10 conselhos para realizar casamento econômico

Se você gosta de conhecer mais sobre eventos, principalmente cerimônias de casamentos, precisa ver nossas dicas para realizar casamentos econômicos e assim poder fazer uma festa de qualidade.

Publicado em 10/05/2022

Avalie este Artigo

Cerimônias de casamento sempre são motivos de grande preocupação com relação aos custos envolvidos e também quanto aos cuidados com tantos detalhes que esse momento envolve.

Normalmente, são eventos que trazem grande carga emocional e o objetivo de se tornar um momento único na vida dos noivos, familiares e convidados.

Há um consenso que, para esse tipo de cerimônia, deve-se realizar grandes investimentos para que se tornem incríveis e preencham os sonhos dos envolvidos.

Mas nem sempre gastar muito garante atender a esses objetivos, e casamentos mais simples podem ser a base até de consolidar um início de relacionamento duradouro e mais realista, sem perder o encanto e a magia desse momento.

Para ajudar a sua reflexão, apresentaremos a seguir 10 dicas para realizar casamento econômico, mas que atenda a preencher os sonhos dos nubentes e de todos que são importantes para o casal.

1.      Tenha um planejamento

10 conselhos para realizar casamento econômico

Para realizar casamento econômico, é preciso considerar um bom planejamento a fim de permitir ajustes e a definição de melhores condições de negociações e possibilidades de realização.

É possível manter a calma e uma avaliação mais adequada do que realmente importa e como serão obtidos os recursos materiais e financeiros, para que o casamento atenda às expectativas e que possa ser realizado com custos mais justos possíveis.

Um bom planejamento serve como a base das fases a seguir e pode ser ajustado ao longo das ações de organização do evento.

2.      Trabalhe com um orçamento

10 conselhos para realizar casamento econômico

Uma das maneiras mais seguras de realizar casamento econômico é definir um orçamento justo e viável para sua festa.

Definir limites de gastos e as formas como serão aplicados seus recursos financeiros é uma excelente maneira inclusive de avaliar se os gastos não estão excessivos e reavaliar a importância deles.

Para se ter sucesso, o orçamento deve ser acompanhado com bastante cuidado e de forma contínua, sendo um elemento que deve limitar e até mesmo servir como um indicador que permita ajustes necessários e sem surpresas.

Mas, para isso, é fundamental que seja uma peça principal na organização e na preparação do evento.

3.      Escolha o local e o tipo de cerimônia

10 conselhos para realizar casamento econômico

A escolha do espaço e o tipo de cerimônia têm relação direta para conseguir realizar casamento econômico.

Locais mais desejados normalmente são mais caros e com mais dificuldades de serem reservados. Além disso, podem não ser aqueles ideais para o tipo de evento que se deseja.

Escolher locais diferentes e que possam causar encantamento a todos pode ser uma opção ideal para uma data marcante e com menos custos.

4.      Avalie os recursos de filmagens e fotos

Cuidar dos recursos para a boa qualidade de fotos e vídeos desse momento podem ser uma ótima forma de conseguir realizar casamento econômico.

É comum que cerimônias sejam frustrantes quando, posteriormente, se verificam os registros audiovisuais do evento, seja por baixa qualidade, ou qualquer problema. Por isso, é  importante avaliar os profissionais e recursos usados para garantir os resultados.

Atualmente, é possível usar ótimos recursos audiovisuais de qualidade, sem maiores gastos.

5.      Atenção à decoração

Para realizar casamento econômico, devem ser considerados os desembolsos com a decoração do evento.

Normalmente, investimentos em deixar o ambiente mais adequado a uma comemoração estão relacionados a custos com decoração de flores e outros detalhes, e esse deve ser um item bem avaliado, que está relacionado inclusive com o local onde se realizará o casamento.

Prefira uma decoração mais simples e elegante sem ter que direcionar grandes despesas para isso.

6.      Defina com cuidado o dia da cerimônia

Uma das melhores maneiras de realizar casamento econômico relaciona-se com a data de sua realização.

Existem períodos e dias em que a demanda por casamentos é maior, e isso encarece todos os detalhes das cerimônias.

Importante não se deter em datas tradicionais, mas sim em ocasiões que possam oferecer as melhores condições de preços para que possa usufruir de um momento sem excesso de gastos, mas de grande emoção.

7.      Muita atenção a quem deseja convidar

A relação de convidados deve ser bem definida, pense sempre com realismo em quem é importante comparecer nesse momento e que certamente tem mais possibilidades de estar presente na vida do casal daquele momento em diante.

Excesso de convidados pode representar maiores gastos com locais e demais despesas com a cerimônia. E, por fim, podem não ser as pessoas representativas de maneira importante em seu futuro.

Evite convidar por consideração ou educação, pois isso pode gerar grandes despesas/gastos.

8.      Escolha com cuidado as roupas dos noivos

Vestidos de noiva assim como ternos e roupas dos padrinhos são gastos bastante significativos para o casal.

É importante avaliar bem os tipos de roupas para que não se tornem itens com um peso maior no orçamento e que podem, ainda, ser substituídos por modelos mais simples e transformem o momento em algo mágico e diferente.

 

9.      Contrate uma empresa cerimonialista

Contar com uma empresa especializada na organização de eventos pode ser uma ajuda para obter as melhores condições para a redução de custos de uma cerimônia de casamento.

Contar com esse tipo de assessoria é bastante importante para reduzir seus desgastes com a organização e ganhar tempo também.

10.    Atenção ao buffet e demais gastos

Buffet para eventos sempre representa gastos bastante significativos, assim como as lembrancinhas e aluguéis diversos como o carro dos noivos e demais detalhes.

Dessa forma, todos esses itens devem ser bem definidos e avaliados quanto à forma mais acessível de contratação e negociação de preços.

 

Considerações finais para realizar casamento econômico

Ter atenção para a possibilidade de realizar casamento econômico é uma boa maneira de efetuar um controle de seus gastos e também atender a expectativas ou até mesmo superá-las com ações criativas e inovadoras.

Isso ajuda a manter a saúde mental, financeira e um começo de convivência do casal mais equilibrado em com grandes possibilidades de sucesso na vida a dois.

Deixe um comentário com sua opinião sobre realizar casamento econômico.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39790 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...