3 tipos de eventos híbridos

Se você se interessa por assuntos relacionados à organização e realização de eventos, certamente vai gostar de ter contato com alguns tipos de eventos híbridos que podem ser realizados com o uso da tecnologia e também presencialmente, com o planejamento adequado.

Publicado em 16/04/2021

Avalie este Artigo

Os eventos híbridos foram uma excelente alternativa para manter em execução diversas estratégias de negócios e mesmo de desenvolvimento de equipes.

Com esse formato, foi possível que as empresas pudessem realizar seus eventos sem a necessidade de suas interrupções.

Isso tudo porque a tecnologia permitiu que as realizações de eventos pudessem ser feitas com uso de estruturas de transmissões e qualidade de som e imagem  bastante importantes e que possibilitaram uma integração com muita segurança  e interativa com consumidores e equipes e, assim, mantiveram seus negócios em andamento.

Um evento híbrido envolve a realização de apresentações presenciais e transmissões que podem ser acompanhadas por qualquer convidado, sem restrições ou necessidade de deslocamentos.

Podem ser transmitidas online em tempo real, ou mesmo gravadas, sem perder a qualidade do evento e com uma participação muito maior.

Porém, a definição de um evento híbrido mais adequado é aquele que é realizado de forma simultânea, tanto presencial como remotamente.

Um evento híbrido pode ser definido pela forma como se estrutura, envolvendo a participação de convidados, palestrantes e de maneira ampla com envolvimento de várias transmissões simultâneas.

Neste artigo, vamos apresentar com mais detalhes esses 3 tipos de eventos híbridos.

Cuidados a seguir para a realização de eventos híbridos

Antes de abordarmos os 3 tipos de eventos híbridos existentes, é preciso informar que, ao se optar por esse modelo, é necessário considerar um investimento bastante intenso em tecnologia de ponta.      

Dessa maneira, é preciso investir em equipamentos de qualidade e poder contar com uma equipe profissional que possa realizar a melhor transmissão de filmagem do evento.

Além disso, é preciso realizar um bom planejamento com a definição de espaços  para a realização do evento presencial e mesmo a transmissão, para que seja realizada de maneira adequada e com qualidade.

Outro ponto fundamental é a definição de divulgação do evento e emissão de convites para que as pessoas possam ser informadas sobre a realização e a forma como o evento será realizado.

Os tipos de eventos híbridos

Os tipos de eventos híbridos devem ser relacionados aos modelos de conexão existentes nesses eventos e assim deverão ser analisados por suas características de transmissões.

Vamos ver, a seguir, os detalhes dos 3 tipos de eventos híbridos que existem:

1.      Conexão com participantes remotos

3 tipos de eventos híbridos

Photo by Taras Shypika on Unsplash

Esse é um dos tipos de eventos híbridos que certamente é o mais próximo de um modelo que as pessoas têm em mente, que é a conexão realizada com participantes em locais distantes daquele onde a transmissão está sendo realizada.

Nesse caso, busca-se a maior interação possível entre os participantes com uma busca constante das melhores informações que estão sendo fornecidas no evento.

Em eventos desse tipo, a participação presencial é bastante restrita e o evento foca bastante em termos de trocas virtuais de informações.

É possível a troca de mensagens escritas, áudios  e vídeos usando a plataforma de transmissão do evento que se realiza ao vivo.

E essa troca de comunicação não fica restrita apenas aos participantes, mas também a expositores que podem interagir de maneira ampla e em tempo real.

Esse tipo de evento permite que os participantes possam se sentir como as peças mais importantes e que suas presenças tem uma possibilidade bem ampla de serem observadas e com retornos imediatos a suas colocações.

Nesse aspecto, há a possibilidade de um ganho muito grande no interesse dos participantes e que tenham interesse maior em participar desse tipo de evento, que auxilia a um crescimento pessoal importante e muitas vezes a descoberta de talentos, que poderiam se perder sem acesso a uma maior interação.

2.      Conexão com palestrante remoto

3 tipos de eventos híbridos

Photo by Obi Onyeador on Unsplash

Um dos 3 tipos de eventos híbridos é aquele em que os palestrantes não se encontram presencialmente no evento, mas sim com uma participação online e em tempo real.

Nesse caso, o grande diferencial é possibilitar que personalidades e figuras de destaque em diversas áreas tenham mais condições de conciliar agendas e de participarem em maior número de eventos, permitindo que mais pessoas possam ter um contato com seus expositores preferidos.      

Esse tipo é excelente para ampliar as possibilidade de que os eventos possam trazer pessoas em maior quantidade para poderem aproveitar o melhor conteúdo que será fornecido pelos expoentes de determinado tema e que trazem muitos conhecimentos ao grupo que participa de um evento desse tipo.

Esse tipo tem um modelo de realização totalmente inverso daquele em que a conexão é realizada com participantes remotos, por ser um evento onde as atrações não se encontram presentes fisicamente. Sendo assim toda a estrutura de transmissão deve ser a melhor possível para evitar problemas na qualidade do evento e garantir um acontecimento marcante e único para todos.

3.      Multi Hub Meeting

3 tipos de eventos híbridos

Photo by Sam Moqadan on Unsplash

Esse é um dos tipos de eventos híbridos mais complexos e que requer o maior planejamento e o investimento em tecnologia e estrutura bastante significativos para que o evento seja realizado de maneira segura e com qualidade.

Para esses tipos de eventos híbridos, é necessário manter uma concepção bem planejada que garanta a realização de um evento central que efetue interações com demais eventos que estarão sendo realizados ao mesmo tempo e com total interatividade entre si.

Esses eventos secundários servem para aprofundar a discussão e apresentação de temas e deve ser bem administrado em termos de planejamento de participação e interatividade bastante seguras, evitando que todos os eventos que devem se inter-relacionar sejam afetados de alguma maneira por um descontrole sobre as participações e que os resultados venham a ser comprometidos.

Um tipo de evento bastante interessante mas que requer organização, planejamento e controles bastante fortes.

O que achou dos 3 tipos de eventos híbridos?

Os 3 tipos de eventos híbridos estão relacionados à forma como a conexão é realizada, assim como o modelo de participação e deve ser direcionado a sua qualidade para que possa ter o sucesso desejado.

Deixe um comentário com sua opinião sobre este artigo, cujo tema é 3 tipos de eventos híbridos e fique à vontade para sugerir temas relacionados a eventos que tenha interesse em conhecer melhor.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39752 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...