Artigo oferecido por:

Receita de Pizza de Panela

Publicado em 29/11/2010

Avalie este Artigo
3

 

PIZZA DE PANELA

 

Ingredientes Massa:

1 kg de farinha de trigo

100 gramas de fermento biológico

1 xícara de água morna

1 xícara de óleo

1 colher de sobremesa de sal

 

Ingredientes Recheio:

200 gramas de presunto cozido

300 gramas de queijo mussarela

300 gramas de lingüiça fresca

1 lata de milho

Catupiry

3 ovos cozidos

2 tomates em fatias bem finas

Cebola em fatias bem finas

Molho de tomate pronto ou caseiro

Orégano

 

Preparo:

Primeiramente vamos ao preparo da massa. O segredo do sabor da tradicional pizza de panela não está na quantidade de ingredientes utilizados na massa, mas sim na quantidade de fermento biológico utilizado. O sabor característico da pizza se deve à utilização Da quantidade certa deste fermento (fleishmann). Você pode escolher a marca de sua preferência, mas procure manter a quantidade requerida para cada porção.

Coloque o fermento numa assadeira funda e larga. Despeje sobre ele a água morna e o óleo, e misture bem. Coloque farinha de trigo em pequena quantidade e continue a misturar com uma colher, até formar um creme homogêneo. Continue acrescentando farinha até a massa começar a tomar volume. A massa estará quase pronta quando você perceber que ela já não gruda mais nos dedos. Agora, coloque sobre ela o sal e misture bem. Forme uma bola achatada e arrume na assadeira, cobrindo-a com um pano de prato. Deixe descansar por aproximadamente 40 minutos, para que a massa tome volume. Em tempo de frio é recomendado colocar sobre a assadeira um cobertor, agilizando assim o crescimento.

Depois de pronta a massa é transformada em pequenas bolas que cabem numa mão em concha. Cada bola deve ser esticada com um rolinho ou garrafa, formando um disco com cerca de 20 cm. É recomendável fazer discos mais finos para que a massa fique ainda mais crocante. Frite cada um dos discos em frigideira plana untada com pouco óleo. E procure não fritar demais ambos os lados, mantendo uma aparência clarinha.

Depois de fritados todos os discos é hora de acrescentar o recheio de sua preferência. Na lista acima estão os ingredientes popularmente preferidos na montagem da pizza de panela. Se não sabe por onde começar, dou uma sugestão: Coloque um dos discos sobre a frigideira fora do fogo. Acrescente certa quantidade de molho de tomate, até envolver o disco à margem de 1 cm da borda. Coloque uma pequena porção de lingüiça previamente frita sem a tripa. Você pode ainda colocar uma colher de milho, duas rodelas de tomate, e duas fatias de ovo cozido. A cebola e o catupiry ficam a seu gosto. Cubra com uma fatia de presunto, e sobre ele, uma fatia de mussarela. Salpique orégano a gosto. Algumas gotas de azeite podem acentuar o sabor. Agora, leve a frigideira ao fogo brando e tampe. Quando sentir que esquentou, jogue entre os vãos da tampa duas colheres de café de água. O efeito causado será a formação de vapor sob a tampa, derretendo assim o queijo que está sobre a pizza. Fique atento para não queimar a parte de baixo da massa.

Assim que derreter a mussarela, a pizza estará pronta para servir.

Uma porção rende de 12 à 15 pizzas.

Bom apetite!

                                                                        (Receita Italiana cedida por Sandro Torricelli)


Artigo criado por: Pronta Festa Salgados

Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39503 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...