4 eventos em Amapá incríveis

Se você sempre se interessa em conhecer mais sobre eventos em todo o Brasil, vamos aumentar suas informações indicando alguns dos principais eventos no Estado do Amapá e que podem auxiliar a entender a variedade de oportunidades de eventos e negócios. Boa leitura!

Publicado em 22/04/2022

Avalie este Artigo

A região amazônica tem sido cada vez mais observada dentro do país e do mundo por suas riquezas naturais e tradições, com grandes possibilidades de exploração sustentável de seus potenciais turísticos, culturais e de desenvolvimento com qualidade.

Nesse aspecto, o Brasil é privilegiado por dispor de uma grande parte da Floresta Amazônica e que permite buscar a convivência harmônica para gerar renda e melhorias de recursos para a região, com potencial de ganhos significativos econômicos e de imagem para o país.

Cada estado que compõe a região tem características comuns e, ao mesmo tempo, diferentes quanto aos potenciais a ser trabalhados para seus desenvolvimentos individuais e coletivos.

Dentro dessa constatação, a região tem procurado promover eventos nacionais e internacionais que possam auxiliar em seu desenvolvimento e apresentação para o resto do país.

A realização de eventos de diversos tipos é fundamental para atrair o interesse e o fluxo turístico e assim passar a ser reconhecida como uma região com imenso potencial de crescimento de negócios e lazer.

O Amapá é um dos estados de destaque na Região Norte, que contempla a Floresta Amazônica e oferece oportunidades interessantes nessa área.

Vamos apresentar 4 eventos em Amapá que são incríveis e que podem ajudar a conhecer muito mais da cultura e dos costumes de regiões ricas em tradições, mas também bastante desconhecidas do restante do Brasil.

Algumas informações sobre o Amapá

Para entender a importância de conhecer os eventos em Amapá, é necessário conhecer mais sobre esse estado.

Ele se tornou estado após a Constituição Federal de 1988, pois antes era considerado um território federal, já tendo sido anteriormente parte do estado do Pará.

Sua expansão foi realizada por meio do desmembramento de outras cidades e vilas de trabalhadores, gerando municípios que foram muito incentivados pelo crescimento de obras de construção civil e urbanização no Estado, e assim, gerando maior interesse em trabalhadores se instalarem no Amapá.

Está classificado como o 18º maior estado brasileiro e com índices de urbanização com bastante destaque em relação aos demais, graças ao planejamento de desenvolvimento e geração de empregos na região.

Faz divisa com o Pará, a Guiana Francesa e o Suriname, sendo banhado pelo Oceano Atlântico e a foz do Rio Amazonas, dando uma grande variedade de opções de atrativos de turismo.

Sua economia está consolidada em extração mineral e exportação de frutas da região.

Sua capital, Macapá, apresenta uma estrutura bastante interessante e que tem potencial para abrigar grandes eventos na Região Norte do país.

A característica dos eventos no Amapá

Os eventos em Amapá são baseados em comemorações folclóricas tradicionais na Região Norte, com influências indígenas e religiosas, ocorrendo ao longo do ano grandes festas para marcar essas tradições locais.

São promovidos ainda diversos shows de artistas regionais e nacionais, além de eventos específicos de empresas locais.

O turismo também tem bastante impacto no segmento de eventos e com a vantagem da região ter um acervo natural rico e bastante variado para todos que admiram a natureza em seu estado bruto.

Principais eventos no Amapá

Destacamos a seguir 4 eventos em Amapá que podem ser considerados como característicos da região e que permitem oportunidades reais de trabalho e resultados cada vez mais efetivos para quem empreender no local.

1.      Boi-Bumbá

4 eventos em Amapá incríveis

Entre os destaques de eventos em Amapá, o Boi-Bumbá tem um espaço especial.

Uma tradição que já foi bastante divulgada pelo estado vizinho Pará, mas que também é comemorado com bastante intensidade no Amapá.

As comemorações ocorrem no mês de dezembro, onde os participantes se fantasiam e promovem encenações e danças para transmitir a cultura ancestral de origem na região amazônica.

Ao longo do ano são realizados eventos culturais para promover as comemorações finais da festa e assim manter as tradições locais.

2.      Marabaixo

4 eventos em Amapá incríveis

Um dos destaques de eventos em Amapá é a comemoração de Marabaixo, realizada por comunidades de afrodescendentes do Estado.

Ela envolve manifestações de canto, percussão, danças de roda com objetivo de louvar santos padroeiros das comunidades locais.

É considerado um patrimônio cultural do Amapá e seu nome é originado do tipo de instrumento usado na percussão que são as caixas de marabaixo, um instrumento rítmico e bastante interessante.

As comemorações ocorrem em localidades próximas de Macapá e tem como principal objetivo homenagear o Divino Espírito Santo, iniciando suas festas no domingo de páscoa.

3.      Festa de São Tiago

4 eventos em Amapá incríveis

Essa é uma festa realizada sempre na segunda quinzena do mês de julho, no município de Mazagão, distante 65 km de Macapá, às margens do Rio Mutuacá.

É uma comemoração que visa relembrar os confrontos entre cristãos e mouros na colônia portuguesa de Mazagão Africana, no Marrocos.

A tradição católica divulga que um soldado anônimo liderou os cristãos para a vitória nessa luta e acredita-se que tenha sido São Tiago.

Esse evento inclui missas, ladainhas, novenas, procissões e muita música.

A Carvalhada e encenações teatrais são um destaque nesses tipos de eventos.

4.      Shows diversos

4 eventos em Amapá incríveis

No Amapá, a comemoração de Carnaval envolve diversos blocos de rua com movimentação de centenas de milhares de pessoas.

Bailes em clubes e locais fechados também são bastante comuns.

Um destaque recente em eventos na capital do Estado é o Festival de Cultura Melody.

Com dois anos de realização em Macapá, esse festival visa promover o ritmo tecnobrega, muito apreciado na região, com duração de 3 dias em março.

Um festival que congrega DJs e desafios de danças de casais.

 

Considerações finais sobre eventos em Amapá

Com grande apelo para comemorações culturais e que festejem as tradições locais, os eventos em Amapá são uma grande oportunidade de empreender e organizar comemorações de diversos tipos.

Com grande potencial de crescimento, é uma ótima oportunidade de conhecer o Estado e até mesmo de empreender na região, com oportunidades de oferta de aluguéis de fantasias, pinturas faciais, fornecimento de brindes e canecas personalizadas, disponibilização de espaços, fornecimento de estruturas e diversos outros serviços relacionados à realização de eventos.

Investir em convites que demonstrem as possibilidades de diferenciais de eventos na região é uma ótima maneira de conseguir ganhos e uma participação em um mercado em franca expansão na busca de diversão.

Deixe um comentário com sua opinião sobre eventos em Amapá.

 


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39784 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...