10 sugestões de como diferenciar taças para cada ocasião

Saber como diferenciar taças é essencial para quem trabalha com organização de eventos, principalmente quando o assunto é um evento de caráter mais formal. Nesse artigo, você saberá tudo o que precisa sobre diferentes taças, suas formas e seus tamanhos.

Publicado em 03/11/2017

Avalie este Artigo
5

Para quem deseja organizar um evento em grande estilo é necessário saber todas as regras de etiqueta e se aprofundar nos mínimos detalhes. A mesa, por exemplo, é uma questão que não pode ser deixada de lado. Pois, é na sua organização que podemos diferenciar um evento mais formal para um evento menos formal.

Por isso, nesse artigo falaremos um pouco da importância de como organizar a mesa do evento, dando o maior destaque para as taças. Pois, saber diferencia-las é um requisito primário para uma boa organização de sua mesa.

Sabemos, porém, que elas podem ser muito parecidas e um tanto confusas, pois cada uma tem o seu estilo e seus tamanho específico. Além disso, cada taça tem o seu lugar na mesa. Pois, é pela organização que os convidados saberão quando utilizar cada uma delas.

Se você tem dúvidas quanto ao estilo das taças e como usá-las, sanaremos todas as suas questões de como diferenciar taças, ajudando a organizar uma mesa para ninguém colocar defeito e saber quais taças utilizar para cada ocasião.

 

Os Materiais

 

É importante conhecer o tipo de material utilizado para poder diferenciar taças. Normalmente, as versões elegantes de copos e taças podem ser fabricadas em vidro ou cristal. Porém, é possível encontrar taças em diversos materiais, com composições diferentes e mais em conta.

O cristal, por exemplo, contém chumbo o que dá certa porosidade a matéria-prima utilizada, dessa forma, essa porosidade acaba por influenciar diretamente na apreciação da bebida, modificando o seu sabor, no entanto, o líquido libera características olfativas ao se entrar em contato com o cristal. Mas há também as taças de vidro que não influenciam em nada no sabor.

Os diferentes tipos de taças

 

10 sugestões de como diferenciar taças para cada ocasião

 

Para saber diferenciar taças é preciso conhecer as que temos disponíveis no mercado. A seguir, falaremos sobre algumas delas.

 

1.    Taça Tulipa

 

Uma taça bastante conhecida, uma vez que é utilizada para servir cervejas – Tipo Pilsen. A taça tulipa também é conhecida como copo pilsener. Com um fundo mais largo e o meio mais estreito abrindo um pouco no topo, seu desenho faz com ocorra a formação de um colarinho cremoso, direcionando assim o aroma do lúpulo de forma direta para o nariz.

 

2.    Taça de água

 10 sugestões de como diferenciar taças para cada ocasião

Com o fundo e o topo largo, além de não ser muito alta, a taça de água é uma das mais conhecidas. Pela água não possuir sabor, mesmo com o tempo não há alteração no paladar, essa taça é utilizada só para oferecer mais elegância ao consumir água.

 

3.    Taça Martini

 

A taça Martini, ou também conhecida como taça coquetel, tem a haste longa evitando que a temperatura da mão esquente o líquido. Ela tem a forma de um cone virado de cabeça para baixo. No todo, essa taça tem a forma de um Y. E, como o próprio nome já diz é usada para servir Dry Martini, mas também pode ser utilizada para servir outros coquetéis.

 

4.    Taça degustação

 

Essa taça tem o formato da taça que segue o padrão ISO – que é o International Standard Organization – possibilitando a degustação de forma adequada de todos os tipos de vinhos. O seu desenho favorece a oxigenação e a retenção dos aromas do líquido, pois tem uma capacidade reduzida, uma boca mais estreita e a haste bem curta.

 

5.    Taça de vinho tinto

 

10 sugestões de como diferenciar taças para cada ocasião

 

O fato de existir uma taça degustação e que pode ser utilizada para beber todos os vinhos não quer dizer que você não tem a obrigação de diferenciar taças. Além disso, devemos usá-las para cada ocasião de forma correta.

Por isso, a taça de vinho tinto precisa ter contato com o oxigênio, liberar os seus aromas e também os seus sabores. Para que tudo isso ocorra, o formato da taça é bem específico, pois tem o bojo mais largo e deve ser preenchida apenas até um terço de sua capacidade.

Além disso, é importante ressaltar que há modelos específicos para alguns tipos de uva usados na produção dos vinhos tintos.

 

6.    Taça de vinho branco

 

O formato dessa taça é menos longo do que a de vinho tinto. É importante ressaltar que o vinho branco deve ser consumido gelado e em um recipiente menor, pois assim a troca de calor com o ambiente é a mínima possível.

 

7.    Taça de vinho do porto

 

Muito parecida com a taça de vinho tinto, mas é bem menor. Além disso, esse tipo de taça tem que ser areada e deve ser servido em pequenas doses, como se fosse um licor.

 

8.    Taça de licor

 

E falando em licor, chegamos a taça de licor que é uma bebida bem doce e espessa. O tamanho dessa taça deve ser de médio a pequeno, pois a quantidade de licor servida deve ser pouca. Além disso, esse formato favorece que o licor seja consumido em pequenos goles, deixando a degustação muito melhor.

 

9.    Taça de espumante

 

Com uma haste longa, o formato dessa taça é longo e a boca bem estreita. A haste alongada é para evitar que a temperatura da mão deixe a bebida quente. E o seu formato faz com que os aromas permaneçam.

 

10. Taça de conhaque

 

Também conhecida como balloon snifter, essa taça é larga, já que essa é uma bebida que normalmente é servida em doses de 50 ml.

Permite um contato maior com o oxigênio, tendo como consequência uma maior evaporação, assim os aromas frutados e amadeirados que vêm do envelhecimento da bebida ficam mais aflorados.

Além disso, a taça de conhaque é baixa e por isso, ao segurá-la, é possível faz com que o calor das mãos aumente a temperatura do líquido, favorecendo assim a liberação dos aromas.

 

Como foi possível ver há taças para cada ocasião e é necessário saber como utilizá-las. Por isso, saber como diferenciar taças faz toda a diferença quando o assunto é organização de uma mesa formal.

 

Se você gostou de saber sobre como diferenciar taças, deixe nos comentários o que mais chamou sua atenção. Se desejar saber mais sobre esse assunto fique ligado em nossas dicas, pois temos muito mais para compartilhar.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 38960 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

 

© 2007 - 2017 Organizando Eventos Todos os direitos reservados

Desenvolvido por anverso.net.br

Aguarde...