Vinhos no verão? Fim de ano? Sim, por que não?

Com a chegada das festas de fim de ano, os produtores de vinho estão otimistas.

Publicado em 14/12/2012

Avalie este Artigo

Recentemente, aconteceu na capital francesa três grandes mostras de vinhos deste país: o Salão dos Vitivinicultores Independentes; Provas de Châteaux de Bordéus no Palácio 8 Valois e também a Abrir dezembro, onde 350 produtores franceses apresentaram os seus vinhos no Carrossel do Museu do Louvre, o mais visitado museu em todo o mundo.

O Salão dos Independentes esteve repleto de visitantes. No Louvre participaram, sobretudo, produtores franceses (com destaque para Bordéus, Champanhe e Borgonha), e uma significativa representação da Itália, seguida da Espanha e de outros países (E.U.A., Chile, Argentina, África do Sul, Índia, Líbano, Tunísia, Síria e Turquia). Um deleite para quem aprecia vinhos de excelência!

Post-VINHOS-NA-PROVENCE01_menofoto: digulvação

 

E como não podia deixar de  ser, aqui pelo Brasil, com a chegada das festas de fim de ano, os produtores de vinho estão otimistas. A expectativa é que a venda da bebida nas adegas deva aumentar até 30% em dezembro por conta das comemorações de fim de ano.

As vendas de vinhos já começaram a subir no final de outubro, quando os pedidos foram feitos. Faltando duas semanas para o Natal, a expectativa é de que o movimento aumente ainda mais.

Depois da época do frio há um preparo para as festas de fim de ano, entrega de cestas de natal, por exemplo, que aumenta bastante o movimento. Muitos empresários contratam mais para dar conta da demanda, afirmam os vinicultores.

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, a produção no país subiu mais de 40% entre 2010 e 2011. No Sul de Minas, são aproximadamente 350 hectares plantados com uvas para a produção de vinhos. Apenas na cidade de Andradas, são 135 hectares.

Em supermercados de todo o Brasil as vendas começaram a subir no início do mês. São centenas de rótulos diferentes com opções para todos os gostos e bolsos. Nestes locais podem ser encontrados vinhos nacionais e importados com preços que variam de R$ 6,00 a R$ 200,00.

Além do consumo da bebida, o brasileiro gosta de presentear clientes e amigos. Sendo um produto muito bom, de qualidade, estes acabam sendo presentes bastante elegantes.

Para se ter uma ideia do aumento de seu consumo, há muita facilidade em pedir apenas um cálice de vinho em muitos restaurantes e bares das grandes capitais. Se o cliente não gostou, muda e pede outro, se gostou, pede mais um e a conta não ficará salgada.

Degustação

Saber de fato degustar um vinho envolve saber tomá-lo na temperatura adequada. E saber servir e saber gelar ou não, pode ser aprendido facilmente.

Uma das preocupações mais comuns de quem aprecia vinhos é em relação à temperatura de serviço. Mas qual a real influência da temperatura no gosto do vinho? Bem, é sabido que a temperatura tem grande importância na degustação de vinhos tanto no paladar como no olfato.

O calor permite que os componentes aromáticos se volatilizem, ou seja, que os aromas e/ou o buquê se exprimam com mais facilidade. Os aromas variam de vinho para vinho, o que faz com que a temperatura também seja diferente para cada um deles.

A acidez se acentua no calor, por isso, normalmente os vinhos brancos são servidos a temperaturas mais frias, exatamente para não serem muito agressivos. Quando a garrafa está fresca, a acidez se alia à fruta do vinho e o torna refrescante e agradável. Característica típica dos brancos e mais apropriada ao calor dos trópicos, podendo ser servidos nas festividades de fim de ano sem problema algum.

O vinho, sem dúvida, sofre mais com o calor do que com o frio, por isso, é sempre observada a temperatura de serviço. A temperatura externa é um fator importante, pois ela irá influenciar na temperatura da garrafa. Se a temperatura ambiente for muito alta, é ideal baixar uns dois graus da temperatura que se deseja. Agora é só degustá-lo e curtir ao lado dos amigos e familiares, com moderação!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39525 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...