4 nichos de mercado mais lucrativos para organizadores parte II

Você sabe quais são os nichos de mercado que são mais lucrativos para quem organiza eventos? Você sabe como funciona a produção de eventos? Confira tudo sobre eventos e nichos de mercado que auxiliam os organizadores de eventos.

Publicado em 30/07/2018

Avalie este Artigo

Você sabe como funciona a organização e a produção de eventos? Sabe como funciona a profissão de produtor de eventos? Você conhece quais são os nichos de mercado que são mais lucrativos para organizadores de eventos e como escolher um nicho de maneira correta? Aqui, você acompanha a parte 1. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre organização de eventos, produtor de eventos e os nichos de mercado que são mais lucrativos para quem organiza eventos.

Organização e produção de eventos

A organização de eventos é um processo de planejamento de um festival, cerimônia, comemoração, festa, convenção, etc. A organização de um evento inclui orçamentos, a escolha do local, data e horário, escolha do entretenimento ou atividades que ocorrerão durante o evento, escolha da temática do evento, decoração, aluguel de mesas, utensílios, contratação de fornecedores como o Buffet, contratação de equipes de segurança, planos de emergência, profissionais de saúde e de limpeza para manter o local limpo do começo ao fim do evento.

Produtor de eventos

O produtor de eventos é um profissional que organiza todas as etapas para o evento ocorrer conforme o planejado. Esse profissional precisa ter conhecimento sobre produção de eventos, marketing, administração, contabilidade e comunicação social. O produtor de eventos precisa ser uma pessoa organizada, responsável, pontual, ter velocidade de raciocínio, ter disponibilidade, ser eficiente e que consiga obter os melhores resultados possíveis.

É ele que planeja, orienta e acompanha todas as etapas da realização de qualquer tipo de evento, seja uma festa, convenção, feira, casamento, congresso, formatura, entre outros. O produtor é responsável pela iluminação, segurança, escolha do local, alimentação e fazer com que todos os profissionais cumpram o cronograma combinado e saiba resolver imprevistos de ultima hora, ou seja, que tenha um plano B nas mangas.

Para trabalhar na área de eventos é preciso que o profissional faça uma pesquisa de mercado antes de tudo para saber qual será o seu nível de atuação. É preciso verificar se a cidade de atuação está em falta de eventos, se há demanda para quais tipos de eventos, se há algo que pode ser aperfeiçoado na produção de eventos e se você possui uma ideia inovadora e de como poderá lucrar nesse ramo.

Além disso, há a definição do tipo de evento como congressos, shows, festas, entre outros. Também é preciso que o profissional esteja sempre atualizado para garantir qualidade de seus serviços e a satisfação de seus clientes. O produtor de eventos pode se atualizar através de cursos focados na área, palestras e até mesmo pesquisas pela internet.

Nichos de mercado mais lucrativos para organizadores de eventos

Abaixo listamos os maiores nichos mais lucrativos para organizadores de eventos. Confira:

1.       Decoração de eventos

 

4 nichos de mercado mais lucrativos para organizadores de eventos – parte II

Esse é um dos maiores nichos de mercado lucrativos para organizadores de eventos. O serviço de decoração vai desde a instalação da iluminação até a decoração das mesas, independente do tipo de evento, seja casamento, aniversário, eventos empresariais, entre outros. Lembrando que a decoração está sempre conforme o tema e o estilo do evento.

Para trabalhar nesse ramo é preciso estabelecer um bom relacionamento com os organizadores de eventos em geral e também fornecedores, que poderão ajudar indicando o seu serviço. Lembrando também que para trabalhar nesse ramo é preciso ter criatividade para deixar o seu cliente satisfeito com o seu serviço.

2.       Buffet e coffee break

Quem possui interesse na área de gastronomia, um dos nichos de mercado mais lucrativos para organizadores de eventos é o serviço de Buffet e coffee break. Qualquer tipo de evento, seja uma reunião empresarial ou até mesmo uma festa de aniversário, geralmente possui alimentos e bebidas e normalmente são contratadas separadamente.

Os serviços de Buffet, geralmente, fornecem diversas opções elaboradas assim como petiscos de entrada, aperitivos, pratos principais e sobremesas. Também há empresas que se especializam em serviços como a produção de coffee breaks, ou seja, elementos que podem ser consumidos em uma pausa para café assim como bolos, lanches, doces e bebidas.

3.       Música

 

4 nichos de mercado mais lucrativos para organizadores de eventos – parte II

Esse é um dos nichos mais importantes e lucrativos para organizadores de eventos. A música é essencial independente do tipo de evento, seja em festas de aniversário, casamentos e até mesmo em eventos empresariais. Nesse ramo há diversas opções, assim como:

DJ para festas: ele é o maestro do evento. É ele que comandará quais músicas irão tocar durante o evento e ele é responsável por despertar a emoção dos convidados e participantes deixando-os mais satisfeitos e felizes. Nesse ramo você pode contratar diversos DJs ou ser um para fornecer os serviços;

Músicos: nesse ramo é possível ter bandas, trios ou até mesmo uma orquestra, isso vai depender em quais serviços você deseja fornecer a seus clientes, lembrando que é preciso estar conforme o estilo do evento;

Karaokê: o karaokê é uma moda que nunca acabou e muita gente gosta, pois garante a diversão nos eventos. Os requisitos para esse tipo de negócio funcionar são: equipamentos, uma boa seleção de músicas e meio de transporte. A divulgação desse serviço pode ser feita em agências de planejamento de festas, casamentos e até mesmo em restaurantes locais.

 

4 nichos de mercado mais lucrativos para organizadores de eventos – parte II

4.       Assessoria de eventos

Em eventos grandes, assim como um casamento ou até mesmo uma festa de aniversário de 15 anos, a organização é ideal para que tudo saia conforme o planejado e os noivos ou até mesmo aniversariante não possui tempo ou condições de checar se tudo está sendo organizado corretamente e é nesse momento que é importante contratar um profissional que seja responsável para coordenar o evento.

Para isso, um dos nichos de mercado mais lucrativos para organizadores de eventos é investir no ramo de cerimonial ou assessoria de eventos para garantir que, por exemplo, o Buffet sirva os pratos certos e na hora certa ou que o DJ toque as músicas pedidas. Tudo que for preciso para que os donos do evento possam aproveitar cada momento sem se preocupar com qualquer detalhe.

Gostou do artigo sobre quais são os nichos de mercado que são lucrativos para os profissionais que organizam eventos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39300 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...