10 conselhos sobre arrecadar recursos financeiros para eventos

Arrecadar dinheiro é uma das formas para realizar um evento. Você está organizando um evento onde precisa arrecadar dinheiro? Mas não sabe como fazer isso? Confira aqui tudo sobre organização de eventos e os melhores conselhos para você arrecadar com sucesso os recursos financeiros para viabilizar qualquer celebração.

Publicado em 02/01/2019

Avalie este Artigo

Você quer arrecadar fundos para seus eventos, mas não sabe como fazer? Nesse artigo falaremos tudo sobre organização de eventos e daremos conselhos sobre arrecadar recursos financeiros para eventos.

Organização de eventos

A organização de eventos é um processo de planejamento de uma festa, cerimônia, festival, show, convenção ou reuniões. Ela é um procedimento que envolve etapas como o estabelecimento de orçamentos, datas e horários, escolha do local para realizar o evento, aquisição de licenças, estabelecimento do tema do evento, decoração, contratação de fornecedores, segurança, contratação de equipes de limpeza e Buffet.

Essas etapas são estabelecidas e realizadas com o auxílio de um produtor de eventos, um profissional que é capaz de gerenciar todas as etapas e o seu tempo garantindo para que tudo ocorra conforme o planejado no dia e com sucesso.

10 conselhos sobre arrecadar recursos financeiros para eventos

Abaixo listamos os melhores conselhos para arrecadar recursos financeiros para eventos. Confira:

1.       Briefing

Um dos conselhos para arrecadar recursos financeiros para eventos é utilizar o Briefing que é basicamente uma preparação para apresentação de eventos que precisam de patrocínios ou doações. Logo, diversos fatores precisam ser disponibilizados para os investidores que se sentirão cada vez mais confiantes ao perceberem que você está preparado.

É o caso de informações como, por exemplo, o local dos eventos que requerem recursos, histórico de eventos, perfil e previsão do público, patrocinadores, participação de figuras públicas, entre outros. Também é essencial apresentar o orçamento detalhado do seu evento como o inventário dos bens, objetivo do evento, custos para divulgação e todos os demais dados presentes no projeto.

2.       Doações

 

10 conselhos sobre arrecadar recursos financeiros para eventos

As doações, tanto em espécie como em itens como leilões e rifas, é mais uma dos conselhos para arrecadar recursos financeiros para eventos. No primeiro caso, os fornecedores oferecem alimentos, equipamentos, entre outras coisas essenciais para a realização de um evento. Já no caso de leilões e rifas, elas permitem a arrecadação de valores que são convertidos em gastos com o evento em questão.

3.       Promoções

Promover o seu evento é mais uma sugestão de como arrecadar recursos financeiros para eventos, pois é uma das formas para atrair a atenção de vários investidores. Para tanto, publique notas em veículos de comunicação, faça divulgação pessoalmente e não se esqueça de explorar o potencial das redes sociais. Durante a abordagem através de canais digitais, evidencie o impacto que as parcerias podem gerar e faça um monitoramento constante, a fim de identificar o que funciona e o que precisa ser alterado em suas estratégias de promoção.

4.       Contato com investidores

 

10 conselhos sobre arrecadar recursos financeiros para eventos

Não importa qual seja a forma que os investidores escolherão para contribuir em seu evento, o que você precisa levar em conta no momento de captar o valor que precisa é o contato com os investidores. Além do contato por meio da internet, é recomendado estabelecer uma comunicação direta com cada um, ou seja, realize reuniões e encontros para apresentar as suas ideias e vantagens do investimento para quem pretende investir: para você, para o público e para a sociedade como um todo.

5.       Crowdfunding

10 conselhos sobre arrecadar recursos financeiros para eventos

Há diversas páginas de crowdfunding na internet para escolher, e participar dessas comunidades é uma boa técnica para arrecadar fundos para organizações de todos os tipos. O melhor tipo de crowdfunding permite que as pessoas possam fazer suas propostas a partir do primeiro dia e contribui para o envolvimento com o projeto de uma maneira autentica. Conecte-se com doadores e possíveis patrocinadores em todas as redes sociais e por meio de e-mails, tente demonstrar interesse na causa em longo prazo para incentivar as doações e promover as suas ideias.

6.       Patrocínio

Adquirir patrocínios que consistam na aquisição dos direitos exploráveis e dos benefícios de marketing derivados do envolvimento direto com determinada celebridade, agência ou qualquer outra organização ou pessoa capaz de investir em seus eventos é mais uma sugestão de como arrecadar recursos financeiros para eventos.

Geralmente, o patrocínio favorece um retorno comercial para os patrocinadores e o investimento deles pode ser não apenas financeiro, mas também de natureza humana ou material. Sendo assim, é essencial realizar um planejamento de forma que seja possível oferecer resultados satisfatórios aos possíveis patrocinadores.

7.       Venda de mudas de plantas ou sementes

Todo mundo adora ter uma planta em casa e essa é uma das melhores formas para arrecadar um dinheiro para o seu evento. Para atrair o público e fazê-lo comprar a muda ou semente de planta, utilize a seguinte frase: "quanto você pagaria para respirar um ar mais limpo e equilibrar a emissão de CO² do seu carro?", e faça pagar o valor pela muda e pela promessa de que a sua organização também se compromete de plantar uma muda a cada vendida.

8.       Bingo

Realizar atividades como, por exemplo, o Bingo é mais uma forma de arrecadar recursos financeiros para eventos. Procure oferecer bons prêmios, assim você atrairá mais pessoas para o seu evento.

A dica é não cobrar a entrada, mas cobre cada cartela do bingo. Com o dinheiro arrecadado é possível investir em seu evento e nos próximos também. Mas, lembre-se que bingo é um jogo de competição vicioso, para distrair o seu público sem deixar de arrecadar fundos, você pode simplesmente realizar um show de talentos, por exemplo. E não se esqueça de receber bem as pessoas, assim se sentirão mais confortáveis para investir. Bebidinhas e comidinhas são o básico, ok?

9.       Show de talentos

Trazer um show de talentos para divertir o seu público é mais uma dica de como arrecadar recursos financeiros para eventos. Conhece alguém que toque algum tipo de instrumento, que sabe dançar, pinta quadros em minutos ou qualquer tipo de arte que atraia um grande número de pessoas? Então contrate e faça um show de talentos cobrando o ingresso do show.

10.   Exposições

Por fim, realizar exposições em seu evento é o nosso último conselho para arrecadar recursos financeiros para eventos. Há exposição de quadros, que é mais popular, porém há também a exposição fotográfica onde cada foto transmite uma mensagem. Para isso, promova um concurso de fotografias e solicite que os participantes transmitam uma mensagem importante que os represente e que represente a sua organização.

Exponha-as em algum local em que as pessoas possam votar na foto mais artística e bonita e coloque na entrada para a exposição. A foto vencedora pode ganhar um curso através da parceria com a sua organização, por exemplo.

Gostou do artigo sobre como arrecadar recursos financeiros para eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39617 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...