sinalização interna para auxiliar na condução do público às salas, alimentos, banheiros, etc.

A importância da comunicação visual de eventos

Há diversos motivos que mostram a importância da comunicação visual de eventos. São eles:

 

Por que pensar na importância da comunicação visual de eventos

Dá uma "cara" para o seu evento

Imagina se um produto como um shampoo não tivesse banners, adesivos ou displays que demonstrassem as características dele, suas vantagens, modo de usar, valor, entre outros. Imaginou? Como você iria saber para o que serve aquele produto e como utiliza-lo? Essa é a importância da comunicação visual de eventos, ela dá uma "cara" para a sua marca.

Ajuda a fortalecer a marca

Atualmente o consumidor tende a ser bastante exigente, ele procura empresas que oferecem soluções de qualidade e rápidas para os seus problemas. A sua empresa pode até mesmo entregar valor para o seu público, mas ela só se destacará da concorrência caso a sua identidade visual seja forte o suficiente para ser lembrada pelos consumidores. É a partir dai que podemos dizer sobre a importância da comunicação visual de eventos que pode ajudar a fortalecer a sua marca.

Mais credibilidade

A importância da comunicação visual de eventos é que ela ajuda o seu evento a conquistar mais credibilidade, ajuda você a construir uma imagem mais séria da sua empresa e isso atrai consumidores que possuem preferência por empresas que passam confiança.

Mais espaço no mercado

Além de tudo isso, a importância da comunicação visual de eventos é que ela ajuda o seu evento a ganhar mais espaço dentro do mercado, o que ajuda também a conquistar mais público e clientes fiéis por se tornar mais reconhecida. Para isso é muito importante investir e ter maneiras para divulgar os seus serviços.

Favorece bons resultados

Por estarem envolvidos em vários processos de comunicação visual todos os dias e por atenderem vários tipos de clientes, as empresas de produção visual sabem desenvolver e acompanhar todo processo fundamental para a produção de um material que seja efetivo para os parceiros.

Esse processo vai desde a produção voltada para o meio digital quanto para o offline e envolve etapas como: reunião com a empresa para discutir a concepção da comunicação visual, produção do projeto e feedback, envio e acompanhamento da produção, preparação e montagem do material e desmontagem segura do material.

Essas etapas são apenas algumas possíveis. Dependendo do projeto, há outras etapas que ainda podem ser incluídas nele. Por isso é muito importante pesquisar bem antes e escolher a melhor empresa de comunicação visual para lhe auxiliar.

Fortalece os valores da empresa

A importância da comunicação visual de eventos é que ela também ajuda a fortalecer os valores do seu evento e da sua empresa, além disso, ela é uma excelente alternativa para quem busca atrair um público e fidelizá-lo. Essas informações possuem grande potencial de influencia sobre os consumidores. Imagina que você decide comprar um produto e precisa escolher entre duas marcas que tem a mesma qualidade e valor.

Mas, uma delas é famosa por não realizar testes em animais. Qual delas você preferirá? Claro que é aquela que é "cruelty free". Então, pense bem nisso, conheça bem o público que deseja atingir para ajudar a fortalecer os valores da sua empresa.

Os benefícios se estendem a todas as mídias

Você deve ter percebido que a comunicação visual se aplica tanto ao meio digital quanto fora dela. Uma mesma identidade visual, ainda que possa sofrer alterações para atender melhor determinada mídia, pode ser aplicada em vários meios a fim de estender a estratégia de comunicação visual para outras vertentes.

Em todas as mídias há a presença de um projeto visual, até mesmo em revistas, internet e televisão. Por isso, a importância da comunicação visual de eventos é ter um bom plano para se estender a diversos tipos de mídia sem perder o foco.

Como fazer comunicação visual?

 

Por que pensar na importância da comunicação visual de eventos

Agora que você já sabe qual é a importância da comunicação visual de eventos, é preciso saber como ela pode ser realizada na prática. Não é nada complicado, basta contratar uma equipe de marketing! Se você acredita que a comunicação visual é apenas aquele desenho que fica ao lado do nome da marca, comece a se preparar para o fracasso!

É por meio da comunicação visual que elementos são unidos para representar os seus valores, gerando a identificação do público com a sua marca. A comunicação visual vai além de saber desenhar ou possuir habilidades no photoshop.

Por isso, é recomendado que você procure uma empresa de marketing que possua profissionais qualificados para auxiliar na comunicação visual do seu evento, pois os mesmos saberão como construir uma imagem harmônica, usando as cores e formas adequadas para atrair o seu público-alvo.

Ao trabalhar com uma empresa especializada em comunicação visual não hesite em alinhar as técnicas de marketing com o projeto a ser desenvolvido. Dessa maneira, você aumenta a produção para colher os melhores resultados no futuro.

Gostou do artigo sobre a importância da comunicação visual de eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39963 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...