Quais as alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus

Com o coronavírus, todos os setores de trabalho precisaram parar para cumprir a quarentena e se proteger. Porém, alguns já estão sofrendo com a paralisação, como o setor de eventos. Então, como realizar eventosem tempos de coronavírus? Confira aqui algumas alternativas.

Publicado em 20/04/2020

Avalie este Artigo
1.7

Atualmente, alguns mercados de trabalho estão parados por conta da pandemia de COVID-19, principalmente as empresas que organizam e realizam eventos. Mas, como podemos contornar a crise e quais são as alternativas? Neste artigo falaremos sobre o mercado de organização de eventos, tudo sobre esse vírus e como realizar eventos em tempos de coronavírus.

Organização de eventos

O setor de organização de eventos é responsável por todas as etapas que garantem o seu sucesso, fazendo todo o planejamento. As etapas mais importantes para que um evento ocorra são:

  • Definição do orçamento;
  • Escolha da temática e estilo de evento (isso influenciará em várias etapas, assim como a escolha da decoração);
  • Escolha do público-alvo;
  • Escolha da data e do horário;
  • Escolha do espaço que ocorrerá o evento (podendo ser em um salão de festas ou até mesmo em uma chácara);
  • Contratação de fornecedores (iluminação, equipamentos, estrutura, serviços de limpeza, segurança, em caso de eventos para o público infantil: aluguel de brinquedos infláveis, entre outros); e
  • Alimentos e bebidas (Buffet).

Com o aumento de casos de COVID-19 no país, as empresas de organização de eventos buscam formas de realizar eventos em tempos de coronavírus, mas também é muito importante pensar na saúde das equipes que estão envolvidas na produção dos eventos e do público.

Antes de saber quais são as melhores alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus, é preciso buscar informações sobre esse vírus e quais prevenções devem ser tomadas.

Coronavírus: o que é?

O coronavírus é um conjunto de vírus que causam infecções respiratórias. A COVID-19 foi descoberta em dezembro de 2019 após o surgimento de casos na China. A maioria dos seres humanos se infecta com coronavírus comuns durante toda a vida, desde crianças, que são mais propensas a se infectarem, com o tipo mais comum como o alpha coronavírus 229E e NL63 e o beta coronavírus OC43, HKU1.

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar. Os sintomas podem variar desde um simples resfriado até mesmo de uma severa pneumonia.

Para se proteger da COVID-19 é preciso lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou, quando não se tem disponível, usar álcool em gel 70%. Se houver tosse ou espirro, cobrir o nariz e boca com o lenço ou o braço, na altura do bíceps.

Também é recomendado manter uma distância de dois metros de outra pessoa, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar tocar a boca, o nariz e os olhos com as mãos não lavadas, dormir bem, ter uma alimentação saudável e utilizar máscaras feitas de tecido caso precise sair da sua residência. É muito importante evitar aglomerações e circulações desnecessárias em locais públicos. Se for possível, fique em casa.

Caso se sinta doente, procure evitar o contato físico, principalmente com os mais idosos e doentes crônicos. É recomendado que fique isolado em casa por 14 dias e, caso sinta falta de ar, ligue para um serviço de saúde para que dê instruções sobre o que fazer nesses casos.

A transmissão da COVID-19 ocorre por meio de uma pessoa doente para outra que está saudável ou por contato próximo por aperto de mão, gotículas de saliva, catarro, objetos ou superfícies que estão contaminadas, como o celular, mesas, teclado de computador, entre outras.

Em caso de diagnóstico positivo, é preciso ficar em isolamento, usar máscara o tempo todo, separar objetos pessoais para apenas o seu uso, o lixo produzido precisa ser separado e descartado e manter a janela aberta para a circulação de ar e a porta fechada.

Com a COVID-19 os comércios tiveram que fechar as suas portas para cumprir a quarentena e evitar aglomerações, porque esse tipo de situação pode elevar o número de casos. Apenas serviços essenciais devem seguir abertos, como supermercados e hortifrútis, hospitais e farmácias. Ou seja, empresas de organização de eventos precisaram buscar algumas alternativas para sobreviver e realizar eventos em tempos de coronavírus.

Quais as alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus?

Abaixo, listamos as melhores alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus. Confira:

Prorrogar o seu evento

Quais as alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus

Uma das alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus é prorrogar a data do seu evento. Procure mostrar ao contratante que a data pode ser adiada, sem abrir a mão de realizar o seu sonho, seja um casamento ou confraternização. Procure ser solidário e isente a multa contratual em casos de adiamento de eventos.

É muito importante mostrar que é possível a realização desse grande momento em outra data e preste todo apoio ao contratante nesse momento que está difícil para todos, mostrando otimismo. Além de adiar o evento, você pode oferecer promoções e até mesmo brindes para assim garantir que o contratante fique interessado nessa proposta.

Cancelamento do evento

Quais as alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus

Para realizar eventos em tempos de coronavírus, é muito importante, para evitar aglomerações e a proliferação do vírus, realizar seu cancelamento.

Por isso, se não for possível o adiamento do evento ou até mesmo o contratante não achar que seria uma boa opção, o cancelamento é uma das alternativas. Caso o evento seja cancelado, é necessário avisar todos os envolvidos com antecedência para assim evitar transtornos, principalmente se o evento for pago, é preciso garantir que ocorrerá o estorno do valor sem problemas.

Evento online

Quais as alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus

Outra forma muito boa para realizar eventos em tempos de coronavírus é utilizar a tecnologia a seu favor, realizando-o em uma plataforma online. Procure utilizar serviços com transmissão ao vivo, em que o evento pode ser realizado remotamente e o público pode assistir de qualquer lugar que tenha conexão de internet. Uma das vantagens para utilizar plataformas online para realizar eventos em tempos de coronavírus é que não possui limites ao tamanho do público, tornando essa opção uma das mais seguras e lucrativas.


Gostou do artigo sobre quais são as alternativas para realizar eventos em tempos de coronavírus? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39768 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...